Ai identifica gripe pelo tom de voz | trio. Vazamento do iphone 15 pro, urano visto pelo james webb, robô-cachorro que pinta e ai que detecta gripe. Esse é o seu showmetech trio dessa semana!

AI identifica gripe pelo tom de voz | TRIO

Avatar de lucas gomes
Vazamento do iPhone 15 Pro, Urano visto pelo James Webb, robô-cachorro que pinta e AI que detecta gripe. Esse é o seu Showmetech TRIO dessa semana!

O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Excepcionalmente essa semana trouxemos 4 notícias, começando pelo vazamento do design do iPhone 15 Pro; passaremos pela captura de imagens de Urano feitas pelo telescópio James Webb; veremos robôs-cachorro que estão sendo treinados para fazerem pinturas para uma galeria e finalizaremos falando sobre uma Inteligência Artificial que consegue afirmar se uma pessoa está com gripe pelo seu tom de voz. Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias.

Assista o vídeo no Canal do Showmetech:

Design do iPhone 15 Pro é vazado

Esse ano a Apple lançará mais uma linha de iPhones, em meados de setembro, mas já contamos com uma prévia do que virá por aí. O design do iPhone 15 Pro foi vazado revelando diversos detalhes da novidade que a Apple está preparando para 2023. O veículo 9To5Mac afirma que diversas fontes confirmaram que esse realmente será o design do aparelho, a não ser que a própria Apple faça alguma mudança até seu lançamento.

Bordas arredondadas do novo iphone 15 pro
Bordas arredondadas para melhor pegada devem ser adotadas pela Apple (Foto: Reprodução/9to5mac)

Começando pela sua carcaça, pelo qual será feito em titânio, considerada uma das maiores mudanças até o momento. Além disso, as pontas do aparelho serão arredondadas, assim como suas beiradas, uma vez que muitos usuários já reclamaram do design atual que é reto.

E se você já achava o conjunto de câmeras dos iPhones atuais grande, espere até o lançamento do modelo 15 Pro, pois será ainda maior. Ao que tudo indica, o tamanho individual de cada lente praticamente dobrou em relação ao iPhone 14 Pro. Foi visto que há ainda uma câmera menor, o que pode indicar a inclusão de uma câmera de periscópio, algo que seria supostamente visto apenas nos modelos Pro deste ano. 

Essa inclusão também pode indicar que o conjunto de câmeras do iPhone 15 Pro pode ser maior que o do iPhone 15 Pro Max. Entre demais melhorias na câmera também está a tecnologia de um novo sensor que consegue capturar mais luz e reduzir a sobre ou sub exposição em certas configurações.

Possível conexão usb-c do iphone 15 pro
Apple finalmente deve colocar conexão universal em seus modelos (Foto: Reprodução/9To5Mac)

Finalmente a Apple precisou se render e o novo modelo de iPhone chegará com entrada USB tipo C, principalmente por questões legais europeias. Os botões de volume e de silenciar o aparelho, que ficam do lado esquerdo, também serão alterados. Sairão os botões físicos e serão inseridos “botões de sensibilidade”, que conseguirão emular a função de um botão sendo pressionado.

Uma nova cor será incluída no catálogo dos aparelhos, o cobre, e chegará com os já conhecidos branco, preto e dourado. Ao que tudo indica, o cobre substituirá o modelo roxo. Comparado ao iPhone 14 Pro, o novo iPhone 15 Pro será um pouco menor, por conta das beiradas mais estreitas, mas mantendo o mesmo tamanho da tela. Muitas novidades estão chegando para os fãs da Apple, hein?

Registro de Urano pelo telescópio James Webb

O Telescópio Espacial James Webb já fez diversos registros incríveis que deixam até mesmo quem não é profissional na área de astronomia impressionados. Dessa vez o aparelho fez imagens do sétimo planeta do Sistema Solar, Urano, revelando o planeta azul envolto em diversos anéis de uma maneira um pouco mais clara como nunca foi visto antes.

Ao total Urano conta com 13 anéis em sua órbita e no registro ainda foram identificadas as 6 maiores luas das 27 conhecidas no planeta. O registro que foi feito nesta última quinta-feira, 6 de abril, trouxe um pouco mais sobre como o telescópio James Webb é capaz de nos aproximar de diversas descobertas científicas.

“Apenas a Voyager 2 e a Keck (com óptica adaptativa) já haviam feito imagens dos anéis mais fracos do planeta antes, e nunca tão claramente quanto o primeiro vislumbre de Webb desse gigante de gelo, que também destaca características atmosféricas brilhantes.”, tweet do perfil NASA Webb Telescope

Foi utilizado também o NIRCam, sigla para “Câmera de Infravermelho Próximo“, que combina dados fornecidos por dois filtros numa exposição de 12 minutos. Além de Urano, essa técnica também fez com que o telescópio fizesse registro de outros planetas, como Netuno, suas luas e anéis.

