Índice
A UK’s Competition and Markets Authority (CMA; Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido, em tradução livre) restringiu a aquisição da empresa Activison Blizzard pela Microsoft. A decisão foi tomada considerando questões de inovação no mercado de jogos eletrônicos, principalmente em relação ao futuro dessa área da economia do país. A junção da Microsoft e Activision foi avaliada em setembro de 2022 e, em fevereiro deste ano, o órgão regulador fez a vistoria que levou à negação do acordo. Saiba nesta matéria as repercussões mais relevantes sobre o caso.
O que levou a CMA a bloquear o acordo entre Microsoft e Activision?
A CMA tem uma estimativa de que a empresa dona do Windows tem o controle de até 70% dos serviços de jogos eletrônicos na nuvem em todo o mundo. Somado a esse fator, a Microsoft poderia adquirir, a partir da junção com a Activision Blizzard, games como Call of Duty, Overwatch, e World of Warcraft. O órgão regulador do mercado também levou em conta o poder da companhia de tecnologia no mercado de computadores, devido à sua infraestrutura em computação global na nuvem: ela é dona também da Azure e da Xbox Cloud Gaming.
“A Microsoft tem uma forte posição no mercado de serviços de cloud gaming e a evidência verificada pela CMA mostrou que a Microsoft teria um benefício comercial ao tornar os jogos da Activision Blizzard exclusivos sem seu próprio serviço […].”
CMA
Feita pela empresa de software, a contestação inicial incluía diversos argumentos, mas, por meio da agência de regulação, o governo britânico considerou três observações importantes para bloquear a junção: o acordo “não cobre de forma ampla diferentes negócios de serviços de cloud gaming” (jogos na nuvem, em tradução livre), além de não ser aberto a “provedores que podem buscar oferecer versões de seus jogos em computadores que não operem com Windows” e, ainda, que essa aquisição levaria a um prejuízo ao mercado e à criatividade na produção de jogos eletrônicos.
Como as empresas estão lidando com o bloqueio?
A Microsoft planeja recorrer da restrição do acordo para tentar manter de pé o seu poderio no mercado de games. Nesse sentido, a empresa entrou com uma proposta para a agência reguladora britânica que tratava de deixar claro os jogos que seriam oferecidos pela Microsoft, sendo que a companhia teria que mostrar em que plataformas os games seriam executados e em que condições eles seriam oferecidos.
Antes da decisão final de bloqueio, a CMA indicou que a organização de tecnologia fizesse a proposta do acordo em questão, tendo em vista um período de dez anos a frente. O esforço da Microsoft envolveu fornecer 2100 e-mails sobre o plano de junção, além de 3 milhões de documentos sobre o acordo.
Em pronunciamento, o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que a companhia estava empenhada em manter o acordo, podendo ainda rever a decisão da restrição. Ele também falou ao The Verge que o trâmite entre as empresas envolvia disponibilidade dos jogos em mais de 150 milhões de dispositivos e o entendimento da agência europeia é “defeituoso“.
“A decisão da CMA rejeita o caminho pragmático para avaliar a questões em relação à competição [comercial] e desencoraja a inovação tecnológica e o investimento no Reino Unido. […] Nós continuamos comprometidos em reforçar essas tratativas por meio de revisões regulatórias”.
Brad Smith, presidente da Microsoft.
De forma separada, a posição do chief executive officer (CEO) da Activision, Bobby Kotick, é de que essa notícia não vai deter a negociação e, como forma de explicar o bloqueio, falou que o mercado britânico tende a ser mais restrito.
“A notícia não era a que nós queríamos — mas [o bloqueio da CMA] está longe de ser uma palavra final nesse acordo”.
Bobby Kotick, CEO da Activision
Microsoft possui histórico de grandes acordos no mercado de jogos
Outras empresas já foram adquiridas anteriormente pela empresa de software: é o caso da Boosteroid, da Ubitus e da NVIDIA. Elas passaram a rodar diversos jogos da Xbox PC, quando entraram no leque de games da Microsoft. Ainda em dezembro de 2022, a empresa dona do buscador Bing conseguiu também a Nintendo, dando ainda mais poder para executar jogos de marcas concorrentes em seu próprio serviço de jogos na nuvem.
Se a empresa de softwares tivesse conseguido firmar essa aquisição com a Activision, o acordo valeria US$ 68,7 bilhões (quase R$ 350 bilhões). O acontecimento seria histórico, já que seria a maior negociação envolvendo empresas que investem em jogos eletrônicos. Apesar disso, a negociação entre Microsoft e Activision foi aprovada por órgãos reguladores na Arábia Saudita, Chile, Sérvia, Japão, África do Sul e também no Brasil.
Ainda, existe a expectativa de que a reputação como grande ator no mercado de games por parte da empresa continue firme, depois da palavra final da União Europeia (UE) sobre o acordo. A UE vai analisar o caso e emitir um parecer na provável data de 22 de maio.
O que você acha que vai acontecer daqui a um mês? Tem uma opinião sobre o bloqueio? Fala pra gente aqui nos comentários aqui no Showmetech!
Veja também:
Fonte: The Verge | Reuters | Governo do Reino Unido
Revisado por Glauco Vital em 26/4/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.