Em 2019 a AMD completa 50 anos de existência e desde o começo do ano a empresa vem celebrando esta data que é tão simbólica. Em um evento em São Paulo realizado no último dia 13, a AMD apresentou as novidades que possui para o mercado da América Latina, e o Showmetech foi um dos veículos convidados para fazer parte de mais um comemoração dos 50 anos da companhia. Durante a apresentação, a marca reforçou o quanto o Brasil é um dos principais mercados da região, sendo parte fundamental da estratégia de expansão da companhia.
O evento contou com a presença de Tony Fernandez, novo líder de vendas da AMD para América Latina; Alfio Fioravanti, gerente de vendas corporativas no Brasil; e Jason Mooneyham, vice-presidente corporativo, diretor e líder de vendas para as Américas.
Um longo caminho para AMD
A AMD nasceu em 1969, sendo o contador lógico Am2501 o primeiro crescente binário/hexadecimal da indústria. Nos anos 1970, a empresa foi contratada pela NASA na criação de processamento crítico. De lá para cá, foi pioneira em diversas soluções como quebrar a barreira de 1GHz, a criação do padrão 64-bit x86 nos processadores e o primeiro modelo x86 quad core SoC.
Atualmente a AMD possui 5% do market share (porcentagem de participação no mercado) no comércio de processadores, porém, o intuito é que esse número cresça ainda mais. Hoje a companhia possui o portfólio mais extenso de sua história, com processadores poderosos como as linhas EPYC e RYZEN, junto com as placas RADEON e outros produtos.
A AMD reforçou que seu posicionamento competitivo consiste em repensar nomes e informações da linha. O objetivo é se diferenciar de outras marcas como a principal concorrente: Intel. A empresa também falou sobre a segurança de suas soluções tecnológicas, graças a arquitetura ZEN. Com duas unidades AES para segurança, ela oferece uma melhoria de 52% no ciclo de instruções por clock, em comparação à geração anterior.
Entre os anúncios e lançamentos de 2019 estão a 2ª geração do processador Ryzen para mobiles; o Powered Chromebook; Athlon para mobile; 2ª geração do Ryzen Pro para mobile; 3ª geração do Ryzen Pro para PCs; e a 3ª geração do Ryzen Threadripper.
Confira os maiores anúncios e lançamentos da AMD para 2019
- 2ª geração do processador Ryzen Mobile – Esta linha é bastante utilizada em notebooks e também é baseada na arquitetura Zen. Planejada especialmente para quem busca bom desempenho em jogos, já está disponível no Brasil com preços que variam de R$ 1.600,00 a R$ 1.800,00. São 4 modelos diferentes que você pode ver onde comprar no site oficial da AMD;
- Powered Chromebook – Os Chromebooks são modelos simplificados dos notebooks. Normalmente utilizados para trabalho, pois não possuem muito espaço de armazenamento. Este ano, a AMD começou a produzir processadores especiais para esses aparelhos. No site oficial é possível encontrar opções da HP, mas a empresa também possui parceria com a Acer;
- Athlon ™ Mobile– São opções mais simples para quem busca praticidade. Pensadas para quem curte jogos online, pois já vem com a placa de vídeo Radeon integrada;
- 2ª geração do Ryzen Pro Mobile – Voltado para empresas, a nova geração da linha Ryzen Pro proporciona até 12 horas de bateria. Graças a placa Radeon 10 integrada, os usuários também aproveitam melhor desempenho na edição de vídeos e manipulação de gráficos 3D;
- 3ª geração do Ryzen Pro Desktop – Com data oficial divulgada na Computex 2019, a terceira geração do Ryzen Pro está programada para 7 de julho, nos Estados Unidos. Não se sabe se a data é a mesma para o Brasil. Em seu modelo mais avançado, o Ryzen 9 3950X, terá 16 núcleos e 32 threads, operando a 4.7Ghz;
- 3ª geração do Ryzen Threadripper – Voltado para consumidores que procuram alta performance, a nova linha Threadripper irá utilizar a nova arquitetura Zen 2, mas por enquanto não há previsão de lançamento.
O protagonismo de Lisa SU
Um dos principais fatores que contribuíram para o crescimento foi a atuação da atual CEO Lisa Su. A executiva, com PhD pelo Massachusetts Institute of Technology, entrou na AMD em 2012 como vice-presidente sênior incentivando a companhia a ir além do mercado de computadores. Graças ao trabalho de Su, a empresa agora atinge outros seguimentos. Exemplo disso são os processadores da AMD para o Xbox One e o PlayStation 4.
Em 2014 ela assumiu o cargo de CEO da AMD, continuando seu foco em diversificar o mercado com a arquitetura da CPU Zen e a GPU Polaris. Lisa entrou para a lista da Forbes do “Top 50 Mulheres na Tecnologia”, em 2018, e nesta última semana conquistou mais um mérito estando na lista dos “Melhores CEOs do Mundo”, do jornal americano Barrons.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.