O cogumelo do mario: a amanita muscaria. O famoso cogumelo do mario é um tanto intrigante; veja alguns efeitos colaterais proporcionados pelo pequeno chapéu vermelho.

O cogumelo do Mario: a Amanita Muscaria

Avatar de lucas araujo
O famoso cogumelo do Mario é um tanto intrigante; veja alguns efeitos colaterais proporcionados pelo pequeno chapéu vermelho.

Quem não conhece o clássico cogumelo do jogo Mario Bros? Pequeno e fofo, ele é o responsável por transformar o “Pequeno Mario” no “Super Mario”. Mas você sabia que esse cogumelo existe de verdade e que sua aparência e capacidade de “redimensionar objetos” não é apenas uma questão de design do game?

O cogumelo do Mario é inspirado numa espécie de fungo real chamada “Amanita Muscaria”, conhecida por suas propriedades alucinógenas e pela capacidade de distorcer a percepção do tamanho dos objetos.

Curioso, né? Então se você quer saber mais sobre essas incríveis e perigosas criaturas da natureza, embarque comigo nessa viagem rumo ao Star World!

A origem do cogumelo do Mario

A inspiração para a criação do “Super Mushroom”, o cogumelo mais conhecido dos jogos do Mario, é tão confusa e reveladora quanto uma viagem psicodélica de Amanita Muscaria. Isso porque até mesmo o criador do jogo, Shigeru Miyamoto, parece não conseguir explicar claramente como surgiu a ideia. Em 2005, ele explicou:

Mario acabou ficando muito grande, então nós o encolhemos. E aí, pensamos: ‘E se ele pudesse crescer e encolher? Como ele faria isso? Teria que ser um cogumelo mágico! Onde cresceria um cogumelo? Numa floresta’. E aí, tivemos a ideia de criar uma namorada pro Mario, e aí, começamos a pensar em Alice no País das Maravilhas.

Shigeru Miyamoto, criador de Mario e designer de games
A imagem mostra o cogumelo do mario no jogo do mario bros
A origem do cogumelo do Mario não é clara  (Foto: Reprodução/Internet)

Ou seja, ele se inspirou na famosa história de Alice, onde também havia um cogumelo mágico que a fazia crescer e encolher, certo? Sim, faz sentido. O problema é que, em 2009, Miyamoto foi entrevistado novamente, alegando que havia sido mal interpretado. De acordo com ele:

Há algum tempo, numa entrevista, falei sobre Alice no País das Maravilhas. Mas parece que houve algum mal-entendido, e mais tarde alguém afirmou que fui influenciado por Alice no País das Maravilhas. Este não é o caso. É que sempre houve uma conexão entre os cogumelos e os reinos mágicos. Foi por isso que decidi que o Mario precisaria de cogumelos para ser o Super Mario.

Shigeru Miyamoto, criador de Mario e designer de games

Será que Miyamoto está querendo dizer que o “Super Mushroom” não foi diretamente inspirado em Alice no País das Maravilhas, mas em histórias fantásticas como a dela, onde os cogumelos são usados ​​como uma espécie de portal entre o nosso mundo e os reinos mágicos? Talvez, mas o que sabemos com certeza é que o design do cogumelo do Mario foi inspirado em uma espécie que realmente existe, e é nisso que vamos nos aprofundar.

O que é a Amanita Muscaria?

A Amanita Muscaria é um fungo que pode ser encontrado em florestas ao redor do mundo. No entanto, embora aparentemente inofensivo e apetitoso, este cogumelo é venenoso quando ingerido por humanos e animais domésticos. Eles são brancos com um “chapéu” vermelho cheio de bolinhas brancas, exatamente como no jogo

A foto mostra o cogumelo amanita muscaria
Amanita Muscaria é um fungo que pode ser encontrado ao redor do mundo (Foto: Reprodução/Internet)

Ele é classificado como psicodélico, mas seu uso produz alucinações que são melhores descritas como “lúcidas”, com objetos aparecendo distorcidos e dificuldade em julgar o verdadeiro tamanho das coisas. Os usuários também experimentam mudanças na percepção sensorial, e muitos outros efeitos difíceis de traduzir em palavras, diferente de qualquer outro alucinógeno na Terra. 

Quais são os efeitos do uso da Amanita Muscaria?

A maioria dos usuários relatam sentir-se eufóricos e energizados no início, mas depois de algumas horas, os efeitos tornam-se mais sedativos e visuais. Além do seu efeito de aumentar e diminuir objetos, a Amanita Muscaria pode induzir estados oníricos de consciência. O que acontece é que poucas horas após tomar o cogumelo, a pessoa geralmente adormece e tem sonhos tão coloridos e bizarros que ao acordar é quase impossível explicar ou compartilhar a experiência em palavras.

A imagem mostra um homem mordendo um cogumelo
Os efeitos do uso de Amanita Muscaria são imprevisíveis (Foto: Reprodução/Internet)

Ter alucinações também é comum, nas quais os usuários entram num estado mental onde é difícil discernir o que é real e o que é um sonho. Esses cogumelos são tão imprevisíveis que algumas pessoas podem experimentar uma viagem muito agradável ao comê-los, enquanto outras podem acabar no hospital após terem uma experiência de pesadelo.  

Dentre muitos efeitos possíveis do seu uso, incluem-se:

  • Sensação de voar;
  • Consciência sensorial aumentada;
  • Euforia;
  • Alteração da percepção do tempo;
  • Sensação de ser muito leve ou muito pesado.

Devido à sua natureza imprevisível e alto risco de efeitos colaterais, a maioria das pessoas que toma este cogumelo afirma que não o tomará novamente.

Quais são os efeitos colaterais do uso da Amanita Muscaria?

Assim como os positivos, os efeitos negativos do uso deste cogumelo também são imprevisíveis. Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e sonolência, mas os usuários relatam muitos outros como:

  • Sudorese;
  • Salivação;
  • Queda da pressão arterial;
  • Falta de coordenação muscular; 
  • Alterações de humor e irritabilidade;
  • Delírio;
  • Cólicas estomacais;
  • Convulsões.

A Amanita Muscaria é um cogumelo muito difícil de lidar. É sem dúvida perigoso em quantidades grandes ou mesmo moderadas. Seus efeitos variam de pessoa para pessoa, de cogumelo para cogumelo, de região para região e de estação para estação, de modo que não há como determinar com antecedência qual será a reação de alguém. 

Uma curiosidade: a Amanita e a origem do Natal

Existem algumas teorias interessantes que ligam as tradições natalinas e até mesmo as roupas do Papai Noel ao cogumelo mágico. A maioria das histórias sobre o uso da Amanita vem de regiões frias do norte do mundo, como a Sibéria e a Finlândia. Vários relatos históricos indicam que os povos que ali viviam comumente utilizavam esses fungos para gerar calor e energia em seus corpos, o que os mantinha aquecidos e aumentava sua resistência ao frio.

A imagem mostra o papai noel segurando um cogumelo
Existem teorias que relacionam o surgimento do Natal com o cogumelo (Foto: Reprodução/Internet)

Essas regiões abrigavam dezenas de grupos étnicos diferentes, muitos dos quais mantêm suas identidades e práticas xamânicas até hoje. Os xamãs eram uma espécie de curandeiro, médico e guia espiritual dessas comunidades e usavam a Amanita para acessar outros mundos. Devido às baixas temperaturas, eles deixavam a barba crescer e vestiam grossas camadas de roupas tingidas de vermelho e branco, possivelmente inspiradas nas cores do cogumelo.

Eles viajavam em trenós puxados por renas. Durante as viagens, urinavam pelo caminho e as renas comiam a neve coberta de xixi. A urina de uma pessoa que acabou de consumir Amanita ainda é altamente psicoativa, e os animais pareciam gostar da experiência. Lembra que um dos efeitos do uso do cogumelo é a sensação de voar? Será que eu estou viajando ou o trenó do bom velhinho vem puxado por renas voadoras?

Veja também

Gostou desse texto? Veja este outro sobre cogumelos alucinógenos e a evolução humana.

Fonte: Den of Geek, Tripsitter, Melmagazine

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados