Índice
Como pudemos ver em nossa matéria que resumiu toda a cronologia da série Mortal Kombat, a história desses jogos é complexa e um tanto confusa, mas com a chegada de Mortal Kombat 1 na próxima semana, a franquia receberá seu primeiro reboot de fato.
Por isso, pensamos em ajudar novos lutadores em potencial ou até veteranos de guerra, trazendo um agregado do que sabemos até agora da repaginação do elenco principal do novo jogo. Siga com a gente em mais um passeio pelo enigmático mundo bolado pela equipe da desenvolvedora Netherrealm!
Como se deu esse reboot?
No final canônico do conteúdo extra do último Mortal Kombat, em uma tentativa desesperada de salvar o universo, Raiden conferiu a Liu Kang os poderes de deus protetor do reino da Terra, com isso transformando o monge shaolin em Deus do Fogo Liu Kang.
Após quase cair em mais uma das tramoias de Shang Tsung, que tentou tomar para ele o controle da ampulheta do tempo da poderosa vilã Kronika, com a ajuda de um artefato há muito escondido, Liu Kang redefiniu a realidade de todo o universo Mortal Kombat, voltando a linha do tempo para a época do grande campeão do nosso planeta, o Kung Lao original, ancestral do que já conhecemos há décadas.
A realidade que vamos encontrar em Mortal Kombat 1 é totalmente inédita, e com ela haverá a reintrodução de diversos dos personagens que já conhecemos, só que com histórias novas, muitas das quais completadas inversões de papéis, como no caso de Scorpion.
Será que ficou legal? Vamos tratar de cada personagem individualmente com o que sabemos até o momento sobre suas novas histórias, então prepare-se!
Kameos: A grande novidade de Mortal Kombat 1
Antes de mergulharmos a fundo nas maluquices da história que nos espera no novo Mortal Kombat, vale a pena fazer um curto resumo sobre o que há no game com relação a aparições de personagens.
Este será o primeiro jogo da série a trazer um sistema de duplas para as lutas principais, graças às kameos, que basicamente dão ao jogador a possibilidade de trazer um personagem a mais ao campo de batalha. Estes lutadores fogem do novo cânone, pois muitos são versões antigas de personagens já estabelecidos, como Kano e Sonya Blade do primeiro Mortal Kombat, e até Motaro, o ajudante do chefão de Mortal Kombat 2, Shao Kahn.
A lista completa de personagens de kameo é:
- Jax Briggs
- Kung Lao
- Sonya Blade
- Stryker
- Sub-Zero
- Scorpion
- Kano
- Cyrax
- Darrius
- Frost
- Goro
- Motaro
- Sareena
- Shujinko
Junto desses parceiros estão os 20 guerreiros do elenco principal do jogo, os que são incluídos na versão base do game, sem levar em consideração os novos participantes que inevitavelmente irão fazer parte de Mortal Kombat 1 por meio de conteúdo pago, como já foi anunciado.
Os lutadores
A lista dos 20 personagens selecionáveis traz caras com as quais já estamos há muito familiarizados, mas com surpresas quanto às suas novas origens. Confira conosco quem são os combatentes com os quais você lutará no novo Mortal Kombat 1.
Liu Kang
Personagem que estreou no primeiro Mortal Kombat, Liu Kang fez parte do elenco dos jogos em praticamente todos os MKs até agora. Após os acontecimentos de Mortal Kombat 11 Aftermath, Liu Kang passou a ser o Deus do Fogo.
Após salvar o universo da ameaça de Shang Tsung, ele “resetou” a linha do tempo, criando uma nova era com o intuito de fomentar a paz entre os reinos da Terra e de Outworld. Visto que mais um torneio está prestes a começar, parece que ele não teve muito sucesso…
Sub-Zero
Outro dos medalhões da série, Sub-Zero passou por inúmeras mudanças no decorrer da cronologia, até trocando de identidade entre irmãos, mas sempre marcando presença nos jogos, como um dos personagens favoritos do público.
Em Mortal Kombat 1, Sub-Zero aparece como o líder de seu clã, Lin Kuei, o qual ele guia como um sábio, porém impaciente mestre. Cansado com a sua função, ele decide tirar o grupo das sombras de uma vez por todas, para embarcar em conquistas ainda mais perigosas e emocionantes.
Scorpion
Scorpion é praticamente sinônimo de Mortal Kombat e houveram poucos títulos da franquia em que o ninja morto-vivo não se fez presente. Na trama original, foi inimigo mortal de Sub-Zero, pelo fato do guerreiro gélido ter matado a sua família.
Agora, a história vira de ponta-cabeça, pois Scorpion é irmão de Sub-Zero e membro de sua organização. Mas isso não significa que os dois se darão muito bem exatamente, pois o ninja amarelo é contrário aos planos de seu irmão de expandir as atividades do Lin Kuei.
Kitana
Apresentada ao público no segundo jogo da franquia, a princesa de Outworld cumpriu um papel fundamental da guerra entre os reinos, se unindo aos lutadores da Terra contra a invasão dos exércitos comandados por seu pai adotivo, Shao Kahn.
Porém, em Mortal Kombat 1, a coisa mudou para Kitana: ela agora é totalmente fiel ao seu reino e faz o que pode para acobertar a sua irmã, Mileena, mesmo quando opositores ao seu governo tentam colocar sua gêmea no trono como imperatriz de Outworld.
Mileena
A perigosa sósia de Kitana estreou no mesmo jogo em que ela. Originalmente uma cópia de Kitana, Mileena utilizava-se de sua sensualidade para atrair seus inimigos, para então destruí-los com suas mandíbulas assustadoras e suas contorções diabólicas.
No novo jogo, Mileena é herdeira legítima do assento de imperatriz, sendo filha de Sindel e Jerrod, os governantes do reino. Infelizmente, sua ferocidade se tornou um obstáculo no caminho de sucessão, sem contar o terrível segredo que a família tenta esconder: uma doença de origem tarkatanina que a aflige, desfigurando-a.
Kung Lao
Um dos novos personagens mais populares de Mortal Kombat 2, Kung Lao na história original era um grande amigo de Liu Kang no templo shaolin, onde os dois treinavam. Descendente do grande herói da Terra de mesmo nome, ele vestiu seu chapéu cortante com orgulho por vários capítulos da saga MK.
Em Mortal Kombat 1, Kung Lao assume o manto de um humilde camponês e artista marcial sem grandes ambições, vivendo em paz em seu vilarejo. Mas, como não seria uma história muito emocionante cuidar de lavouras, o destino de Kung Lao reserva muito mais para ele, ao mostrar que ele se tornou um dos escolhidos pelos deuses para ser membro do grupo de lutadores cuja função é representar o planeta em um torneio contra outros planos existenciais.
Raiden
Não mais o deus do trovão que sempre foi no decorrer da franquia, agora ele é um mero morador da mesma vila que Kung Lao. Do mesmo modo que seu amigo, ele também é um excelente lutador, e acaba sendo convocado junto a seu vizinho para se tornar um lutador para a Terra.
A princípio contrário em embarcar nessa aventura, Raiden logo cede e parte ao lado de Kung Lao para lutar pelo nosso planeta, após ser chamado por ninguém menos que Liu Kang, o Deus do Fogo, em pessoa.
Kenshi
Kenshi foi um dos personagens mais queridos apresentados na geração do PlayStation 2 da série, em Mortal Kombat: Deadly Alliance. A grande sacada deste lutador é que ele era cego, utilizando-se de poderes de telecinese para se defender.
Agora, ele é um ex-Yakuza em busca de uma fuga da vida do crime e de um modo de salvar a honra de sua família, que se viu em ruínas após a perda do símbolo de sua família há muito tempo atrás.
Johnny Cage
Apesar da nova história, Johnny continua o mesmo: um ator do cinema Hollywoodiano com uma personalidade debochada e incrivelmente convencido. Nos jogos anteriores, ele se juntou ao grupo para lutar pela Terra como uma espécie de homenagem ao ator Jean-Claude Van Damme.
O mundo deu suas voltas e em Mortal Kombat 1, Cage é interpretado por ninguém menos que a pessoa que serviu de inspiração para seu personagem, o próprio Van-Damme, por meio de uma aparência cosmética incluída na pré-compra do jogo. Sua história é a que menos sofreu mudanças neste novo universo.
Li Mei
Outra personagem vinda de Mortal Kombat: Deadly Alliance, ela era a líder das Umgadi, poderosas lutadoras do reino de Outworld. Infelizmente, Li Mei passou um bom tempo no baú, não participando de um jogo da franquia desde Armageddon.
Em Mortal Kombat 1, a guerreira abandonou seu clã em busca de uma resposta para uma tragédia pela qual ela foi responsabilizada. Juntando-se aos Sun Do, a força policial de Outworld, ela busca redenção pelos pecados do passado.
Rain
O vaidoso e não por isso menos perigoso guerreiro cujo visual foi influenciado pelas obras do imortal Prince, Rain por muito tempo foi considerado somente o “ninja roxo” do colorido grupo, até tornar-se um personagem mais encorpado nos últimos capítulos da saga original.
Agora, Rain é um mago membro da Academia Imperial de Feitiçaria de Outworld, com habilidades relacionadas à água, claro. Ambicioso, ele busca descobrir os segredos de uma magia de caráter sombrio, incrivelmente poderosa, sem dúvida proibida.
Smoke
Um dos lutadores da franquia com a história mais dramática, Smoke começou suas participações como um dos ninjas, virou um ciborgue à força e passou por muitos perrengues em sua trajetória.
Nascido de uma família simples de caçadores e órfão muito cedo, Smoke acaba sendo adotado pelo grão-mestre do Lin Kuei, pai de Sub-Zero e Scorpion. Sem poderes especiais como seus irmãos adotivos, Smoke utiliza-se do ninjitsu e é um dos guerreiros do bem na nova história.
Tanya
Originalmente uma traidora de seu reino por trair todos em nome de Shinnok durante os eventos de Mortal Kombat 4, Tanya passou por uma reinvenção para fazer parte no novo jogo.
Agora ela é uma das sacerdotisas Umgadi, mesmo não sendo originária da região que a facção faz de lar. Líder de guerra da família imperial de Outworld, ela tem um relacionamento às escusas com Mileena, e se este segredo acabar sendo trazido à luz, pode significar sua morte.
Baraka
O sanguinário guerreiro dos jogos anteriores agora tem uma história muito similar com a de Mileena, pois também trata-se de um sofredor da doença tarkatanina, que o deixou deformado.
Banido para uma colônia de sofredores da doença incurável, Baraka perdeu todas as suas posses, pois antes era um mercador, e viu-se obrigado a liderar um grupo a fim de garantir sua sobrevivência frente às condições adversas sob as quais viu-se obrigado a viver.
Geras
Antes lacaio de Kronika, a deusa do tempo, para quem ele agia como guarda-costas e guardião da ampulheta do tempo e morto durante os eventos da história original, Geras viu-se revivido por Liu Kang e colocado a postos de gerente das linhas temporais do universo.
Possuindo as memórias de todos os eventos passados, dentre eles tudo o que houve na saga até o momento, tanto oficialmente quanto paralelamente, Geras se vê encarregado de manter a nova era em ordem, o que ele faz custe o que custar para Liu Kang.
Reptile
Um dos personagens secretos do primeiro Mortal Kombat, Reptile tornou-se um dos mais populares lutadores da franquia, participando de praticamente todos os jogos desde então. Um guerreiro híbrido, possui poderes reptilianos como a invisibilidade e o cuspe ácido, que foram colocados a serviço das forças do mal.
Mortal Kombat 1 o traz em sua forma original humana, cujas vestes são verdes e que tem a capacidade de se transformar em um réptil. Rejeitado por seu próprio clã, Reptile se vê obrigado a rumar por Outworld em busca de um novo lar.
Havik
Trazido para a família MK em Mortal Kombat: Deception, Havik tem a honra de ser um dos personagens mais estranhos da franquia, acredite. Utilizava-se de seus próprios membros para se defender, arrancando-os a torto e direito durante as lutas.
Sua nova história o coloca como um homem vindo do reino de Seido, um plano reprimido e sob o domínio ditatorial. Após muito sofrimento por parte dos governantes de seu lar, ele resolve colocar um fim ao seu domínio, colocando em prática seu curioso estilo de luta.
Ashrah
Outra participante de Deception, Ashrah é um demônio do Submundo cuja origem se resume a muito sangue, dor e destruição.
Agora, em busca de redenção de sua vida anterior, ela passa a armar-se com uma espada matadora de demônios, com a qual ela procura combater o mal e purificar sua alma.
Sindel
Mãe das irmãs Mileena e Kitana, ela é a imperatriz de Outworld. Na história original, foi morta e depois trazida de volta à vida por Shao Kahn para auxiliá-lo em seu plano maléfico, mesmo que por razões escusas.
Na nova história, o assassinato de seu marido Jerrod, sem falar na descoberta da terrível doença da filha, a colocam em um caminho sem volta para salvar o reino da ameaça de grupos opostos ao seu governo e também pela segurança de sua família fragilizada.
General Shao
Antes Shao Kahn, o temível imperador todo poderoso de Outworld, cujas ambições o colocariam no posto de líder de toda a existência se não fosse a influência dos lutadores da Terra, torna-se um general do exército do reino na nova história.
Leal a Sindel, Shao foi treinado desde a infância para se tornar um guerreiro com habilidades sem igual, apesar de seus defeitos de nascença. Mesmo fazendo parte das forças fiéis ao governo atual, não vê problema em ir contra as ordens de sua monarca se vir que o reino está em perigo.
Nitara
Uma criatura da escuridão cuja sede pelo sangue só é menor que sua maldade, Nitara entrou na franquia durante Mortal Kombat: Deadly Alliance.
No novo Mortal Kombat 1, ela busca um modo de salvar seu povo e tem sua aparência e voz baseadas na atriz estadunidense Megan Fox, de Transformers.
Reiko
Em Mortal Kombat 4, Reiko foi um dos lutadores mais esquecíveis da trama, um mero oficial dentro do exército de Shinnok.
Na nova trama, Reiko tornou-se general leal a Shao, armado de um poderoso martelo e muita crueldade.
Shang Tsung
Mesmo depois de todas as suas tramóias da saga original, Liu Kang se viu revivendo o mago Shang Tsung, cuja participação na franquia acontece desde o primeiro jogo, agora faz parte de Mortal Kombat 1.
De algum modo, ele ainda possui suas habilidades de transformação, apesar de ser um ser humano comum. Ele ainda almeja ser a pedrinha no sapato do Deus do Fogo. Não medirá esforços para atrapalhar os planos de Liu Kang, fazendo-o se arrepender de sua decisão.
Outros personagens que ainda virão
Dentre os planos da Netherrealm para conteúdo adicional de personagens a Mortal Kombat 1 estão alguns participantes de outras propriedades intelectuais do mundo geek, sem falar de personagens antigos da franquia, pelo Kombat Pack 1, como:
- Capitão Pátria, de The Boys
- Omni-Man, de Invencível
- Pacificador, de Pacificador
- Quan-Chi
- Ermac
- Takeda
Suas histórias ainda não foram detalhadas, mas visto que pelo menos os três lutadores que já participaram de jogos Mortal Kombat como Ermac e Quan-Chi possuem tramas extremamente emaranhadas com toda a mitologia da série, crê-se que sua participação na nova trama será de peso.
Haverão também novos personagens kameo como parte desse conteúdo adicional, e incluem:
- Ferra
- Johnny Cage
- Khameleon
- Mavado
- Tremor
Conclusão
Sem sombra de dúvidas, todas essas mudanças que foram feitas com certeza sacudirão e muito as estruturas da franquia Mortal Kombat, há muito perdida em reviravoltas com sua confusa cronologia.
Por sorte, não vamos precisar esperar muito tempo para testemunharmos tudo o que Mortal Kombat 1 tem a oferecer, pois ele está para ser lançado muito em breve, no próximo dia 19. Você pode contar com nosso review fresquinho desse novo e emocionante capítulo da conceituada série de jogos de luta aqui, no Showmetech!
E para outras novidades do mundo dos games, não mude de canal! O Showmetech está aqui para te ensinar o caminho das pedras.
Revisado por Glauco Vital em 16/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.