Índice
- A era dos arcades e fliperama
- Transição para os consoles
- Avanços tecnológicos e a geração atual
- Arcade vs Simulador
- Os mais importantes jogos de corrida
- Pole Position (1982)
- Out Run (1986)
- F-Zero (1990)
- Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (1992)
- Super Mario Kart (1992)
- Top Gear (1992)
- Daytona USA (1994)
- Gran Turismo (1997)
- R4: Ridge Racer Type 4 (1998)
- Need for Speed Underground (2003)
- Burnout 3: Takedown (2004)
- iRacing (2008)
- F1 2010 (2010)
- Forza Horizon (2012)
- Asphalt 8: Airborne (2013)
- Mario Kart 8 (2014)
- Assetto Corsa (2014)
- Horizon Chase Turbo (2018)
- Gran Turismo 7 (2022)
- Forza Motorsport (2023)
- Descubra mais sobre Showmetech
Desde os primeiros dias da indústria de videogames até o cenário contemporâneo, os jogos de corrida passaram por diversas transformações, moldando não apenas a forma como jogamos, mas também influenciando a própria indústria dos jogos eletrônicos com suas evoluções gráficas e inovações em simulação de física dentro do game. Neste texto, exploraremos os marcos dessa evolução, mergulhando em tópicos que vão desde os primórdios dos fliperamas até a era da realidade virtual, revelando como os jogos de corrida se tornaram um gênero icônico e diversificado que continua a cativar jogadores de todas as idades.
A era dos arcades e fliperama
Em todo texto que trata da história dos videogames, é possível observar uma associação direta entre a evolução dos gêneros ou de franquias e o desenvolvimento tecnológico. Com os jogos de corrida não é diferente, pois os primeiros jogos desse gênero surgiram em uma época em que os computadores e consoles estavam longe da potência e sofisticação que conhecemos hoje.
Assim como em diversos casos na indústria dos jogos, é difícil determinar qual foi o primeiro jogo de corrida da história. No entanto, é possível afirmar que Space Race foi um dos pioneiros. Tudo começou em 1973, quando a empresa Atari lançou uma máquina de fliperama, ou arcade, com um jogo em tons monocromáticos, graficamente bastante simples pelos padrões atuais e ainda muito baseado nos populares jogos de nave da época.
O jogo consistia em duas naves em um cenário espacial que precisavam desviar de asteroides e meteoros em uma competição para ver quem iria mais longe. É discutível se o gameplay de Space Race configura de fato uma corrida, pois não envolvia ultrapassagens ou variação de velocidade entre os competidores. Era, na verdade, um jogo focado em desviar de obstáculos e permanecer na competição por mais tempo que o rival. Entretanto, ficou marcado como um dos jogos a subverter a ideia de naves de combate e militarismo que existiam nos primeiros games da época.
Em 1974, ocorreu o lançamento de Gran Trak 10, um dos primeiros jogos desenvolvidos com a ideia de simular uma competição de corrida real. Assim como Space Race, o jogo era distribuído em máquinas de fliperama, mas desta vez contava com a adição de volantes na máquina para o controle dos veículos. A pista era representada por diversos pontos brancos com formato de um circuito visto de cima, e os jogadores controlavam pequenos sprites no formato de carros com o objetivo de permanecer dentro dos limites da pista e realizar várias voltas.
Um grande ponto evolutivo na história dos jogos de corrida se deu em 1976 com o lançamento de Night Driver. O jogo ficou conhecido como o primeiro a utilizar a perspectiva de visão como uma câmera colocada atrás do veículo, o que se tornou o padrão para o gênero em todos. Ele usava efeitos de luzes intermitentes para simular faróis de um carro à noite, criando uma experiência de corrida única para a época.
No entanto, o verdadeiro marco veio em 1982, quando a Namco lançou Pole Position. Este jogo de arcade inovador introduziu gráficos coloridos, com a visão de trás do carro estabelecida por Night Driver e uma simulação de corrida realista para a época. Tornou-se um sucesso instantâneo e estabeleceu muitos dos elementos que se tornaram padrão nos jogos de corrida, como múltiplas pistas e tempos de volta.
Um jogo que não pode ser esquecido e que marcou gerações é o Out Run. Lançado em 1986 e criado pelo lendário desenvolvedor da SEGA, Yu Suzuki, rapidamente se tornou um clássico nos fliperamas e teve um impacto significativo na história dos jogos de corrida. Ao contrário de Pole Position, que se concentrava em simular corridas em circuitos, o jogo foi talvez um dos precursores do que se tornou conhecido como jogo de corrida arcade.
