Índice
A Meta AI (ou Meta IA) é a plataforma de inteligência artificial que chega para concorrer com o Gemini do Google e o ChatGPT da OpenAI. A ideia é trazer recursos inovadores para você usar no WhatsApp, Instagram e Facebook, por exemplo. Veja como isso vai funcionar:
O que é a Meta AI (Meta IA)?
Baseada no modelo de linguagem Llama 3 da empresa, e futuramente incorporada aos aplicativos, redes sociais e serviços da Meta, a plataforma Meta AI permitirá a criação de imagens, vídeos e GIFs, direto dos aplicativos, além de ajudar os usuários na criação, edição e tradução de textos e mensagens. A IA poderá sugerir o que escrever e até transcrever mensagens de áudio.
No exemplo abaixo, ainda em fase de testes, você pode ver como a Meta AI consegue criar imagens a partir de comandos ou prompts de texto:
A inteligência artificial da Meta já está inclusive disponível no óculos inteligente Ray-Ban Meta, onde o usuário pode ditar comandos de voz logo após dizer “Hey, Meta“. O óculos, que possui microfones e caixas de som embutidas, ouve o comando e responde o usuário, conectando-se à IA.
Na segunda etapa de lançamento, ela será implementada em aplicativos de nosso dia a dia para que estas verdadeiras ferramentas de comunicação ganhem ainda mais recursos. A gente explica como o WhatsApp, Instagram e Facebook estarão ainda melhores nos próximos parágrafos.
Meta AI no WhatsApp
Será possível conversar com o assistente pessoal da Meta em uma janela especial e pedir diversos conteúdos. Imagine que, da mesma forma que você usa o ChatGPT em seu dia a dia, a IA do WhatsApp chega para ser este apoio, podendo ser ativada na tela inicial do app. Veja este exemplo obtido pelo WABeta Info:
Você poderá pedir para que, por exemplo, inteligência artificial do WhatsApp, faça uma pesquisa na internet e a fonte para a resposta será enviada logo depois.
O recurso mais interessante está no comando “imagine“. Com ele, será possível pedir para que a IA crie imagens, vídeos e GIFs em diversos estilos, além dela ter autonomia para figurinhas únicas que podem ser enviadas para quem você quiser.
Quando estiver disponível, basta mencionar a inteligência artificial no grupo, por meio de um “@”, da mesma forma que já faz quando precisa marcar uma pessoa em alguma mensagem. Em seguida, na mesma mensagem, basta enviar o comando para receber o que deseja em alguns segundos.
Também no WhatsApp, a Meta AI conseguirá recomendar restaurantes com características específicas como vista ou opções do cardápio e encontrar shows em determinado dia e local.
Meta AI no Instagram
No Instagram, o grande foco está na criação de imagens. Basta mencionar o robô em algum bate-papo por meio do @Meta AI e em seguida usar o comando /imagine, seguido de uma descrição da imagem que você deseja receber, para ter uma foto completamente original.
Todos os resultados enviados pela IA do Instagram requerem conexão com a internet, pois ele roda em servidores que servem como a fonte das informações. A gente lembra que vale a pena fazer uma checagem em tudo o que for enviado, pois há chances de erros serem realizados pela Meta AI, algo que pode acontecer com toda e qualquer inteligência artificial.
Meta AI no Facebook
Via Facebook, será possível receber informações sobre uma publicação que chamou sua atenção, incluindo possíveis dados sobre a foto e o autor da postagem. Isso deve ajudar a combater uma possível desinformação.
O Messenger também ganhará o poder de desempenho para fazer pesquisas, criar conteúdos dos mais diversos tipos e ser um verdadeiro assistente em conversas com uma pessoa ou grupos.
Uma versão web da Meta AI também foi preparada e, ao fazer login, você poderá ter acesso a todas as conversas. Inclusive, o domínio já existe, mas ele ainda não pode ser acessado por brasileiros e moradores de demais países onde o robô da Meta não está disponível.
Quando a META AI vai chegar?
Durante o evento Meta Conversations, Mark Zuckerberg anunciou que a Meta AI será lançada no Brasil em julho de 2024, já com suporte para entender comandos e enviar respostas em português. Uma parcela de pessoas que faz parte do programa de testes do WhatsApp já recebeu a novidade, mas todos os usuários devem ter acesso aos recursos ainda no sétimo mês do ano.
Até o fechamento desta matéria, a plataforma Meta AI estava disponível nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Singapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.
Sem dúvidas, a novidade tem tudo para ser uma ótima ferramenta para quem usa o Instagram, WhatsApp e Facebook, ainda mais que não terá nenhum custo para ser usada. Mas diga pra gente nos comentários: como você se imagina usando a Meta AI?
Saiba mais:
Veja também
A matéria traz uma explicação clara e detalhada sobre como a Meta está integrando IA no WhatsApp, Instagram e Facebook, mostrando como a tecnologia está moldando a forma como nos conectamos. A abordagem sobre as possibilidades e desafios dessa inovação é super relevante, principalmente para quem quer entender o impacto da inteligência artificial no nosso dia a dia. Parabéns pela análise completa e informativa! 🤖📱