A Asea Brown Boveri, mais conhecida como ABB, multinacional suíça-sueca, está comemorando nada mais nada menos que 105 anos de atuação no Brasil.
Para valorizar esse marco histórico, a companhia realizou na última segunda-feira (06) um evento no Museu do Amanhã e o Showmetech esteve presente.
A escolha do Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, retrata exatamente a mensagem que a empresa quer mostrar nessa comemoração aos 105 anos no mercado brasileiro. Discutir as tecnologias no futuro no estado que foi a porta de entrada da ABB no Brasil.
A primeira ação da multinacional em nosso país aconteceu em 1912, com o fornecimento dos primeiros equipamentos elétricos para o Bondinho do Pão de Açúcar.
Nos seus 125 anos de existência, a ABB sempre buscou e se tornou referência no quesito inovação.
Atualmente, muito se comenta sobre as grandes transformações que o mercado de trabalho irá passar com o conceito de Indústrias 4.0.
ABB Ability
Para proporcionar ao Brasil essa transformação tão importante, que fornece as indústrias ainda mais conectividade, integração e inteligência, o evento de 105 anos da ABB serviu como palco para a apresentação do ABB Ability.
O ABB Ability permitirá que as empresas brasileiras otimizem a análise de dados de suas operações e obtenham ganhos de eficiência e ao mesmo tempo, melhorem a produtividade. A ABB estima que as soluções digitais podem adicionar US$ 20 bilhões em sua receita anual.
O CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer, diz que foi perfeitamente apropriado a escolha do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a apresentação do ABB Ability. “Nossa oferta digital inovadora, permitirá que as empresas brasileiras desfrutem de operações automatizadas muito mais eficientes e produtivas, completa o executivo.
O artista e o Yumi:
Uma das divisões que a ABB atua fortemente é a robótica. Atualmente o Yumi, robô desenvolvido há 3 anos, é a imagem que representa o quão forte é a companhia nesse segmento.
O Yumi é o primeiro robô industrial de dois braços verdadeiramente colaborativo. Essa integração entre os movimentos físicos e a inteligência artificial já fora demonstrado algumas vezes. Por exemplo, com o Yumi sendo utilizado para reger uma orquestra com o tenor Andrea Bocelli.
Em apenas 70 horas de treinamento o robô ficou apto a realizar essa função tão complexa. Isso é o tal do Machine Learning, o aprendizado da máquina, na prática.
O slogan da ABB, “Let’s write the future. Together” (Vamos escrever o futuro. Juntos), ficou bem claro na demonstração que a companhia promoveu durante o evento.
Atraindo olhares curiosos, o Yumi fez um desenho em conjunto com o artista plástico brasileiro Caio Chacal.
Essa simbiose homem-máquina exemplifica a forma como o futuro pode ser moldado, com uma cooperação ainda mais forte entre o homem e os robôs, que estão cada vez mais inteligentes.
Caio diz que não enxerga o Yumi como um rival, ele é mais um novo complemento para que o artista possa desenvolver a sua criatividade. Da mesma forma como uma caneta ou pincel é uma ferramenta, o Yumi também é.
O desenho baseado em formas simples como círculos e retas foi doado ao museu como um legado da ABB.
Abaixo você pode conferir o making off, que mostra o primeiro contato do artista com o robô, e o ensaio para a apresentação realizada ontem.
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