Um dos símbolos da Nintendo, Donkey Kong é um macaco com fama de poucos amigos. Sua história começa há muito tempo, quando ainda tentava atrapalhar a vida de um certo encanador e uma tal princesa.
Após sua breve aparição em fliperamas e outros consoles, foi a partir dos anos 1990 que o personagem encontrou a sua importância dentro do universo dos games e uma trilogia de sucesso transformou Donkey Kong e sua turma em queridinhos do público.
Origem do macaco Donkey Kong
A história do macaco mais famoso do mundo dos videogames tem início em 1981, quando o personagem fez sua estreia no arcade, nas famosas e saudosas máquinas de fliperama. A criação do designer da Nintendo, Shigeru Miyamoto, foi um sucesso de vendas e teve a porta de entrada aberta para alcançar voos maiores, em outros mercados mundiais.
A ideia inicial da Nintendo era criar um jogo inspirado em outro personagem, um certo marinheiro conhecido como Popeye, personagem dos quadrinhos nascido na década de 1930. Como o projeto não andou, Miyamoto desenvolveu uma série de personagens, um deles o gorila que logo depois apareceria em um jogo de videogame.
Criado primeiramente como um vilão, Donkey Kong deveria parecer nem tão malvado assim ou tampouco repulsivo, como a maioria dos vilões. Além disso, procurando um lugar no público americano, a Nintendo optou por criar o gorila com um jeito estabanado, soando bobo por vezes, e um pouco ignorante.
Apesar do jeito pateta, Donkey Kong se tornou um personagem divertido, cativando um público fiel de jovens jogadores ao longo de todas essas décadas. Não à toa, Donkey Kong é considerado um dos personagens mais importantes da Nintendo.
Vale destacar que logo após a sua criação, Donkey Kong foi alvo de uma polêmica. Em 1983, a Universal Studios processou a Nintendo pelas semelhanças do gorila dos games com o das telas; o temido King Kong. Entretanto, o processo não andou, já que King Kong não era uma marca de uso exclusivo do estúdio.
Após as primeiras aparições, o gorila protetor da Donkey Kong Island ganhou um novo visual — com muitos músculos e uma gravatinha marota — e estrelou uma sequência de sucesso no Super Nintendo, em plenos anos 1990.
O personagem é dono de um enorme carisma e responsável por vender milhões de cópias em todo o mundo. A franquia é uma das mais bem sucedidas da empresa japonesa e, por que não, da história dos videogames.
Personagens
A família Kong cresceu ao longo dos mais de 40 anos de existência. O primeiro Donkey Kong, aquele que aparecia nos jogos de arcade, na verdade é Cranky Kong, mais à frente também conhecido como avô do Donkey Kong apresentado para o público pela Nintendo.
Mas foi mesmo a sequência que transformou o gorila em celebridade, disponível para o Super Nintendo, que o público foi apresentado a integrantes importantes da família Kong.
Cranky Kong
O primeiro gorila da série, apresentado em 1981, é na verdade Cranky Kong. O primeiro gorila foi criado em 1981 como o verdadeiro Donkey Kong, mas com o passar dos anos, o público soube que Cranky Kong era avô do personagem principal das fitas de SNES.
Donkey Kong Jr
Ainda no começo da franquia, os jogos se baseavam em um macaco que aprisionava a princesa, enquanto um certo encanador até então desconhecido tentava libertá-la. Nesse sentido, Donkey Kong Jr aparece neste início de franquia como protagonista do arcade, tentando libertar seu pai de uma jaula.
O que poucos sabem é que este macaco, na verdade, foi revelado, à época, como sendo o pai do famoso Donkey Kong que estrela os jogos feitos para o Super Nintendo.
Donkey Kong
O macaco mais famoso dos jogos de videogame aparece para o público na sequência Donkey Kong Country (1, 2 e 3), criada pela Rare. No jogo, ele é apresentado com todo o seu jeito pateta e brincalhão. Os músculos, a gravata vermelha e a sua personalidade o transformaram em um grande sucesso dos games. Portanto, o famoso gorila é neto de Cranky Kong e filho de Donkey Kong Jr, personagens presentes nos primeiros títulos da série.
Wrinkly Kong
Esposa do velho Cranky Kong, Wrinkly Kong é avó de Donkey Kong. A sábia gorila é professora e diretora do Kong Kollege, e aparece nos jogos ajudando os jogadores a salvarem o progresso. Entretanto, ao aparecer em Donkey Kong 64, Wrinkly Kong é um fantasma, o que indica que a avó do gorila mais charmoso dos games faleceu.