Ao invés de focar em competições, Out Run colocava os jogadores no controle de um carro esportivo em uma viagem panorâmica por estradas. Os jogadores tinham que percorrer diferentes percursos, escolhendo seu caminho e passando por diversos cenários, priorizando a diversão em vez da simulação da competição. Dessas diferenciações geradas na origem do gênero nasceram posteriormente os jogos que seguiram mais o estilo simulação e outros focados na velocidade e diversão, conhecidos como estilo arcade.
A partir desse ponto na história, os primeiros jogos começaram a surgir para os consoles domésticos, entretanto, a história dos jogos de corrida nos fliperamas continuou com sucessos como Daytona USA em 1994 e sendo algo presente nos arcades japoneses até hoje com a série Initial D.
Transição para os consoles
A transição dos jogos de corrida do ambiente dos fliperamas para os consoles domésticos marcou um ponto crucial na evolução desse gênero de jogos e desempenhou um papel significativo na história dos videogames. Essa mudança não apenas trouxe os jogos de corrida para um público mais amplo, mas também influenciou a forma como esses jogos eram desenvolvidos e apreciados.
Nos anos 80 e início dos 90, os fliperamas dominavam o cenário dos jogos de corrida. Jogos como Pole Position e Out Run atraíam multidões de jogadores ansiosos para testar suas habilidades nas máquinas de arcade. No entanto, esses jogos eram caros de se jogar por longos períodos, o que limitava a experiência.
A virada aconteceu quando os consoles domésticos, como o Super Nintendo (SNES) e o Sega Genesis (Mega Drive), começaram a se tornar mais populares e acessíveis. As empresas de jogos perceberam o potencial de levar a emoção das corridas para o conforto dos lares dos jogadores.
Um marco importante foi o lançamento de Super Mario Kart para o SNES em 1992. Este jogo inovador trouxe uma abordagem única para as corridas, combinando personagens populares da Nintendo com pistas e power-ups inusitados. O game tornou-se um sucesso instantâneo e definiu o gênero de jogos de corrida de kart, inspirando muitos títulos subsequentes.
A série Need for Speed nasceu nessa época e também desempenhou um papel fundamental na transição dos jogos de corrida para consoles domésticos. A Electronic Arts lançou Need for Speed para 3DO em 1994, demonstrando a capacidade dos consoles domésticos de proporcionar experiências de corrida emocionantes com gráficos surpreendentemente realistas.
À medida que a tecnologia dos consoles evoluía, os jogos de corrida se tornavam cada vez mais sofisticados. Títulos como Gran Turismo para o PlayStation e Forza Motorsport para o Xbox estabeleceram novos padrões para a simulação de corrida, oferecendo uma variedade impressionante de carros e pistas, bem como gráficos realistas e física precisa. Tais jogos eram utilizados por lojas para demonstrações de capacidade gráfica de consoles como o PlayStation 2 e deixavam vídeos de Gran Turismo 3 passando nas vitrines para atrair consumidores, de tão revolucionários que eram os gráficos para a época.
A transição para os consoles domésticos não apenas tornou os jogos de corrida mais acessíveis, mas também permitiu a inovação e a diversificação no gênero. Jogadores podiam agora experimentar uma ampla gama de estilos de corrida, desde simulações ultrarrealistas até jogos de corrida arcade mais casuais.
Hoje, os jogos de corrida são uma parte essencial da indústria de videogames, com títulos que abrangem desde as corridas de kart divertidas até as simulações de corrida altamente técnicas. A transição do arcade para os consoles domésticos desempenhou um papel fundamental na construção dessa diversidade e no estabelecimento dos jogos de corrida como um dos gêneros mais populares e duradouros da indústria de videogames.
Avanços tecnológicos e a geração atual
Os avanços tecnológicos a partir da geração do PlayStation 3 tiveram um profundo impacto na história dos jogos de corrida. Estes avanços trouxeram mudanças notáveis para a experiência dos jogadores em diversos aspectos. Uma das transformações mais visíveis foi a revolução nos gráficos com o aumento significativo no poder de processamento dos consoles modernos; os jogos de corrida conseguiram alcançar um nível de realismo visual sem precedentes. Texturas detalhadas, iluminação sofisticada e carros altamente detalhados proporcionaram ambientes visualmente impressionantes.
