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A pesquisa TIC Domicílios, que analisa o acesso e consumo da internet no Brasil, mostrou que cada vez mais brasileiros possuem acesso à internet, um crescimento de 4% em relação a 2022. O crescimento se dá por conta das classes C e DE, mas apesar disso, o número de pessoas sem acesso à internet ainda é altíssimo. Confira os destaques.
Metodologia da pesquisa TIC Domicílios
Realizada anualmente desde 2005, a pesquisa TIC Domicílios tem como foco analisar a quantidade de pessoas conectadas à internet e como a conectividade está sendo utilizada no dia a dia. Para o ano de 2023, os pesquisadores coletaram dados de 23.975 domicílios e 21.271 indivíduos, entre março e julho de 2023.
A pesquisa foi feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade e todos que responderam tinham 10 anos ou mais. O foco é mostrar dados e estatísticas sobre o desenvolvimento da rede de internet no Brasil para que empresas e governos façam mudanças significativas.
Brasil ainda tem 29 milhões de pessoas sem internet
Em 2022, a pesquisa TIC Domicílios apontou que 80% das casas brasileiras estavam conectadas à internet, com o total de 36 milhões de brasileiros sem acesso total ao que é postado no âmbito virtual.
Para o ano de 2023, este número está em 84% e, atualmente 29 milhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet. Apesar de todos os avanços e disponibilidade de mais recursos, as áreas urbanas ainda registram 24 milhões de não usuários de internet. Destes, 17 milhões se declaravam pretos ou pardos e 17 milhões pertencem às classes DE.
Tal dado mostra que moradores de periferia ainda possuem dificuldades em se conectar à internet, mesmo morando em grandes capitais. Isso porque as pessoas sem internet possuíam apenas o Ensino Fundamental; 16 milhões de pessoas sem internet possuem 60 anos ou mais, valor maior do que a soma das demais faixas etárias.
Apesar do recuo, o número de brasileiros desconectados ainda é preocupante. Enquanto muitas atividades e serviços são disponibilizados exclusiva ou preferencialmente no ambiente online, não ter acesso à Internet significa estar excluído de inúmeras oportunidades.
Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.
E quantos estão conectados à internet?
A TIC Domicílios também mostrou que 91% dos domicílios que fazem parte da classe C estão conectados à internet, um aumento de 4% em relação a 2022. Já sobre a classe DE, agora 67% destes domicílios possuem acesso ao âmbito virtual, um crescimento de 7% em comparação com o ano passado.
84% dos entrevistados conseguiram acessar a internet nos últimos três meses, número que representa 156 milhões de brasileiros e um crescimento foi de 3%. Quando consideramos apenas as mulheres, houve um salto de 81% para 86% entre 2022 e 2023.
A pesquisa indica que 84% dos domicílios brasileiros, em números absolutos, o equivalente a 64 milhões – estão conectadas à rede, um aumento de quatro pontos percentuais na comparação com 2022 (80%). Esse indicador vinha apresentando estabilidade desde 2020.
Por onde acontece acesso à internet?
O smartphone foi a escolha de 99% dos entrevistados, e a televisão vem em segundo lugar como dispositivo pelo qual as pessoas se conectam com a internet, sendo a resposta de 58% dos brasileiros. O computador vem logo em seguida, com 42%.
Importante notar que 58% das pessoas usam exclusivamente o celular para se conectar à internet. 41% das pessoas usam o computador e o smartphone e 87% das pessoas quem pertencem às classes DE usam apenas o celular, com 12% delas usando ambos.
O estudo também mostra que o uso exclusivo de smartphone é maior entre as mulheres (64%), já que homens atingiram 52%. O número entre pretos e pardos (64%) também é maior do que entre brancos (49%).
Entre os brasileiros que usam o smartphone para se conectar à internet, 60% possuem um plano de internet pré-pago e 36% possuem um plano de internet pós-pago. 97% dos que fazem parte da classe A conseguem saber o que está acontecendo no mundo virtual, tanto via Wi-Fi, quanto via rede móvel. Já nas classes DE, 36% dos entrevistados usam internet apenas via Wi-Fi e 11% usam rede móvel (3G/4G/5G).
“Neste ano, voltamos a observar um aumento de conectividade no país. Mas a TIC Domicílios também mostra que a qualidade desse acesso ainda é desigual
Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.
entre a população, o que restringe o desenvolvimento de habilidades digitais e fruição plena dos benefícios que a Internet tem a oferece.
O uso da internet no Brasil
O consumo de podcast teve um consumo de 7% em relação a 2021; 29% das pessoas que possuem acesso à internet acompanham ao menos um programa. Em 2010, o percentual estava em 10% e o mais interessante é que os brasileiros preferem as produções nacionais: apenas 7% têm o hábito de ouvir a podcasts estrangeiros.
Já falando sobre o consumo de vídeos por serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, houve um crescimento de 38% para 45% ao realizarmos uma comparação de 2021 para 2023. Sites de compartilhamentos de vídeos como TikTok e YouTube ainda são os preferidos de quem usa internet, sendo a opção de 54% dos entrevistados.
O top 3 é completado por sites de vídeos de música (50%) e sites de notícias (48%). Entre os temas, vídeos de eventos ou programas religiosos chegaram a 34%, crescimento de 7% em relação à pesquisa feita em 2021.
E como ficam as compras e serviços?
Ao menos 50% dos brasileiros que possuem acesso à internet fizeram compras no ambiente digital nos últimos 12 meses, número que equivale a 78 milhões de pessoas. O número registrado continua dentro da margem de erro da pesquisa de 2022, mas mostra que as compras online passaram a ser uma tradição de quem usa internet no Brasil, também estando acima do que foi visto antes da pandemia de COVID-19.
A pesquisa TIC Domicílios identifica temas emergentes e novas tendências, sempre em consonância com pautas do desenvolvimento social sustentável. É uma fonte de referência essencial para a elaboração de políticas públicas e para o debate qualificado sobre os impactos socioeconômicos do acesso e uso da Internet na sociedade brasileira.
Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
Por fim, foi divulgado que 73% dos usuários com acesso à internet com mais de 16 anos usaram algum serviço online do governo brasileiro, crescimento de 8% em relação a 2022.
Um dado interessante é que entre 2021 e 2023, o serviço de pagamento de imposto online cresceu, sem a necessidade de ter que ir até a um banco, lotérica ou agência da Receita Federal para resolver demandas que podem ser feitas em casa. Isso mostra que o trabalho destes órgãos está fazendo efeito e as pessoas que possuem acesso à internet confiam nas plataformas que economizam tempo.
Os órgãos públicos vêm aumentando a oferta de serviços
Fabio Storino, coordenador da pesquisa.
digitais, como mostra a pesquisa TIC Governo Eletrônico. O aumento no número de pessoas que acessaram serviços públicos pela Internet verificado em 2023 é algo positivo tanto para os cidadãos quanto para os governos.
Em sua opinião, como mais brasileiros podem ter acesso à internet? Diga pra gente nos comentários!
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Com informações: TIC Domicílios
Revisado por Glauco Vital em 16/11/23.
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