Zoox, da amazon, testa táxi-robô em via pública pela primeira vez

Amazon testa táxi-robô nos EUA pela primeira vez

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Táxi-robô tem configurações diferenciadas e pode transportar até quatro passageiros

A unidade de veículos autônomos da Amazon, Zoox, disse ter testado com enorme sucesso um táxi-robô com funcionários como passageiros em uma via pública, em uma tentativa de avançar com os seus planos de tornar o serviço disponível comercialmente ao público geral em breve. De acordo com a companhia, o teste aconteceu no último dia 11 de fevereiro, em Foster City, na Califórnia. O trajeto teve cerca de 1,6 quilômetro de distância.

Como ocorreu o teste

Zoox, da amazon, testa táxi-robô em via pública pela primeira vez
O veículo autônomo da Zoox tem capacidade para até quatro passageiros e não possui volantes ou pedais em seu interior (Divulgação/Zoox)

O teste ocorreu após a Zoox receber a permissão de teste sem motorista do Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV). O documento permitia a operação do táxi-robô de forma autônoma em vias públicas, vazias e com funcionários da Zoox como passageiros, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa.

A licença, no entanto, não permite que o veículo trafegue em todas as vias públicas do estado. Atualmente, os testes estão limitados a transportar funcionários da Zoox em uma rota pública de cerca de 1,6km entre dois prédios de escritórios na sede da empresa em Foster City, a velocidades de até 56 quilômetros por hora.

Aicha Evans, CEO da Zoox, diz que “este é um marco incrível para a Zoox e para a indústria de veículos autônomos como um todo”. O objetivo, conforme aponta a empresa, é em breve oferecer o serviço para o público geral. “No fim de semana, Jesse [Levinson, chefe de tecnologia] e eu fizemos o primeiro passeio autônomo em nosso robô-táxi especialmente construído em vias públicas abertas”, comenta.

O táxi-robô da Amazon

Táxi-robô da amazon
Táxi-robô está autorizado a circular em vias específicas e só pode transportar passageiros da companhia (Divulgação/Zoox)

Os veículos não possuem volante ou pedais e possuem capacidade de direção bidirecional e direção nas quatro rodas, permitindo que mudem de direção sem a necessidade de dar ré. Além disso, eles possuem capacidade para até quatro passageiros, com dois de frente para os outros dois, bem diferente do que o que estamos acostumados.

Colocar o veículo em uma via pública aberta e validar nossa abordagem para todos os diferentes requisitos, incluindo regulamentares, é um grande passo e não o teríamos feito a menos que internamente já estivéssemos olhando o início da operação do negócio.

Aicha Evans, presidente-executivo da Zoox

Até o momento, a empresa não divulgou quantos veículos iguais a este já foram produzidos, nem quando eles estarão disponíveis comercialmente para o transporte de passageiros. A Amazon, que vem se expandindo agressivamente para a tecnologia de direção autônoma, comprou a Zoox por 1,3 bilhão de dólares em 2020.

Táxi-robô da zoox
Até o momento, não há datas para o serviço chegar ao mercado (Divulgação/Zoox)

O chefe de tecnologia da Zoox, Jesse Levinson, disse que a empresa tem sido prudente em relação ao seu crescimento, mas ainda está no caminho de atingir 2.500 funcionários em 2023, contra pouco menos de 2 mil no início deste ano.

Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco

Veja também:

No ano passado, um carro autônomo da Cruise protagonizou um dos episódios mais hilários (e talvez estranhos) envolvendo carros autônomos. Após ser parado pela polícia, ele “fugiu” do local e viralizou nas redes sociais.

Fontes: Reuters, CNBC, PCMag.


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