Além dos gráficos, a física do jogo também deu um salto. Com capacidade para processar dados mais complexos, os jogos passaram a simular de forma mais precisa o comportamento dos veículos. Variáveis como peso, aerodinâmica e aderência dos pneus foram levadas em consideração, resultando em uma sensação de direção mais autêntica e imersiva, possibilitando uma simulação cada vez mais real da realidade e se tornando até mesmo uma forma de treinamento para corredores da vida real, como em jogos como o iRacing.
A expansão para o conceito de mundo aberto foi outra consequência importante dos avanços tecnológicos. Isso permitiu que os jogadores explorassem mapas expansivos e realistas, com cidades, estradas e ambientes diversificados. Títulos como Forza Horizon e The Crew exemplificam essa mudança. A partir da falta de limitação técnica, os desenvolvedores puderam brincar em cima da ideia de um jogo de corrida transformando o que seria apenas uma competição entre carros em grandes festivais em um mapa gigantesco.
Outro ponto importante que nasceu durante a geração PS3 e Xbox 360 foi a popularização do serviço online para jogos de console. A facilidade com a qual se joga uma corrida com outras 20 pessoas atualmente era algo inimaginável dos anos 2000 para trás. A interconectividade online tornou-se uma parte integral dos jogos de corrida modernos, permitindo competições em tempo real com jogadores ao redor do mundo, eventos multiplayer massivos e colaborações em equipes para desafios conjuntos, gerando um cenário competitivo forte que foi responsável por revelar até mesmo novos pilotos profissionais da vida real.
Essas inovações, em conjunto, continuam a moldar a história dos jogos de corrida. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é empolgante antecipar como os jogos de corrida continuarão a se transformar e cativar os jogadores no futuro.
Arcade vs Simulador
Como citado anteriormente, dentro do gênero de jogos de corrida existem duas subcategorias mais proeminentes, que são os jogos de corrida arcade e os jogos de corrida de simulação. Embora ambos compartilhem o tema central das competições em alta velocidade, eles diferem significativamente em termos de abordagem de jogabilidade, estilo e experiência oferecida aos jogadores.
Jogos de corrida arcade são conhecidos por sua abordagem acessível, dinâmica e voltada para a diversão imediata. Eles tendem a enfatizar a ação e a jogabilidade simplificada, muitas vezes permitindo que os jogadores executem manobras exageradas e desafiadoras que seriam impossíveis ou extremamente difíceis de realizar na vida real, como em um Burnout ou Need For Speed. A física dos veículos geralmente é simplificada, favorecendo a jogabilidade rápida e emocionante.
Além disso, os gráficos podem ser mais estilizados e coloridos, muitas vezes com pistas extravagantes e efeitos especiais dramáticos. Os jogos de corrida arcade são projetados para serem facilmente acessíveis a jogadores de todas as idades e níveis de habilidade, tornando-os uma escolha popular para diversão casual.
Em contraste, os jogos de corrida de simulação buscam oferecer uma experiência altamente realista e autêntica de dirigir veículos. Eles se esforçam para replicar fielmente a física do mundo real, levando em consideração detalhes como a aderência dos pneus, suspensão, peso e aerodinâmica. A jogabilidade é mais voltada para a precisão e exige um controle mais cuidadoso do veículo.
Os gráficos tendem a ser mais realistas, com modelos de carros detalhados e pistas que frequentemente refletem locais do mundo real, como Interlagos, Spa Francorchamps e outros. Os jogos de simulação de corrida também podem incluir configurações avançadas do veículo, como ajustes de suspensão e pressão dos pneus, permitindo que os jogadores personalizem a experiência de acordo com suas preferências, em busca de uma otimização das configurações do veículo para cada situação. Eles são amplamente considerados uma escolha ideal para entusiastas de carros e pilotos aspirantes que desejam uma experiência de condução próxima da realidade.
As diferenças entre jogos de corrida arcade e de simulação podem ser resumidas como uma escolha entre diversão imediata e ação emocionante (arcade) versus realismo autêntico e desafio técnico (simulação). Ambos têm seu lugar na indústria de jogos, atendendo a diferentes públicos e preferências. Enquanto os jogos de corrida arcade proporcionam uma experiência mais casual e empolgante, os jogos de simulação oferecem uma jornada mais profunda e técnica para os entusiastas de carros e amantes da experiência de condução realista.