Diddy Kong
Diddy Kong é um macaco ágil e de muito carisma que aparece em Donkey Kong Country. Na série, ele aparece para ajudar seu grande amigo e acaba tornando-se um dos protagonistas logo depois, em Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest.
Dixie Kong
Essa macaquinha é a namorada de Diddy Kong e aparece também em Donkey Kong Country 2. Sua força vem dos cabelos, que permitem até que a personagem consiga voar. Seu carisma acabou elevando-a a protagonista e, no terceiro jogo da série, Donkey Kong Country 3, ela é responsável por salvar Diddy e Donkey Kong.
Candy Kong
Namorada de Donkey Kong, Candy Kong apareceu pela primeira vez em Donkey Kong Country. A gorila de cabelos loiros e olhos azuis aparece ajudando a salvar os jogos e também tem a sua própria loja em outra versão do game.
Funky Kong
Funky é um grande amigo de Donkey Kong e aparece em dois jogos, dos três títulos de sucesso lançados pela Nintendo. Versátil, o gorila aparece como piloto de avião, quando transporta o jogador pelo mapa ou mecânico, em Donkey Kong Country 3.
Kiddy Kong
Kiddy Kong é o irmão mais novo de Chunky Kong e primo de Dixie Kong. Apesar de ser apenas uma criança, o macaquinho é capaz de pular na água como ninguém e aparece na franquia DK Country.
Chunky Kong
Esse gorila incrivelmente forte aparece em Donkey Kong 64 pela primeira vez. Ele é primo de Dixie Kong e irmão mais velho do pequeno Kiddy Kong. Apesar de toda sua força, o macaco tem muito medo de altura.
Swanky Kong
Swanky Kong aparece em Donkey Kong Country 2 e no jogo ele tem um programa de televisão, chamado Swanky’s Bônus Bonanza. Nele, os jogadores devem responder perguntas sobre o jogo, em troca de recompensas.
Tiny Kong
Personagem da geração mais nova da família Kong, Tiny Kong é uma pequena macaca que tem habilidade de entrar em pequenos lugares. Ela está presente em Donkey Kong 64.
Jogos e aparições especiais
O macaco mais famoso do mundo dos videogames já estrelou alguns títulos durante a sua breve existência. Desde o início, com sua fama de vilão, até os jogos feitos especialmente para ele e outros membros da família Kong.
O certo é que Donkey Kong se tornou um fenômeno e mascote muito carismático no mundo da empresa criadora do personagem, a Nintendo.
Veja a seguir alguns dos títulos estrelados pelo gorila mais querido dos games!
Os primórdios no arcade
A primeira aparição de Donkey Kong acontece no jogo que leva seu nome, lançado em 1981. O game, um dos primeiros do gênero plataforma, tem o gorila aparecendo como vilão. DK sequestra a bela Pauline, namorada do carpinteiro Jumpman.
A estrela do jogo foge com Pauline por cenários desenvolvidos para atrapalhar ao máximo o resgate por Jumpman, carpinteiro italiano que alguns anos depois se tornaria o encanador simpático que conhecemos como Mario.
O jogo é dividido em 4 telas que representam o avanço de Donkey Kong, que a cada tela fica mais alto, dificultando o trabalho de Jumpman. Dessa forma, o jogo começa no primeiro nível e vai aumentando a dificuldade, inclusive com barris que são atirados por Donkey Kong.
A primeira versão, entretanto, foi um grande sucesso no meio das máquinas de fliperamas, artefato bastante comum naquele tempo. Donkey Kong foi um sucesso de vendas, além de ter marcado a entrada de um dos personagens mais importantes da Big N.
Em sua segunda aparição no arcade, Donkey Kong agora era Donkey Kong Jr e teria que resgatar seu pai das garras de Jumpman, ou Mario, conforme o leitor preferir. O jogo apresentava quatro níveis diferentes e, a exemplo do primeiro, também foi desenvolvido no estilo plataforma, com a possibilidade de Donkey Kong Jr correr para os lados e pular em todo o cenário.
Sucesso no Japão, Donkey Kong Jr chegou ao top 10 de jogos de arcade com a maior bilheteria no país, ocupando a oitava posição em 1982. O jogo também foi lançado para outras plataformas, como NES e Atari.
O terceiro jogo para o arcade foi Donkey Kong 3, em que Jumpman sai de cena, dando lugar a Stanley, dono de uma estufa. A história consiste na invasão do local por Donkey Kong, o que causa a ira do dono, que o persegue com um pulverizador, enquanto o macaco destrói todo o ambiente e as plantas.
