O Adblock Plus é uma das extensões mais utilizadas para bloquear anúncios. Muitos usuários recorrem ao software para evitar a visualização de publicidades que antecedem os vídeos no YouTube e os banners espalhados pelos sites. A solução funciona muito bem nos desktops e o recurso agora está chegando aos smartphones Android.
O time de desenvolvedores do Adblock Plus anunciou que está trabalhando em um navegador para o sistema operacional do Google, baseado no código de desenvolvimento do Firefox. O browser não retira todas propagandas dos sites, mas elimina aquelas invasivas que atrapalham a navegação.
Essa não é a primeira tentativa do AdBlock emplacar no Android: eles já lançaram um aplicativo capaz de ocultar os anúncios. No entanto, para rodar a extensão é preciso instalar dois arquivos .apk (o app foi retirado da Google Play Store em 2013, junto com outros serviços similares) e rodá-lo via proxy. Além disso, a solução só funciona no Wi-Fi.
Além de retirar os anúncios publicitários, os desenvolvedores apontam outras vantagens, como a redução no consumo de dados e maior velocidade no carregamento, já que menos conteúdo será baixado nas páginas do navegador.
Eles dizem ainda que a utilização do navegador pode aumentar a autonomia da bateria do smartphone em até 23%, pelo fato de prevenir que os anúncios consumam processamento e utilizem suas informações de localização.
O AdBlock pretende manter browser atualizado conforme o Firefox lançar novas versões. A novidade está na fase beta e os usuários que quiserem testá-la precisam se cadastrar nessa página (uma conta do Google Plus é necessária).
Apesar de não existir nenhuma versão do Firefox para iOS, a companhia disse que também está preparando uma versão do Adblock Plus para o sistema da Apple.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.