Em uma terceira categoria, podemos mencionar os jogos de kart, que foram muito influenciados por Mario Kart. Títulos como Crash Team Racing, Sonic & All-Stars Racing Transformed, Diddy Kong Racing, Garfield Kart, Chocobo Racing e muitos outros fazem parte de um subgênero dentro do universo das corridas. Assim como os jogos de estilo arcade, esses jogos de kart têm como foco principal a diversão e a velocidade. Indo além da realidade, esses games frequentemente apresentam mecânicas de poderes para obter vantagens e atrapalhar os adversários, tornando-se assim uma parte importante na história dos jogos de corrida.
Os mais importantes jogos de corrida
A história dos jogos de corrida é repleta de títulos memoráveis que ajudaram a definir o gênero e a indústria de videogames como um todo. Vamos a seguir destacar alguns dos games mais importantes e influentes ao longo das décadas e o que eles introduziram de novidade para o gênero.
Pole Position (1982)
Começando a nossa lista pelo já citado anteriormente Pole Position, de 1982. Lançado pela Namco, o jogo é frequentemente considerado um dos mais importantes para a história dos jogos de corrida por ser um dos pioneiros a adotar uma perspectiva de visão traseira do carro, estabelecendo um padrão que seria seguido por muitos jogos posteriores do gênero. Essa perspectiva proporcionava uma sensação mais imersiva de estar atrás do volante, tornando as corridas mais emocionantes.
Além disso, os gráficos de Pole Position eram notáveis para a época. Eles apresentavam visuais coloridos e detalhados, que ajudaram a atrair os jogadores para o mundo das corridas virtuais. O jogo também tentou replicar alguns aspectos da física do mundo real, como a sensação de velocidade e a aderência dos pneus, tornando-o relativamente realista para a tecnologia disponível na época.
O jogo introduziu inovações técnicas, como o uso da técnica sprite scaling para criar a sensação de movimento rápido. Isso permitiu que objetos na tela, como carros e postes, parecessem se aproximar ou afastar à medida que o jogador avançava pela pista. Isso tudo fez com que o jogo tivesse um papel fundamental na definição do gênero e que ele se tornasse um sucesso nos fliperamas por muitos anos.
Out Run (1986)
Out Run foi lançado pela SEGA em 1986 e, ao lado de Pole Position, foi responsável por popularizar os jogos de corrida nos anos 80. Com visuais coloridos e bem detalhados para a época, Out Run pegou conceitos já estabelecidos e aplicou para o contexto de corridas de rua. O jogo se destacava pelos diferentes caminhos que o jogador poderia tomar durante uma corrida, adicionando uma camada de estratégia à jogabilidade e proporcionando uma sensação de exploração nas pistas.
Diferentemente de Pole Position, Out Run contava uma trilha sonora marcante composta por Hiroshi Kawaguchi. Músicas como Magical Sound Shower contribuíram significativamente para a atmosfera única do jogo e criaram um estilo próprio que foi replicado em diversos jogos de corrida no futuro.
F-Zero (1990)
Outro jogo que deixou sua marca na história do gênero de corrida é o F-Zero de 1990. Este jogo marcou o início do estilo de corrida futurista, introduzindo o conceito de naves que flutuam sobre o solo graças à tecnologia magnética. Publicado pela Nintendo e produzido por Shigeru Miyamoto, o jogo apresentou mecânicas de veículos com estilos de jogabilidade variados, o que trouxe uma mudança significativa na forma como os jogadores devem jogar, considerando o peso do veículo, velocidade máxima e facilidade para fazer curvas.
Além disso, F-Zero apresentava um modo de jogo de alta velocidade e desafio que atraía jogadores competitivos. A trilha sonora do jogo, composta por Yumiko Kanki e Naoto Ishida, também se destacou por sua música eletrônica empolgante, que complementou perfeitamente a ação veloz nas pistas.
Apesar de parecer um pouco esquecida atualmente pela própria empresa que a criou, a influência da franquia pode ser vista em jogos subsequentes de corrida, tanto da Nintendo quanto de outras desenvolvedoras. Sua abordagem de corridas futurísticas e de alta velocidade ajudou a estabelecer o gênero de corrida futurista e antigravidade, que continuou a ser explorado em muitos outros jogos.
Ayrton Senna’s Super Monaco GP II (1992)
Um jogo muito especial para o público brasileiro, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II de 1992 foi lançado pela SEGA e ganhou destaque devido à sua associação com o lendário piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Desenvolvido com o objetivo de simular a experiência do campeonato de corrida mais famoso do mundo em um jogo, o game foi mais bem sucedido nesse aspecto em comparação com muitos outros da época. Os jogadores podiam escolher entre uma variedade de configurações de carros, ajustar a aerodinâmica e participar de corridas de alta velocidade em pistas baseadas em circuitos reais.
Uma característica notável do jogo era a perspectiva de visão, que alternava entre a interna do cockpit e a visão atrás do carro, oferecendo uma experiência mais imersiva e realista. Em termos de legado, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II é lembrado como um tributo ao lendário piloto e uma experiência autêntica de corrida para os jogadores da época. Sua associação com Senna o tornou um título respeitado e apreciado por fãs de automobilismo e jogadores de videogame, e ele permanece como um marco na história dos jogos de corrida relacionados à Fórmula 1.
Super Mario Kart (1992)
Super Mario Kart inaugurou um novo subgênero dentro do universo de jogos de corrida. Desenvolvido pela Nintendo, o jogo foi responsável por estrear a franquia de maior sucesso da história do gênero. Lançado para Super Nintendo, o game foi pioneiro em combinar o gênero de corrida de kart com o universo dos personagens da Nintendo. O jogo apresentou uma seleção de personagens icônicos da franquia Mario, como Mario, Luigi, Bowser e Princess Peach, cada um com suas próprias características e habilidades especiais. Essa mistura de elementos de kart e personagens populares tornou o jogo imediatamente atraente para os fãs da empresa.
Além disso, a jogabilidade de Super Mario Kart era única para a época. Ela equilibrava habilidades de direção com o uso estratégico de itens especiais, como cascos de tartaruga e bananas. Esses itens adicionavam um elemento de caos e estratégia às corridas, tornando o jogo acessível a jogadores de todas as idades, ao mesmo tempo em que oferecia profundidade para competições mais sérias.
O sucesso de Super Mario Kart levou ao desenvolvimento de muitas sequências e spin-offs da série, consolidando-a como uma das franquias de jogos de corrida mais populares e duradouras de todos os tempos. A influência do jogo pode ser vista em toda a indústria de jogos de corrida, com muitos outros títulos buscando capturar o equilíbrio entre diversão, competição e elementos de kart, como Sonic & All-Stars Racing Transformed, Diddy Kong Racing e muitos outros.
Top Gear (1992)
Top Gear é um jogo que provavelmente não entraria na lista de jogos mais importantes de nenhum site fora do Brasil. Entretanto, o jogo produzido pela Kemco fez parte da cultura gamer brasileira nos anos 90 e até hoje sua música principal é reconhecida em todos os cantos do país. Em 1992, existiam poucas razões para um jogador com acesso a Super Monaco GP II ou Super Mario Kart jogar Top Gear, visto que este era um game clone de um outro chamado Lotus Challenge e não apresentava grandes inovações no gênero que já não estivessem presentes em Out Run.
Porém, no Brasil, o acesso a jogos lançamentos era algo muito raro nos anos 90, logo, Top Gear foi um sucesso, principalmente em locadoras. Para muitos, era a primeira experiência com jogos de corrida, visto que fliperamas como Pole Position eram pouco acessíveis. Além disso, o jogo foi bem distribuído no país e recebeu alguma atenção de marketing na época, o que contribuiu para sua visibilidade e reconhecimento entre os jogadores.
Daytona USA (1994)
Daytona USA, lançado pela Sega em 1994, é um marco significativo na história dos jogos de corrida e dos fliperamas. O jogo se destaca por várias razões notáveis. Em primeiro lugar, o game impressionou com gráficos avançados para a época. Ele apresentava gráficos 3D poligonais e coloridos que proporcionavam uma experiência visual impressionante. Os modelos de carros e pistas foram bem projetados, criando uma sensação de realismo para os jogadores.
A jogabilidade era outra característica notável de Daytona. O jogo oferecia uma experiência de corrida de alta velocidade e ação intensa que atraía os fãs de corridas arcade. Os controles eram acessíveis, permitindo que os jogadores entrassem na ação rapidamente, enquanto a física realista dos carros acrescentava profundidade à jogabilidade.
Gran Turismo (1997)
Gran Turismo, lançado pela Sony em 1997 para o PlayStation, é um marco na história dos jogos de corrida e um dos títulos mais influentes do gênero. O primeiro lançamento da série revolucionou os jogos de corrida ao oferecer uma experiência de simulação automobilística altamente realista. O jogo se concentrou em recriar com precisão a física e o comportamento dos carros, tornando-o um dos primeiros títulos a levar a sério a simulação de corrida. Isso atraiu entusiastas de carros e fãs de corridas que buscavam uma experiência mais autêntica.
O game também se destacou por sua ampla seleção de carros, incluindo modelos licenciados de fabricantes de automóveis do mundo real. Os jogadores podiam personalizar e ajustar seus veículos para otimizar o desempenho, adicionando uma camada adicional de profundidade à jogabilidade. O primeiro Gran Turismo já apresentava uma grande variedade de pistas, desde circuitos de corrida até trilhas de montanha, proporcionando uma experiência diversificada de corrida com gráficos impressionantes para a época, com carros detalhados e ambientes realistas.
R4: Ridge Racer Type 4 (1998)
R4: Ridge Racer Type 4, lançado em 1998 para o PlayStation, é outro título essencial na história dos jogos de corrida e um ótimo exemplo do que significa a série Ridge Racer. Focado no estilo arcade, a sua jogabilidade era caracterizada por corridas de alta velocidade em corridas de rua que ficou marcada como um dos gameplays mais divertidos de sua época. Os controles eram acessíveis, permitindo que os jogadores mergulhassem na ação rapidamente, enquanto a mecânica de derrapagem era essencial para dominar as corridas.
Uma característica interessante do jogo foi a inclusão de uma narrativa em forma de novela visual que acompanhava a progressão do jogador. Isso adicionou uma camada de história à experiência de jogo, permitindo que os jogadores escolhessem diferentes caminhos narrativos. O sucesso de R4: Ridge Racer Type 4 contribuiu para a contínua popularidade da série Ridge Racer e solidificou seu lugar como uma das franquias de jogos de corrida mais queridas.
Need for Speed Underground (2003)
Poderíamos colocar a sua sequência nessa lista pela sua alta identificação e impacto na cultura gamer brasileira, entretanto Need for Speed Underground foi o responsável por popularizar as corridas de rua noturna com carros estravagantes e neon nos videogames. Lançado na mesma época do início da franquia de cinema Velozes e Furiosos, Underground se concentrou em personalização de carros e uma cena de corridas ilegais. Essa mudança de direção deu uma revigorada na série e a tornou mais relevante para a cultura automobilística da época.
Os jogadores podiam modificar e tunar seus veículos com uma variedade de opções, desde alterações visuais, como pintura e vinis, até melhorias de desempenho, como motores mais potentes e suspensão ajustável. Isso permitia que os jogadores criassem carros únicos que refletiam seu estilo e preferências.
Burnout 3: Takedown (2004)
A geração PlayStation 2 se destacou por ótimos jogos de corrida que conseguiam agradar uma grande variedade de público e dentre os responsáveis por isso está Burnout 3: Takedown. Lançado em 2004 pela Criterion Games, o jogo se destacou por sua jogabilidade arcade, onde os jogadores eram encorajados a dirigir de forma agressiva e causar acidentes espetaculares, conhecidos como takedowns, ao colidir com os oponentes. Esses takedowns eram uma parte fundamental da experiência de jogo e adicionavam uma camada de estratégia às corridas.
Um dos aspectos mais divertidos de Burnout 3: Takedown era o modo de jogo Crash, onde os jogadores tinham como objetivo causar o máximo de destruição possível em acidentes de trânsito em alta velocidade. Isso proporcionava uma experiência de jogo única e viciante que era uma adição bem-vinda ao gênero de jogos de corrida por ser algo que nenhum outro game entregava na época. Além disso, a trilha sonora do jogo, que apresentava uma mistura de rock e músicas energéticas, complementou perfeitamente a ação frenética nas pistas, tornando cada corrida ainda mais emocionante.
iRacing (2008)
O iRacing é o caso mais diferenciado da nossa lista e um dos jogos mais importantes da atualidade do cenário competitivo de jogos de corrida. Lançado em 2008 pela iRacing.com Motorsport Simulations, o game foi desenvolvido como um simulador profissional. O jogo oferece uma ampla variedade de carros, pistas e categorias de corrida, incluindo séries populares, como NASCAR, IndyCar, GT3 e muitas outras. Os veículos e circuitos são modelados com grande detalhe, com base em dados do mundo real e técnicas de escaneamento a laser para capturar com precisão os contornos das pistas.
Apesar de ter sido lançado em 2008, o jogo só alcançou o nível de popularidade que desfruta hoje nos últimos anos. Isso ocorreu quando experimentou um aumento considerável em sua popularidade durante a pandemia. Grandes pilotos começaram a utilizar a plataforma para organizar campeonatos online e como uma ferramenta de treinamento devido às restrições da época. Graças a atualizações constantes em gráficos, física e conteúdo, o jogo manteve sua relevância com visuais que não ficam atrás de nenhum outro jogo lançado nos últimos anos.
O iRacing seguiu um caminho diferente na indústria dos jogos de corrida, em vez de lançar uma série de jogos ao longo dos anos, a empresa optou por manter um único jogo e implementar um sistema de assinatura, pelo qual os jogadores pagam regularmente. Isso permitiu um desenvolvimento constante com aprimoramentos em busca do jogo de corrida perfeito.
F1 2010 (2010)
Lançado em 2010, F1 2010 foi o primeiro jogo da série oficial de Fórmula 1 a ser desenvolvido pela Codemasters, e marcou o retorno da competição aos videogames após um hiato. Como tal, ele carregava a responsabilidade de recriar com precisão o mundo da Fórmula 1, e conseguiu fazê-lo de maneira impressionante. O jogo apresentava todos os pilotos, equipes e circuitos da temporada, permitindo que os jogadores experimentassem a emoção do campeonato de perto. Os carros eram modelados com detalhes incríveis, e as pistas eram recriadas com base em dados do mundo real, oferecendo uma sensação autêntica.
A jogabilidade de F1 2010 foi elogiada por sua combinação de realismo e acessibilidade, o que ocorre até hoje nos jogos da série. O game oferecia uma física de condução precisa que desafiava os jogadores a dominar as características únicas dos carros da categoria. Ao mesmo tempo, várias opções de assistência estavam disponíveis para tornar o jogo acessível a pilotos de todos os níveis de habilidade. Além disso, uma característica importante foi o modo carreira, onde os jogadores podiam criar seu próprio piloto e participar de temporadas completas, gerenciando aspectos como contratos, desenvolvimento de carros e estratégia de corrida.
Forza Horizon (2012)
A série Forza estreou nos consoles da Microsoft em 2005, entretanto, em 2012 teve uma explosão de popularidade com o lançamento de Forza Horizon. Enquanto os jogos anteriores da série eram mais orientados para a simulação e focados em pistas de corrida tradicionais, o novo game introduziu um ambiente de mundo aberto e uma abordagem mais descontraída das corridas. Isso permitiu que os jogadores explorassem um vasto mundo virtual inspirado no Colorado, Estados Unidos, enquanto participavam de uma variedade de eventos e desafios.
A jogabilidade de Forza Horizon equilibrava habilidades de direção realistas com a acessibilidade de um jogo de corrida de mundo aberto. Os controles eram ajustáveis, permitindo que os jogadores escolhessem o nível de realismo desejado. Isso atraiu tanto jogadores casuais quanto aficionados por simulação de corrida. Dessa forma, o sucesso do título abriu uma nova era de jogos de corrida para os consoles Xbox que existe até hoje.
Asphalt 8: Airborne (2013)
Asphalt 8: Airborne entra nessa lista como um dos jogos mais importante no universo do smartphones, provando para todos que é possível fazer um ótimo game de corrida com bons gráficos em dispositivos móveis. Os carros eram ricamente detalhados, as pistas apresentavam ambientes variados e os efeitos visuais eram espetaculares, contribuindo para uma experiência visualmente impactante.
A jogabilidade do jogo era focada em corridas de alta velocidade e manobras impressionantes. Uma das características distintivas do jogo era a capacidade de realizar acrobacias aéreas enquanto competia nas pistas. Os jogadores podiam realizar saltos espetaculares, loopings e giros em pleno ar, o que adicionava uma camada de emoção às corridas.
Mario Kart 8 (2014)
Mario Kart 8 é o jogo de maior sucesso da série. Sendo lançado ainda no Nintendo Wii U e recebendo uma nova versão no Nintendo Switch, o jogo manteve a tradição da série de oferecer corridas divertidas e frenéticas com os personagens icônicos do universo Mario da Nintendo. Uma das características distintivas do jogo foi a introdução do Anti-Gravidade. As pistas apresentavam seções onde os karts podiam se transformar em veículos sem rodas, permitindo que os jogadores dirigissem nas paredes e até de cabeça para baixo. Isso adicionou uma dimensão extra à jogabilidade e trouxe uma nova camada de estratégia às corridas.
Com o lançamento de Mario Kart 8 Deluxe, o jogo recebeu novas atualizações e 48 pistas apenas em 2023, totalizando 96 circuitos diferentes em um jogo que já vendeu mais de 62 milhões de cópias ao longo dos anos reunindo as duas versões do game.
Assetto Corsa (2014)
Assetto Corsa foi lançado em 2014 pela Kunos Simulazioni e é altamente respeitado pela sua ênfase na simulação de condução realista. Ele se esforça para recriar com precisão a física e o comportamento dos carros, tornando-o uma escolha popular para entusiastas de simulação de corrida. Os jogadores podem sentir as diferenças sutis de dirigir diferentes carros e ajustar o comportamento dos veículos por meio de configurações personalizadas.
O jogo apresenta uma ampla seleção de carros licenciados de fabricantes de automóveis do mundo real, abrangendo uma variedade de classes e categorias de veículos. Além disso, oferece uma seleção diversificada de pistas, desde circuitos de corrida até estradas de montanha. Assetto Corsa também se destacou por seus gráficos impressionantes e detalhados, que capturavam os carros e pistas com grande autenticidade. A iluminação e os efeitos visuais contribuíam para uma experiência visual envolvente.
Horizon Chase Turbo (2018)
Tem jogo brasileiro nessa lista! Lançado pela Aquiris Game Studio – atualmente conhecida como Epic Games Brasil -, temos Horizon Chase Turbo. O jogo é uma grande homenagem aos clássicos jogos de corrida arcade dos anos 80 e 90. Seu estilo visual e jogabilidade se baseiam em jogos previamente citados nessa lista como Out Run e Top Gear.
A jogabilidade é acessível e divertida, com controles simples que permitem que os jogadores entrem rapidamente na ação. O jogo contém uma variedade de carros que são inspirados em veículos desde Fiat Uno da firma até Ferrari e uma ampla seleção de pistas que atravessam locais ao redor do mundo, incluindo cidades brasileiras como Brasília, Niterói e Salvador. Sua combinação de estilo retrô, jogabilidade envolvente e trilha sonora o tornam uma escolha perfeita para os fãs de jogos de corrida e para aqueles que apreciam a herança dos jogos retrô.
Gran Turismo 7 (2022)
Chegando aos títulos mais recentes e relevantes no mundo dos jogos de corrida, temos o Gran Turismo 7, lançado em 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5. Este título marcou um retorno às raízes da série, após quase 10 anos desde o lançamento do sexto jogo da franquia. Durante esse período, foi lançado o Gran Turismo Sport, que não agradou a todos devido à sua falta de conteúdo offline.
No entanto, o GT7 conseguiu resgatar tudo o que tornou a série especial. Além de oferecer uma jogabilidade focada em proporcionar uma simulação realista e detalhada de corrida, com uma ampla seleção de carros e pistas recriadas com precisão, o jogo também prestou uma grande homenagem à história do automobilismo. Com um modo offline recheado de conteúdo e diversas corridas e campeonatos para o jogador disputador atrelado a um modo online que pega tudo o de melhor que tinha no GT Sports, o Gran Turismo 7 é basicamente o jogo definitivo da franquia.
Forza Motorsport (2023)
Por fim, o mais novo recente lançamento da série Forza desenvolvido pela Xbox Game Studios. Diferente do Forza Horizon que aposta em uma experiência mais arcade e focada na diversão de participar de um festival automotivo, o Forza Motorsport volta às origens da série trazendo uma experiência de simulação, onde a física e as configurações alteram completamente a forma de dirigir e fazer cada curva.
Além de ser um jogo de qualidade impecável que coloca o realismo em primeiro lugar com um gameplay incrível, talvez um dos grandes aspectos desse jogo e que talvez fique como um grande legado para o futuro dos jogos de corrida seja a sua acessibilidade. Com diversas opções que conseguem fazer até mesmo uma pessoa com deficiência visual vencer uma corrida e conseguir se divertir em um gênero que antes seria algo impossível, o jogo consegue manter o desafio típico dos simuladores sem deixar de lado as pessoas que necessitam de adaptações para ter a experiência completa.
Veja mais
Fonte: InMotion Gaming, Overtake, Let’s Uncover History e ScreenRant.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (13/10/23)
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