O jogo é bastante simples e existem níveis diferentes que o jogador precisa explorar para conseguir passar. Durante as fases é preciso enfrentar alguns empecilhos e quando Donkey Kong é enfim pulverizado, sua cabeça cai dentro de uma colmeia.
Donkey Kong Country
O primeiro título de sucesso da franquia Donkey Kong tem início no começo da década de 1990. Sendo assim, a Rare, uma empresa que buscava sempre estar na vanguarda da tecnologia para games começou a desenvolver projetos com gráficos que eram considerados bastante avançados para a época.
Após um acordo com a Nintendo e negociações sobre qual jogo desenvolver, os produtores escolheram explorar o macaco Donkey Kong. Assim, em novembro de 1994 a Nintendo lançava Donkey Kong Country para o Super Nintendo.
O jogo é considerado um marco para a empresa e para o mundo dos videogames, além de ser uma franquia de sucesso, que conseguiu alcançar a marca de 9,3 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Donkey Kong Country tem início com o roubo de bananas, planejado por King K Rool e sua gangue, a Kremling Krew. Assim, a missão do jogador era andar por toda Ilha Kong com o sobrinho Diddy Kong em busca das bananas perdidas.
O jogo se passa em Donkey Kong Island, sendo composto por 8 mundos, distribuídos em 40 fases que apresentam diversas saídas diferentes. Ao longo do game, o objetivo é recuperar as bananas roubadas, enfrentando os capangas contratados pelo inimigo, os Kremlings.
Durante o progresso em Donkey Kong Country, os personagens encontram outros integrantes da família, como Funky Kong, que ajuda no deslocamento dos mapas e de Cranky Kong, avô da família que dá conselhos e dicas a todos.
O primeiro jogo da série de sucesso lançada para o Super Nintendo surpreendeu pelos gráficos. Quando foi lançado, no meio da década de 1990, o jogo impressionou graças a uma técnica de renderização avançada, capaz de transformar modelos em 2D para modelos em 3D.
A jogabilidade também é um ponto a ser destacado. Como a maioria das aventuras de DK foram desenvolvidas no estilo plataforma, os jogadores passam por diversos cenários e enfrentam muitos inimigos ao longo do caminho até chegarem na batalha final contra o grande chefão, King K Rool.
Outro ponto a destacar é o fato de o jogo trazer outros animais que auxiliam Donkey Kong e Diddy ao longo das fases. Escondidos em caixas de madeira espalhadas pelo cenário, eles possuem habilidades diferentes e servem de montaria, caso de Rambi (rinoceronte), Winky(sapo), Enguarde (peixe-espada), Expresso (avestruz) e Squawks (papagaio).
Donkey Kong Country 2: Diddy´s Kong Quest
Após o sucesso da primeira fita, a Rare e a Nintendo decidiram levar em consideração uma segunda parte para a jornada de DK e sua família e em novembro de 1995 chegava às prateleiras Donkey Kong Country 2: Diddy´s Kong Quest.
No segundo jogo, os personagens principais são Diddy Kong e sua namorada, Dixie Kong, que tentam resgatar Donkey Kong, sequestrado pelo vilão King K Rool. O jogo é ambientado em Crocodile Island e conta com 8 mundos diferentes e um total de 47 fases.
O jogo foi lançado inicialmente para o SNES e contou com os mesmos cuidados gráficos do primeiro título. Também é possível se aventurar pelas fases de Donkey Kong Country 2 em consoles como o Gameboy e o Wii.
O sucesso inicial de DK Country 2 foi responsável por fazer o jogo se tornar um sucesso de vendas também, sendo o jogo mais vendido em 1995, e o segundo mais vendido naquele ano para o Super Nintendo, alcançando a marcade 5,15 milhões de cópias vendidas.
Donkey Kong Country 3: Dixie Kong´s Double Trouble
O último jogo de sucesso da franquia chegou para o Super Nintendo em 1996. Inicialmente, em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong´s Double Trouble, os personagens Dixie e Kiddy Kong se aventuram pelo Kremisfério Norte em busca dos desaparecidos Donkey Kong e Diddy Kong, raptados pelo vilão da série.
Após a vitória no jogo anterior, Donkey Kong e Diddy saem em busca de bananas em outras regiões e nunca mais voltam. Preocupados, os Kongs acabam por descobrir que os dois foram raptados por um vilão conhecido como Kaos (um robô controlado por K. Rool). A partir daí, Dixie e Kiddy Kong saem em busca dos desaparecidos.
