Vai com deus! 15 tecnologias que morreram em 2023. Google podcasts, suporte ao windows 8. 1 e mais tecnologias que deram adeus no ano que acaba. Veja a lista completa!

Vai com deus! 15 tecnologias que morreram em 2023

Avatar de victor pacheco
Google Podcasts, Suporte ao Windows 8.1 e mais tecnologias que deram adeus no ano que acaba. Veja a lista completa!

Mais um ano se encerra e é bem normal que as empresas escolham por descontinuar alguns produtos e serviços para focar em outras coisas. Você pode sentir falta e algumas delas nunca deveriam nos deixar, mas tudo precisa ter um fim. Confira a lista completa e os motivos pelos quais as empresas tomaram estas decisões.

Google Stadia

Google stadia como uma das tecnologias que morreram em 2023
Google Stadia foi oficialmente desativado em janeiro (Foto: Divulgação)

O primeiro item de nossa lista até que durou mais tempo do que esperávamos: o serviço de assinatura de jogos do Google, anunciado em novembro de 2019 durante a grande leva de lançamentos de mais serviços como este, o Stadia, não durou muito tempo e foi desativado em 18 de janeiro de 2023.

A notícia foi anunciada em setembro de 2022 e todos os clientes que ainda tinham uma assinatura ativa receberam um estorno. A baixa adesão de assinaturas é o motivo do Google Stadia estar entre nossa lista de tecnologias que morreram, além de outros serviços como Xbox Games Pass e PlayStation Plus serem mais completos.

Vale lembrar que, assim como o Amazon Luna, o Google Stadia nunca funcionou no Brasil e em mais países do mundo, o que também pode ter desencadeado um certo prejuízo para a Alphabet. Quem sabe numa próxima, né?

Aplicativo do Google Street View

Aplicativo do google street view como uma das tecnologias descontinuadas de 2023
Aplicativo do Google Street View deixou de existir e agora está apenas no Google Maps (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O Google disponibilizou um app separado do Street View para Android e iOS, em 2007. O serviço foi integrado ao aplicativo Google Maps e, em 21 de março de 2023, o suporte foi encerrado e ele tornou-se indisponível na Google Play Store.

Apesar de não funcionar mais em um aplicativo separado, o serviço segue disponível. A maior perda é a funcionalidade Photo Paths, que permitia que os usuários enviassem fotos 2D para o serviço, de forma gratuita. Ainda é possível instalar o aplicativo do Google Street View por meio de APKs, mas a empresa não se responsabiliza por bugs ou instabilidades.

Google Domains

Logo do google domains como uma das tecnologias que acabaram
Domains foi vendido para sua principal concorrente (Foto: Divulgação)

Este serviço não morreu propriamente, mas não existe mais da forma que o conhecíamos. Em 15 de abril de 2023, o Google Domains foi vendido para a Squarespace, um famoso construtor de sites.

A Alphabet realizou a venda para sua principal concorrente neste mercado por US$ 180 milhões, em uma decisão histórica neste mercado. Os clientes puderam continuar como clientes da Squarespace ou buscar outra empresa. O Google Domains foi lançado em 13 de junho de 2014 e, por muito tempo, foi considerado a maior e melhor compra de endereços web para quem queria ter um site.

Google Podcasts

Logo do google podcasts
Google Podcasts foi integrado ao YouTube Music (Foto: Reprodução/Google)

Por conta do sucesso e maior adesão do YouTube Music em países de todo o mundo, a gigante dos navegadores também decidiu acabar com seu aplicativo dedicado para podcasts. Dito isso, o Google Podcasts participa de nossa lista de tecnologias que acabaram durante o ano de 2023.

A empresa não recomenda mais o uso deste aplicativo, apesar dele ainda estar disponível para uso. Entretanto, a partir de 01 de abril de 2024, não será mais possível mais enviar novos episódios de áudio para o serviço, assim como não haverão mais atualizações.

Os episódios presentes no aplicativo já foram automaticamente realocados para os servidores do YouTube Music e o Google recomenda que os criadores façam isso desde o anúncio do fim do Google Podcasts, que aconteceu em 26 de setembro de 2023. Você chegou a usar o serviço alguma vez, desde quando foi lançado em 2018? Diga pra gente nos comentários!

Google Play Movies no Android TV

Aplicativo do google play movies na android tv
Google Play Movies foi alocado para Loja (Foto: Reprodução/Droid Life)

Esta é mais uma decisão estratégica para que tudo fique centralizado em apenas um aplicativo. No começo de dezembro de 2023, o Google decidiu acabar com o aplicativo Google Play Movies para quem usava seu sistema operacional de smart TVs e agora tudo pode ser encontrado na Play Store.

