Índice
Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars foi um dos últimos grandes jogos do Super Nintendo. Lançado em maio de 1996, poucos meses antes da chegada do sucessor do console 16-bits da Nintendo, o Nintendo 64, ele foi um jogo marcante para uma grande parcela do público, pois trouxe mecânicas de RPG ao mundo mágico de Super Mario, servindo para muitos, inclusive eu, de porta de entrada para o gênero até então de nicho nos videogames.
Às vésperas do lançamento de seu remake para o Nintendo Switch, fique sabendo de tudo que rolou nos bastidores deste projeto lendário, fruto da vontade de Shigeru Miyamoto de colocar Mario e seus amigos em um RPG e o desejo da Squaresoft em desenvolver um jogo do gênero que tivesse mais impacto fora do mercado nipônico!
A relação das gigantes ia de mal a pior
Muito já foi falado sobre o rompimento das duas empresas, que com a chegada do sétimo volume da série da Squaresoft, Final Fantasy VII, as chances de ele sair para um console da Nintendo se tornavam cada vez menores. Com o advento do CD-ROM, o lar de Mario tentou entrar no jogo ao aliar-se à Sony, para o desenvolvimento do Nintendo PlayStation.
É isso mesmo que você leu: o PlayStation era para ser da Nintendo. Infelizmente, por pura teimosia da diretoria da empresa em sua sede no Japão, ele não veio a tornar-se realidade, e a Sony acabou tocando seu aparelho sozinho, que foi um sucesso arrebatador.
Essa ruptura tem relação direta com a briga entre a Nintendo e a Squaresoft, pois a desenvolvedora queria uma plataforma com mais capacidade de armazenamento, muito mais que um cartucho suportaria, e como sua parceira não arredou o pé, levou o jogo para a nova concorrente!
O nascimento de um clássico
Super Mario RPG marcou o fim oficial da parceria de muitos anos entre a Casa do Cogumelo e a Squaresoft, cuja relação frutífera rendeu clássicos até então exclusivos aos consoles Nintendo, como o gigante Final Fantasy. Super Mario RPG tem uma história bastante emocionante de desenvolvimento, que demorou quase três anos para finalmente chegar às prateleiras.
O inegável talento da equipe da Squaresoft, aliado ao charme inesgotável da turma do bigodudo, resultou em um RPG de fácil entrada, mas com conteúdo atraente a veteranos do estilo de jogo. Pela primeira vez, uma aventura desse tipo, em turnos, passou a contar também com os reflexos do jogador, da mesma maneira que os jogos que colocaram o nome do encanador no mapa.
Isso porque Super Mario RPG requer timing na hora de atacar e se defender. Ao apertar o botão no momento do impacto, o dano causado é maior, e, inversamente, a defesa será perfeita. Não somente tal mecânica acontece quando se está pulando, mas também socando, martelando, enfim, ela serve para toda e qualquer ação no jogo.
E para quem estranhou haver elementos dos jogos de plataforma somente no combate, bem, não é o caso: espalhado pelo mundo de Super Mario RPG, há os já conhecidos blocos e muitos canos, e seu funcionamento é o mesmo de sempre. Basta pular!
Não se deixe enganar por essas novidades, afinal, o jogo traz o mesmo peso de Final Fantasy na sua jogabilidade, com o uso de itens de restauração de vida, inimigos com os mais diversos efeitos que negativam as suas habilidades, e, é claro, vários estágios, um mais poderoso que o outro.
A Squaresoft não se segurou na hora de injetar dificuldade no jogo, mas na medida certa, suficiente para dar um belo sacode até nos jogadores mais calejados. Mesmo sem saber naquele momento que este seria o derradeiro projeto da parceria entre as duas gigantes, fica claro ao se jogar Super Mario RPG que colocaram todo seu talento nele.
Qual é a trama dessa estreia nos RPGs?
Super Mario RPG é o jogo que deu início à quebra de paradigma da temática que vemos com muita frequência hoje em dia. Antes rivais, agora Mario e Bowser estão unidos sob uma causa em comum, ao se depararem com um perigo que ameaça a todos: o malvadão Smithy, que tomou à força o castelo do rei dos Koopas, deixando-o no olho da rua.
Com a chegada da gangue, a estrela suprema, que reina sobre todas as outras, foi dividida em sete partes, espalhadas pelo colorido mundo do jogo. Cabe a Mario e seus amigos juntá-las!
Além do mais, essa aventura foi uma das primeiras a não colocar a personagem da princesa Peach como uma dama em perigo, sem a capacidade de se defender. Muito longe disso – ela faz parte da equipe e usa uma frigideira para atacar inimigos.
Mallow e Gino são estreantes e exclusivos a este jogo. Membro do povo da nuvem, Mallow viu-se separado de sua gente quando nasceu, vivendo como um girino sob a tutela do sábio Sapão; Gino, por sua vez, é uma marionete que ganhou a vida após a queda de uma das estrelas!
Junto de seus novos amigos, a grande missão de Mario o levará a pontos do reino do Cogumelos nunca vistos em outros jogos da série, sem falar de inimigos e chefes totalmente novos, como o atrapalhado Booster, que mora em uma torre misteriosa cheia de armadilhas.
O que esperar do remake
Anunciado como parte de um Nintendo Direct em junho deste ano, o remake de Super Mario RPG tem lançamento marcado para o próximo dia 17. Exibindo novos gráficos atualizados, a nova versão do jogo, agora no Switch, será uma excelente oportunidade para quem nunca jogou a versão original.
Dito isso, quem já curtiu o jogo no Super Nintendo, há uma razão para jogar o remake: o primeiro RPG de Mario nunca esteve tão bonito. A versão original, como você deve lembrar, utilizava-se de gráficos pré-renderizados, no estilo da série Donkey Kong Country, da Rare. Há quem ainda goste do estilo, mas hoje em dia é bem datado.
Tirando a idade visível da apresentação, Super Mario RPG continua sendo um jogo extremamente carismático e cheio de charme, e seu sistema de batalha ainda é um dos melhores, pois foi o precursor de tudo que vimos nas séries Paper Mario e Mario & Luigi, franquias que surgiram após o incrível sucesso dessa que foi a obra final de uma época áurea para a Nintendo e para a Squaresoft.
E fique ligado no site, pois teremos um review fresquinho do remake!
VEJA MAIS
Fonte: Nintendo Life, Wikipedia
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (10/11/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.