Desde o anúncio do interesse do Youtube em aderir ao recurso de Stories, o mundo digital foi tomado por um toma lá da cá de notícias e suposições entre a plataforma de vídeos e a sua concorrência. Mas os boatos são reais e os stories estão chegando de vez, seja isso bom ou ruim. É possível acessar a uma nova maneira de adquirir conteúdo via Android e iOS. Quem sai ganhando com tudo isso? Os próprios criadores de conteúdo, que ganham mais um trunfo para divulgar o seu trabalho na plataforma.
Youtube Stories: o tempo de vida de uma mosca
Introduzido inicialmente por algumas personalidades a partir do dia 30 de novembro, ainda em versão beta. Não é muito diferente daquilo que você já conhece e testou em outras plataformas concorrentes, ou seja, são 15 segundos de conteúdo inédito. A grande novidade fica por conta do tempo de duração. Já que o stories do Youtube não tem a vide média de apenas um dia, mas sim de uma semana.
A idéia é que o vídeo proporcione maior engajamento, interação e compartilhamento por parte do público direcionado. Por isso, diferentemente de outras plataformas, os comentarios não são direcionados somente ao criador daquele conteúdo e sim a um bate-papo interativo, em que criador e plateia conseguem se comunicar. O que é bacana, porque facilita a interação e exclui a noção de exclusividade. O coletivo sempre sai ganhando e a noção de comunidade é reforçada. Ponto para o Youtube.
Apenas no começo
Por ora, apenas canais com mais de 10 mil seguidores podem se increver durante esta fase beta de testes. Para tal, é necessário ler as diretrizes da plataforma e responder a um rápido quiz ao final. Vale lembrar que o recurso está disponível somente para a versão mobile, no aplicativo da plataforma. Por isso, haverá uma pequena alteração no layout.
Você poderá identificar uma aba voltada somente para isso, que não mostra os stories dos canais de sua escolha, assim como os mais vistos pela plataforma como um todo. A ideia é que você tenha acesso a outros canais, podendo se increver diretamente nesta aba. Dessa forma, a ferramenta, acredita a empresa, pode se tornar um novo recurso que convida a novas pessoas a conhecer o trabalho de criadores de conteúdo na plataforma.
Enquanto não há ainda a confirmação da versão beta passar para a versão definitiva, há o compromisso do Youtube em sempre realizar atualizações de maneira a promover conforto e qualidade aos usuários.