Isso já havia acontecido com quem usava o Google Play Movies no Android e iOS e, a partir deste ano, o aplicativo entra para a lista de tecnologias que morreram. Tudo o que foi alugado/comprado ainda pode ser assistido: basta que a mesma conta que você fez a compra no Google Play Movies esteja logada no Google TV.

Messenger para Apple Watch

Vai com deus! 15 tecnologias que morreram em 2023. Google podcasts, suporte ao windows 8. 1 e mais tecnologias que deram adeus no ano que acaba. Veja a lista completa!
Meta não tem mais aplicativo do Messenger para Apple Watch (Foto: Reprodução/9To5Mac)

Usuários do relógio da Apple perderam alguns aplicativos que estavam acostumados a usar em seu dia a dia: além do aplicativo da Uber e o Microsoft Authenticator, quem tem um Apple Watch não poderia mais responder as mensagens que recebia no Facebook, diretamente pelo relógio. Ainda é possível receber notificações, mas será necessário usar o iPhone para enviar mensagens.

O Facebook não especificou o motivo pelo qual deixou de oferecer o aplicativo para quem usa o watchOS, mas uma mensagem começou a ser exibida em março deste ano e, já no dia 01º de abril, não era mais possível usar o Messenger no Apple Watch. Com isso, ele entra em nossa lista de tecnologias que morreram em 2023.

Messenger Lite para Android

Messenger lite como uma das tecnologias que morreram em 2023
Messenger Lite foi oficialmente encerrado em 2023 (Foto: Reprodução/Meta)

Lançado como uma versão mais leve para quem não desejava ou não podia usar o Messenger original, o Messenger Lite era um aplicativo que enviava mensagens, fotos, vídeos e até mesmo fazia chamadas. A Meta não explicou o exato motivo pelo qual deixou de oferecer o aplicativo para quem usa Android mas, em setembro de 2023, ele foi removido da Google Play Store e também deixou de receber atualizações. Quem também tinha o Messenger Lite foi obrigado a usar o aplicativo tradicional.

Rumores apontam que, após a empresa de Mark Zuckerberg adotar a criptografia de ponta a ponta em todos os seus aplicativos, foi necessário tomar a decisão para entregar maior segurança para seus usuários. Usuários de iOS não podem mais usar o aplicativo desde agosto de 2020.

Cortana

Cortana como uma das tecnologias que morreram em 2023
Demos adeus à Cortana em 2023 (Foto: Reprodução/Microsoft)

O mês de outubro foi marcado pela Microsoft pelo lançamento do Windows Copilot, a inteligência artificial integrada ao sistema que consegue criar textos, imagens e também alterar configurações por meio de comandos enviados por uma janela de bate-papo. Antes disso, em 11 de setembro, a Microsoft acabou com o aplicativo e suporte para a Cortana, que foi lançada com o Windows Phone 8.1.

Pode-se dizer que a assistente pessoal nunca fez tanto sucesso como esperado: apesar de ser inovadora, ela não foi tão utilizada quanto sua criadora esperava e sempre era deixada de lado.Isso também aconteceu por conta do sucesso de outras assistentes, como o Google Assistente, Siri e Alexa da Amazon.

Você usou a Cortana, em alguma das versões do Windows em que ela esteve disponível?

Wordpad

Wordpad
Wordpad se juntou à Cortana (Foto: Reprodução/Oh No They Didn’t)

Disponibilizado para o Windows 95, em 24 de agosto de 1995, o Wordpad foi perdendo espaço para opções mais completas como o Word e Bloco de notas. Muitas pessoas até acharam que ele já havia entrado na lista de tecnologias descontinuadas, mas apenas em 1º de setembro de 2023 que o fim foi oficializado.

A empresa informou que ainda será possível abrir documentos com extensão .doc e .rtf pelo Word, que é muito mais completo e atualmente mais utilizado que o Wordpad. Quem precisa de arquivos em .txt pode seguir com o uso do Bloco de notas, que está ganhando cada vez mais recursos e deve ter um contador de caracteres e salvamento automático em 2024.

O WordPad não está mais sendo atualizado e será removido em uma versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto sem formatação, como .txt.

Microsoft em página de suporte sobre fim do Wordpad.

Microsoft Surface Duo

Microsoft surface duo
Smartphone da Microsoft chegou quando modelos com telas flexíveis já existiam (Foto: Reprodução/Microsoft)

Lançado em 2019 com a ideia de parecer um smartphone com tela dobrável, mas que na verdade tinha duas telas conectadas por uma dobradiça de metal, o Microsoft Surface Duo teve duas versões, mas a ideia não foi tão bem quanto a empresa fundada por Bill Gates esperava.

Ele chegou a receber atualizações, mas bugs e erros de inicialização apenas trouxeram problemas para o dispositivo. Além disso, a falta de aplicativos apenas para rodar nas duas telas também colaborou para que a empresa deixasse o smartphone de lado e encerrasse o suporte a partir de 10 de setembro de 2023. Modelos como o Galaxy Z Flip e Xiaomi Mix Flip também chamaram mais atenção do que o Microsoft Surface Duo.

Magsafe Battery Pack

Magsafe battery pack
Bateria externa deixou de ser vendida pela Apple, mas ainda pode ser encontrada no mercado de tecnologia (Foto: Reprodução/ZD Net)

Considerado uma bateria externa para iPhones, a Apple tomou a decisão de parar de vender e fabricar o Magsafe Battery Pack com o lançamento da linha iPhone 15, que conta com a entrada USB-C. Disponibilizado em 2021, com a conexão Lightning, ele ainda pode ser encontrado em lojas tradicionais como Amazon.

A empresa não explicou o motivo específico para colocar o Magsafe Battery Pack na lista de tecnologias que morreram, mas rumores apontam que agora que está investindo em produtos com entradas USB-C, a empresa está tirando o foco daqueles que ainda tinham a entrada lightning. Podemos esperar que o Magsafe Battery Pack volte ao mercado em breve, mas apenas o tempo nos trará esta resposta (ou não).

Linha ASUS Zenfone

Linha zenfone 10
Linha Zenfone pode chegar ao fim, mas ASUS nega (Foto: Divulgação)

Pode-se dizer que ainda estamos na casa dos rumores, mas o Zenfone 10 foi o último smartphone para o mercado tradicional que a ASUS colocou no mercado. Informações do jornal taiwanês Technews Taiwan citam que os profissionais responsáveis por esta linha já foram realocados em outros setores da ASUS. A empresa também deixou de disponibilizar antigos firmwares de seus antigos modelos, o que reforça os rumores de que a linha Zenfone realmente foi descontinuada.

A informação mais concreta sobre os futuros smartphones da ASUS é que a empresa irá focar na linha ROG, que atualmente está em sua sétima geração e é voltada para quem gosta de ter uma experiência gamer e de alta performance.

O Zenfone 10 foi lançado no Brasil em 01 de novembro e o Showmetech já testou o pequeno notável, não deixe de conferir nossa opinião.

Metaverso

Foto animada da lápide do metaverso
Metaverso pode estar com os dias contados (Foto: Reproddução/Big Think)

Esta é outra tecnologia que ainda não morreu, mas especialistas de mercado apontam que ela está com os dias contados. Um dos grandes booms da pandemia de COVID-19, o metaverso surgiu para mudar a realidade virtual que conhecíamos ao trazer experiências de compra, interação virtual e jogos. A Meta, inclusive, foi das empresas que mais investe neste mercado.

Mas em 2023, pouco se fala sobre a tecnologia, apesar de novos usos terem surgido nos últimos dois anos. O metaverso ainda é bastante utilizado para treinamentos de empresas, para reuniões em grupos e também para jogos. Mas, com a pandemia chegando ao fim e os estabelecimentos voltando a abrir, a ideia foi deixada de lado por muitas pessoas.

O metaverso ainda não está na lista de tecnologias que acabaram, mas nada impede que ele apareça na lista de 2024. Qual sua aposta?

Suporte ao Windows 8.1

Windows 8. 1
Conhece alguém que ainda usa o Windows 8.1? (Foto: Divulgação)

O Windows 8.1 trouxe os famosos blocos coloridos para o menu Iniciar e mais funcionalidades que fizeram sucesso em sua época de lançamento, mas tudo precisa ter um fim. No dia 10 de janeiro de 2023, a Microsoft deixou de oferecer suporte para esta versão de seu sistema operacional para focar no Windows 11.

Lembrando que quem tem uma cópia licenciada do Windows 8.1 pode fazer a atualização gratuita o Windows 10 ou Windows 11. Já mostramos como fazer isso em uma matéria especial, não deixe de conferir e manter seu PC atualizado.

iPhone SE (2016)

Iphone se de 2016
iPhone SE de 2016 agora é um produto vintage, segundo a Apple (Foto: Reprodução/AliExpress

Fechando nossa lista, temos a categorização do primeiro iPhone SE como “vintage”. Ele deixou de ser vendido desde 2018 e devido a seu processador Apple A9, não recebia mais atualizações de sistema operacional. Quando a Apple considera um produto vintage, ela deixa de oferecer suporte para possíveis problemas, além de ser um pouco mais difícil de comprar peças originais para estes modelos.

Isso já aconteceu com muitos aparelhos da Apple e até mesmo da Samsung, apesar da empresa coreana não ter o hábito de etiquetar seus smartphones e tablets mais antigos como vintage. O iPhone SE 3 foi lançado em 2022 com o processador e design do iPhone 13, com preço sugerido a partir de R$ 4.199.

Veja também

Relembre 17 tecnologias que morreram em 2022

Com informações: Tech Inclusive l Business Insider l Times of India l Microsoft

Revisado por Glauco Vital em 15/12/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados