Índice
Uma das maiores maravilhas do mundo moderno são as novas tecnologias que surgem com o passar do tempo. Um exemplo prático foi a chegada do SSD, componente que chegou para facilitar (e muito) a vida de usuários de computadores e notebooks, já que com ele é possível atingir velocidades e desempenho que não era viável com um HD comum.
E para aproveitar toda essa tecnologia, você sabia que é possível transferir todos (ou boa parte) dos seus dados do seu HD para um SSD? O software 4DDiG Partition Manager é uma ferramenta poderosa, segura e eficiente para ajudá-lo a clonar HD para SSD ou de SSD para HD diretamente. Nesta matéria, explicados como ele funciona e como clonar HD para SSD e vice-versa.
Segurança e eficiência em primeiro lugar
O software possui uma técnica aprimorada de proteção de dados para garantir que não haja perda de dados. Todas as operações ficam pendentes até você clicar em “Aplicar”. Além disso, ele é super fácil de usar, graças a sua interface intuitiva e os assistentes passo a passo que simplificam todas as operações complicadas de gerenciamento de partição do disco rígido.
No entanto, antes de iniciar qualquer procedimento em discos rígidos, é importante que todo e qualquer arquivo importante seja guardado em um backup. Apesar do 4DDiG Partition Manager ser extremamente seguro, não está isento de falhas provenientes do processo. Por tanto, o mais prudente é salvar suas fotos e documentos em outro local antes de iniciar o processo.
É possível clonar HD para SSD sem perder dados?
Definitivamente, sim! E esse é o intuito do 4DDiG Partition Manager. Mas o que fazer antes de iniciar o procedimento com o software? Além de realizar o backup, como mencionamos acima, é preciso ter um novo disco rígido ou SSD com maior capacidade que a unidade original.
Para garantir um desempenho rápido do Windows no novo disco, certifique-se de que ele tenha uma capacidade generosa, deixando 30% a 40% de espaço livre. Por exemplo, se o disco atual tem 120 GB, o novo disco deve ter pelo menos 256 GB.
Além disso, é importante que a nova unidade esteja configurada corretamente em seu computador:
- Instale o novo disco em seu PC via cabo SATA ou slot SSD NVMe.
- Inicialize o SSD com o mesmo tipo de disco do sistema operacional: MBR ou GPT.
Como clonar HD para SSD com 4DDiG?
1. Conecte um disco externo a seu computador após baixar e instalar 4DDiG Partition Manager em seu computador Windows. Em seguida, inicie o aplicativo, selecione “Clonar Disco”.
2. Selecione um disco alvo para receber dados clonados do disco fonte e clique no botão Continuar. (O padrão do disco alvo é o disco que você conecta ao computador).
3. Observe que a clonagem substituirá todos os dados no disco alvo; portanto, após confirmar que tudo está correto, clique no botão Sim.
4. Em seguida, você verá uma interface de visualização mostrando o efeito do disco clonado. Após confirmar que a visualização está correta, clique no botão Iniciar para iniciar a operação de clonagem.
5. Aguarde até que a clonagem do disco seja concluída. A velocidade de clonagem depende do tamanho do disco fonte. Aguarde pacientemente e não execute outras operações ou interrompa a operação atual.
Conclusão
Com a assistência do recurso 4DDiG Partition Manager, é possível realizar a clonagem de discos rígidos de forma simples e sem complicações. É importante estar ciente dos possíveis riscos envolvidos no processo e saber que o suporte do 4DDiG está disponível para auxiliar em caso de problemas durante a clonagem ou atualização.
Veja também:
Hoje em dia, ter um SSD no computador é praticamente um requisito para uma boa experiência de uso. Saiba o que é SSD e seus tipos.
Revisado por Glauco Vital em 2/1/24.