Índice
Um sentimento comum entre usuários do Prime Video é que a interface de usuário do serviço de streaming de vídeos da Amazon é muito confusa — e a empresa tem noção disso, se levarmos em conta o redesign para o aplicativo recém-anunciado pela marca que chega ao Android, consoles de videogame e smart TVs nas próximas semanas.
O que muda no redesign do Prime Video
Pelas imagens oficiais divulgadas pela Amazon, a nova interface de usuário do Prime Video será menos confusa para os consumidores — e o resultado, de certa forma, se assemelha com o que temos em aplicativos como o da Netflix, tido como referência em usabilidade dentre as plataformas de streaming.
Por exemplo, a barra principal de navegação do Prime Video agora é localizada no lado esquerdo da tela, e traz ícones verticais que representam as sessões de Pesquisa, Loja, TV ao Vivo, conteúdos gratuitos, meus filmes e Home.
A Home agora tem sub-sessões para filmes, series de TV e conteúdos esportivos na plataforma, enquanto a Store agora deixa de forma mais simples a compilação dos Live Channels, alugueis e compras de conteúdos na Amazon.
Além disso, a Home agora também conta com uma sessão que mostra os 10 conteúdos mais populares no Prime Video, e o aplicativo como um todo deixa muito mais claro o que está incluso com a assinatura da Amazon — você provavelmente já tentou entrar em um conteúdo e descobriu que ele não fazia parte, não? Considere que esse problema foi um pouco mitigado, agora.
Outra novidade é que alguns conteúdos, como o Top 10, agora têm suas imagens exibidas em formato de poster, e quando o ponteiro ou o dedo do usuário fica em cima deles, trailers são exibidos — algo comum em outros aplicativos de streaming e que também faz sua estreia agora no Prime Video.
Redesign do Prime Video demorou 18 meses para ser feito
A nova interface de usuário do Prime Video, segundo a Amazon, foi desenvolvida durante 18 meses e supervisionada por Ben Smith, vice-presidente da divisão de produtos voltados ao Prime Video e Prime Studios da empresa – e que também estava envolvido com o polêmico redesign do Hulu de 2017, que quando saiu desagradou boa parte dos assinantes do streaming estadunidense.
A situação no Prime Video, porém, parece estar longe da que aconteceu no outro projeto de Smith, já que a maioria das novidades é semelhante às vistas em apps concorrentes, adequando o serviço da Amazon para as tendências em interface desse mercado — o que é confirmado por informações do site The Verge que afirmam que a empresa fez testes extensivos com as novidades, e que todos os testadores as receberam bem.
Além disso, os diferenciais como o raio-x, que mostra curiosidade sobre as produções, e a integração com a Alexa continuam presentes, ao mesmo tempo que alguns conteúdos promovidos pela Amazon e os anúncios continuarão presentes — afinal, a mudança é da interface e não do funcionamento do serviço.
Como dito no começo dessa matéria, o redesign será disponibilizado aos poucos em dispositivos Android, no Fire TV Stick, em smart TVs e em consoles, e no futuro chegará ao iOS e a versão web do Prime Video. Entretanto, alguns dispositivos mais antigos não terão acesso à nova interface, como a Apple TV de 2012 ou o PlayStation 3, que continuarão usando o design antigo.
Veja também
Confira nossa análise do Amazon Echo Show 15
Fonte: The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.