Apesar de brilhantes nas imagens feitas através do James Webb, os anéis de Urano são um tanto quanto escuros. Eles aparentam ser constituídos por partes maiores de rochas espaciais, com medida entre 0,2 a 20 metros de diâmetro. O planeta ainda tem 13 anéis conhecidos e 11 deles foram capturados nesse novo registro, sendo 9 principais e 2 difusos.

As estações em Urano são bem intensas e longas, uma vez que o planeta leva 84 anos para orbitar o Sol. A região norte do planeta está agora no final da primavera e o verão chegará por lá apenas daqui a cinco anos, em 2028.

Robôs-cachorro que pintam

Tecnologia e arte costumam andar sempre juntas, e um grande exemplo disso são as atuais Inteligências Artificiais que conseguem gerar diversas imagens e vídeos. Apesar da premissa ser um pouco semelhante, o que temos aqui está mais voltado para a arte expressa no mundo real, mais especificamente robôs-cachorro que fazem pinturas.

A artista Agnieszka Pilat está treinando três robôs-cachorro do Boston Dynamics para a exibição de arte do National Gallery of Victoria. Conforme a nota da exibição de arte, os robôs serão treinados por quatro meses até o evento. Um desses robôs, batizado como Basia, mora com a artista em Nova York.

Ai identifica gripe pelo tom de voz | trio
“Eu pensei nisso como uma nova celebridade, uma nova classe dominante. Os retratos refletem o poder na sociedade – Andy Warhol estava pintando celebridades, retratos antigos refletiam a aristocracia. Agora o poder está indo para a máquina, e é nossa obrigação realmente nos envolvermos com ela. Cabe a nós, seus pais, envolvê-los e treiná-los para serem bons futuros cidadãos.” afirma a artista. Imagem: Interesting Engineering

Os outros três robôs-cachorro fazem pinturas com bastões de tinta a óleo numa tela acrílica que fica presa a uma parede. Agnieszka Pilat diz que tem Basia como uma companhia e que sentirá falta dele quando precisarem se separar. Ela disse em entrevista ao The Guardian: “é como ter uma criança, em dado momento você tem que deixar a criança pegar um ônibus sozinha, e é assim que me sinto”.

No mês passado, foi revelado que pesquisadores de robótica da Universidade Carnegie Mellon e da UC Berkeley, nos EUA, conseguiram ensinar novos truques aos robôs-cachorro, como abrir uma porta e chutar uma bola, adicionando uma nova dimensão às coisas que eles conseguem fazer. Eles também estrelaram um desfile de moda da Coperni, ou seja, a exploração da arte pela tecnologia está em alta!

AI que identifica gripe

Se há muita discussão sobre a ética na utilização de Inteligência Artificial na arte, parece que na área da saúde ela está sendo bem aplicada – pelo menos até o momento. Isso porque pesquisadores do Sardar Vallabhbhai National Institute of Technology, em Surat, Índia, fizeram uma pesquisa com vozes de 630 pessoas, sendo que 111 delas estavam com gripe.

O estudo utilizou ritmos vocais detectados na fala humana que podem ser harmônicos enquanto diminuem a amplitude conforme a sua frequência aumenta. O líder da pesquisa e engenheiro eletrônico Pankaj Warule chegou à hipótese de que a gripe pode desregular esse padrão.

Ai identifica gripe pelo tom de voz | trio
Imagem: Business Insider

A técnica utilizada foi a de solicitar às pessoas que foram submetidas aos testes que contassem de um 1 a 40 antes de descreverem o que fizeram no fim de semana. Depois disso eles recitaram um trecho da fábula “The North Wind and the Sun”, texto bastante utilizado por profissionais da área de fonoaudiologia. O método foi correto em pelo menos 70% da pesquisa.

Uma das premissas desse estudo foi a de trazer uma alternativa que não custe tanto quanto ir a um médico, além de evitar o deslocamento do paciente. Isso falando na identificação da gripe, uma possível confirmação e até mesmo prescrição de remédio ainda seriam feitas exclusivamente com um profissional habilitado. Essa Inteligência Artificial que pode identificar a gripe pode ser utilizada em casa ou até mesmo em algum momento na triagem até a consulta em si, por exemplo. Essa é apenas uma aplicação de IA na área da saúde de muitas que ainda veremos pela frente!

Veja também:

Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:

  • ChatGPT bloqueado na Itália;
  • Robô quadrúpede que joga futebol;
  • O que podemos esperar da WWDC23?

Fonte: 9to5Mac, Interesting Engineering e Business Insider.

Revisado por Glauco Vital em 10/4/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados