Índice
A Qualcomm anunciou diversas novidades para a MWC 2024 (Mobile World Congress), que este ano acontece entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona. A empresa, conhecida por fabricar processadores para os mais diversos dispositivos, anunciou o lançamento de uma plataforma que ajudará desenvolvedores de inteligências artificiais a trabalhar de forma otimizada e em menor tempo, além de ser possível realizar os testes prático logo ao final do desenvolvimento. Confira todas as novidades.
A plataforma de desenvolvimento de AIs da Qualcomm
A primeira novidade da Qualcomm para a MWC 2024 é focada para que profissionais façam a criação de aplicações que bebem da fonte de inteligência artificial para os dispositivos que possuem chips da empresa. Para este primeiro momento, foi ressaltado que haverá mais de 75 modelos de linguagem disponíveis para uso imediato. O processo de desenvolvimento será dessa forma:
- O desenvolvedor seleciona o modelo de linguagem;
- Em seguida, é hora de escolher a plataforma-alvo (dispositivo) para qual a IA irá funcionar
- O desenvolvimento acontece logo em seguida e, ao final, será possível baixar uma demo para os testes na prática serem realizados.
Entre os benefícios, a Qualcomm lembra que será possível fazer o desenvolvimento em menor tempo e, assim que os testes práticos sejam realizados, os profissionais também saberão a quantidade real de memória RAM necessária para que as funcionalidades rodem sem problemas.
Os desenvolvedores podem integrar perfeitamente esses modelos em seus aplicativos, reduzindo o tempo de lançamento no mercado e aproveitando os benefícios das implementações de IA no dispositivo, como imediatismo, confiabilidade, privacidade, personalização e economia de custos.
Qualcomm sobre sua plataforma de desenvolvimento de AIs
A Qualcomm AI Hub estará disponível no GitHub e Hugging Face, plataformas comumente utilizadas por desenvolvedores. Uma data de lançamento ainda não foi divulgada, mas ela deve estar disponível para uso ainda durante o primeiro semestre de 2024.
Snapdragon X80 5G Modem-RF System
Previsto para ser instalado em processadores para diversos dispositivos, este novo modem conta com o sistema de conectividade Qualcomm FastConnect 7900. Ele foi anunciado como o primeiro a levar conectividade Wi-Fi 7, Bluetooth e conexão ultralarga em um único chip. A empresa deixará de usar pequenos componentes em um mesmo chip para usar apenas o sistema de conectividade desenvolvido para aparelhos lançados a partir de 2024.
Conforme a empresa, “o Snapdragon X80 5G é o modem 5G mais avançado do mundo” devido ao suporte para comunicação via satélite NB-NTN totalmente integrado e suporte de comunicações para conectividade a redes não-terrestres.
Um acelerador tensor dedicado potencializa a otimização de IA que melhora o rendimento, qualidade de serviço (QoS), cobertura, latência, eficiência de espectro, eficiência de energia e gerenciamento de feixe mmWave.
Qualcomm sobre o novo modem X80 5G
O novo sistema de conectividade utiliza recursos de inteligência artificial para entregar a melhor experiência de uso em tudo o que oferece. A Qualcomm, que está apostando no conceito “AI Everywhere” ou “AI em todos os lugares”, aproveitou para citar que os investimentos em AI em serviços de conectividade serão ainda mais vistos. O FastConnect 7900 é apenas o primeiro passo para isso começar a dar certo.
O futuro da IA generativa é híbrido, com a inteligência no dispositivo trabalhando em conjunto com a nuvem para fornecer maior personalização, privacidade, confiabilidade e eficiência. A conectividade é fundamental para ajudar a escalabilidade da IA generativa e sua extensão pela nuvem, borda e dispositivos, e as soluções de IA estão nos permitindo fornecer conectividade de próxima geração que pode dar suporte a esta era da IA generativa. Como a empresa impulsiona a computação inteligente em todos os lugares, estamos permitindo que o ecossistema desenvolva e comercialize casos de uso generativos de IA, experiências e produtos líderes em categorias de dispositivos, incluindo smartphones, PCs de última geração, dispositivos XR, veículos, robótica e muito mais.
Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm
AI LoRA
Sigla para Low Rank Adaption, esta é a tecnologia que usa uma imagem já existente e altera seu estilo por completo. Durante os exemplos exibidos, a foto de um gato filhote teve o estilo totalmente alterado em apenas alguns segundos. A Qualcomm cita que será possível criar novas fotos baseadas em preferências artísticas ou pessoais.
Tal poder de processamento ocorre com mais de um bilhão de parâmetros “emprestados” do Stable Diffusion, além do trabalho desenvolvido pela Qualcomm. A nova inteligência artificial deve rodar em smartphones Android, então nos resta esperar pelo futuro para que ela seja lançada por alguma empresa ou esteja disponível nos próximos processadores da Qualcomm.
A empresa aproveitou para falar que todo o processamento e criação de novas imagens acontece no próprio dispositivo, sem a necessidade de alguma foto ou comando ser enviado para a nuvem e esperar que um resultado seja entregue.
Reconhecimento de música no PC
Aplicativos como Shazam e assistentes pessoais como Siri, Google Assistente e Amazon Alexa possuem capacidade para ouvir uma música e rapidamente identificá-la, certo? Mas isso ainda não estava disponível para computadores — até agora. Em mais um anúncio para a MWC 2024, a Qualcomm anunciou modelos de linguagem que conseguem ouvir uma canção para que a identificação aconteça logo em seguida.
Além de ser possível enviar um arquivo de áudio para o modelo de linguagem, a novidade pode ser ativada para escutar o som que está tocando no ambiente e, rapidamente, uma resposta será enviada. O usuário também poderá usar o modelo de linguagem para reconhecer falas.
Este recurso está passando pelos primeiros testes, mas deve chegar aos modelos com processador Snapdragon X Elite em breve. Vamos aguardar por mais informações.
“ChatGPT” nativo no Android
Finalizando as novidades, a exibição de um modelo de IA generativa de criação de textos e imagens também foi feita pela Qualcomm. Rodando de forma nativa, dentro do próprio smartphone ou tablet com Android, esta novidade conta com mais de sete bilhões de parâmetros.
A maior novidade, além de rodar diretamente nos dispositivos, é que tem a capacidade de compreender as imagens enviadas. Sem data de chegada aos smartphones até o fechamento desta matéria, também será possível interagir da mesma forma que interagimos com assistentes pessoais como o Google Assistente, Siri e Alexa.
Quando você acha que todas as novidades devem estar disponíveis para testarmos nos aparelhos que usamos no dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Qualcomm anuncia plataforma 5G FWA Ultra Gen 3 para internet banda larga fixa
Com informações: Qualcomm Newsroom
Revisado por Glauco Vital em 26/2/24.