O terceiro título da série traz melhorias em relação aos anteriores. A Rare continuou a apostar no sistema de pré-renderização das imagens, que resultou em gráficos de extrema qualidade para a época e trouxe novos movimentos aos personagens, que facilitavam o deslocamento pelas fases, por exemplo.
O jogo traz oito mundos a serem explorados por Dixie e Kiddy. Ao longo das 48 fases, os herois devem enfrentar os diversos inimigos e derrotar os chefões que aparecem sempre no fim de cada mundo. Os cenários trazem referências europeias e até mesmo a presença de ursos.
Embora tenha vendido pouco mais de 3 milhões de cópias, Donkey Kong Country 3 consolidou o legado do macaco mais famoso dos videogames e de toda a sua família. Não à toa, o universo Donkey Kong é o segundo jogo mais vendido do SNES, atrás apenas de Mario.
Outras aparições
Donkey Kong fez parte do imaginário de uma grande geração de gamers, que buscavam diversão, sobretudo nas telas do Super Nintendo. Além das aparições pontuais em seus próprios jogos, o macaco também esteve presente em outras oportunidades.
Seu porte físico e avantajado foi evoluindo com o tempo e o personagem está presente em todos os jogos da série Super Smash Bros, e compete de igual para igual com outros personagens de maior destaque na série, como o próprio Mario.
Mas talvez uma das aparições mais clássicas do macaco esteja em Mario Kart. Na versão do Super Nintendo, quem aparece é Donkey Kong Jr. Entretanto, a presença do macaco Donkey Kong acontece a partir de Mario Kart 64, lançado para o Nintendo 64.
O macaco é figura carimbada em todas as versões seguintes e chegou até a ganhar uma pista, a DK Jungle, inspirada no habitat natural do gorila e presente em Mario Kart 7, lançado em 2011.
Donkey Kong também aparece em Mario vs. Donkey Kong. O jogo, inicialmente lançado para Gameboy Advance em 2004 ganhou um remake anos depois para Nintendo Switch e foi bastante elogiado.
Além disso, DK fez outras aparições pontuais em jogos do seu amigo Mario, como personagem a ser escolhido em jogos de esportes (Mario Tennis e Mario Golf, por exemplo), além de aparecer também em Super Mario Party.
Donkey Kong também se aventurou além dos videogames e fez aparições nas telas de televisão e do cinema. Ele teve uma série de desenho animado, chamada “Donkey Kong Country”, que foi exibida pela Record e fez uma aparição no filme Pixels (2015), em que foi usado como vilão.
Recentemente, o gorila esteve no primeiro longa dedicado a outro personagem famoso dos videogames. Em Super Mario Bros. – O Filme, ele aparece trocando faíscas com o encanador, que segue sua jornada em busca de libertar a princesa de Bowser. Ele viaja até a ilha de Donkey Kong para tentar conseguir sua ajuda.
Futuro
Desde o seu lançamento, em 1981, Donkey Kong passou por muita coisa até conseguir o estrelato e manter seu carisma em meio ao público. Ao longo de todos esses anos, a franquia se consolidou como uma das maiores já criadas pela Nintendo, levando milhares de fãs ao redor do globo a várias horas de diversão.
O legado deixado pelo macaco não pode ser desconsiderado. Vivendo seus melhores dias na sequência arrebatadora criada pela Rare para ser comercializada pela Nintendo, Donkey Kong também deixou sua marca e mostrou o tamanho de sua importância ao aparecer em tantos outros jogos que não eram diretamente ligados ao seu universo.
Após mais de 40 anos de existência (o macaco tem exatos 43 anos) e toda sua experiência, Donkey Kong é um animal maduro. Além dos jogos lançados para o Super Nintendo,ele também esteve presente em outras plataformas, chegando para Nintendo 64, em Donkey Kong 64, até o último título, Donkey Kong Country: Tropical Freeze.
Recentemente, a Nintendo confirmou para este ano de 2024, a abertura da área temática de Donkey Kong, dentro do Super Nintendo World, no Japão. Para os fãs destemidos, a atração do local será uma enorme montanha-russa, com participação de Donkey Kong e Diddy Kong.
Com todos esses aspectos a seu favor, os fãs esperam por alguma novidade que possa definir o futuro de Donkey Kong. Recentemente foram à tona alguns boatos de que um novo jogo do macaco e sua turma estaria disponível em breve, mas nada definido. Até lá só resta mesmo ligar o videogame e se esbaldar em nostalgia.
Ansioso por um novo Donkey Kong nos videogames? Comente com a gente!
Veja também
Fontes: The Gamer, Super Mario Wiki
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.