Analogue 3d

Analogue 3D: novo console permite rodar jogos do Nintendo 64 em 4K

Avatar de rafael braga
Fãs do Nintendo 64 podem jogar os grandes sucessos do console com mais recursos e qualidade de imagem

O Analogue 3D é o novo console que trará jogos do Nintendo 64 em resolução 4K, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025. O equipamento promete rodar todos os jogos originais com altíssima qualidade. Fãs ao redor do mundo aguardam ansiosamente o lançamento, e, enquanto isso, já podem sonhar com o console produzido pela Analogue, que estará disponível para encomenda ainda neste mês.

Características do Analogue 3D

Nintendo 64 em 4k
O Analogue 3D roda todos os jogos do Nintendo 64, sem qualquer restrição de região. Foto: Analogue/Divulgação.

O Analogue 3D não é apenas um emulador comum que promete rodar alguns jogos do Nintendo 64. Ele se destaca por garantir compatibilidade com 100% dos jogos lançados para o clássico da Nintendo, graças ao uso de um chip FPGA (Field-Programmable Gate Array). Esse chip permite que o Analogue 3D funcione como um clone autêntico do console original, proporcionando ao usuário uma experiência fiel aos títulos que marcaram época.

Além disso, o novo Nintendo 64 tem Bluetooth, o que garante suporte a controles sem fio, como o 8BitDo 64 e Wi-Fi. Para os amantes fiéis dos detalhes, o Analogue 3D também vem com quatro portas para conectar os controles antigos do Nintendo 64, garantindo ao máximo a experiência do aparelho.

Analogue 3d os
O sistema operacional 3D OS, presente no Analogue 3D, é uma evolução da empresa. Foto: Analogue/Divulgação.

Outra característica do Analogue 3D é trazer consigo um sistema operacional próprio, o 3D OS, que funciona como uma evolução de outros sistemas desenvolvidos e presentes em aparelhos semelhantes produzidos pela Analogue (Analogue Pocket e Analogue Duo).

Qualidade 4K e melhor jogabilidade

Nintendo 64 em 4k
Foto: Unsplash

O grande atrativo do Analogue 3D é, sem dúvidas, a possibilidade de jogar todos os cartuchos do Nintendo 64 em qualidade 4K. Isso tudo só é possível graças ao chip baseado em FPGA, o Altera Cyclone 10GX, mais eficiente que outros chips usados pela Analogue. Com a garantia de reviver 100% dos jogos do N64, o Analogue 3D foi batizado pela empresa como uma “reimaginação do Nintendo 64 em 4K”.

Em busca de garantir a melhor jogabilidade possível, o novo Nintendo 64 foi projetado com um upscaler 4K,que segundo a desenvolvedora, é capaz de oferecer uma maneira fiel de reviver o Nintendo 64. Os modos de exibição original do Analogue 3D trazem recriações perfeitas de telas CRT antigas, com capturas de calor, profundidade e textura de cada quadro.

Dessa forma, o Analogue 3D é um console que não tem incompatibilidades de emulação e traz todo o charme dos jogos antigos, sem imprecisões no gráfico e com um visual que imita o dos jogos da época, mas destaca alternativas modernas, como imagens mais nítidas e vívidas para o usuário.

Preço e disponibilidade

Analogue 3d
O “novo Nintendo 64 em 4K” está disponível nas cores preto e branco. Foto: Analogue/Divulgação

Inicialmente definido para ser lançado ainda em 2024, o Analogue 3D será apresentado ao público em 2025, mais precisamente no primeiro trimestre do ano. Entretanto, os fãs mais saudosos podem encomendar seu moderno console do Nintendo 64 em 4K a partir do dia 21 de outubro, por singelos US$ 249,99, e ele virá nas cores branco e preto.

Vale dizer que o Analogue 3D não vem com controles, e uma alternativa são os modernos e sem fio (compatíveis com Bluetooth) 8BitDo 64. Com design que replica o original do N64, eles também trazem um efeito analógico e podem ser atualizados assim que conectados ao Analogue 3D. Disponíveis por cerca de US$ 40, eles são popularmente conhecidos por promover uma experiência moderna, mas sem perder o charme dos jogos clássicos.

O design do Analogue 3D também lembra o desenho original do Nintendo 64 e todos os detalhes são reproduzidos para que o usuário esteja ao máximo conectado com a experiência de jogar jogos antigos em uma qualidade de imagem muito superior a de outros tempos. Todavia, essa não é a primeira aparição da empresa no mundo dos jogos retrô, que já trouxe o Analogue NT; com cartuchos de NES e Famicon, e o grande sucesso, o Analogue Pocket (2021), que rodava em sua maioria, jogos de Game Boy.

Essa é uma tentativa inédita e eficiente de trazer de volta jogos do Nintendo 64, dada sua dificuldade em recriar seus jogos em outros ambientes. Com o Analogue 3D foi possível recriar todos os cenários possíveis, fato que nem a Nintendo conseguiu alcançar ao migrar jogos de N64 para o Switch, por problemas técnicos que incluíam bugs e gráficos já comprometidos.

E você, se interessou pelo novo console e pretende reviver a época do Nintendo 64? Conte para gente nos comentários!

Veja também

Fontes: The Verge, Wi-Fi Planet, IGN

Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 17/10/2024


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados