Como resolver o problema "sua tela está sendo observada"

Como resolver o problema “sua tela está sendo observada” no MacBook?

Avatar de lucas gomes
Muito comum nos Macbooks, a mensagem pode vir de diversas origens. Confira as melhores soluções!

Você já teve a experiência de ligar o MacBook e de repente se deparar com a mensagem “Sua tela está sendo observada“? Esse é um problema comum que afeta usuários de Mac e muitas vezes causa preocupação — e pelo teor da mensagem, o usuário tem razão em se preocupar. A boa notícia é que, na maioria dos casos, esse problema pode ser resolvido facilmente. Confira logo a seguir nossas orientações para a solução.

O que causa esse problema?

Há muitas soluções para essa mensagem de erro. Imagem: mactothepro como resolver o problema sua tela está sendo observada
Há muitas soluções para essa mensagem de erro. Imagem: MacToThePro

Quando você se depara com a mensagem “Sua tela está sendo observada” no MacBook e não sabe a causa, realmente deve ser um pouco desesperador. No entanto, geralmente, esse problema é originado por uma das seguintes situações:

  • Compartilhamento local ou remoto da tela do Mac;
  • Permissões concedidas a aplicativos externos para gravar a tela;
  • Transmissões de vídeo por meio do AirPlay (recentemente disponível no webOS);
  • Registros de tela nos quais o sistema interpreta a gravação como sendo feita por um aplicativo externo.

Além dessas causas, uma quinta possibilidade para o problema pode ser a presença de um malware (uma espécie de vírus). Ainda assim não há motivo para entrar em pânico, pois, geralmente, é possível lidar com a ocorrência de malware e corrigir o problema rapidamente.

Como arrumar?

Apesar das diversas maneiras de lidar com esse problema, nós trouxemos três soluções mais comuns que são eficazes e também se mostram como as alternativas mais rápidas. Dá só uma olhada:

Desativar permissões de aplicativos externos

Confira se apps podem ter sido autorizados para ter a tela utilizada. Imagem: theappleuser
Confira se apps podem ter sido autorizados a ver a tela. Imagem: TheAppleUser

Começando por uma das causas mais simples, a autorização de apps para que tenham esse tipo de acesso, veja como resolver o problema:

  • Vá até o menu Gravação de Tela, que você pode encontrar em Apple, Ajustes do Sistema, e Privacidade e Segurança;
  • Dentro desse menu, verifique quais aplicativos externos têm permissão para acessar sua tela;
  • Desative a permissão de um ou mais aplicativos para eliminar a mensagem “Sua tela está sendo observada.”

Se mesmo após desativar as permissões a mensagem persistir ou se um aplicativo não permitir que a permissão seja removida, é aconselhável desinstalar completamente o aplicativo que pode ser o causador dos problemas.

Desativar o AirPlay

Airplay também pode ser um motivo para a exibição da mensagem. Imagem: theappleuser
AirPlay também pode ser um motivo para a exibição da mensagem. Imagem: TheAppleUser

Se a mensagem “Sua tela está sendo observada” estiver sendo exibida devido ao AirPlay, siga estas etapas simples para resolver o problema:

  • Na barra de menus, localize o ícone do AirPlay, que se assemelha a um símbolo de monitor;
  • Clique no ícone do AirPlay;
  • No menu suspenso que aparece, escolha a opção Desativar AirPlay.

Isso deve interromper a transmissão e remover a mensagem de observação da tela. Mas se ainda não for o suficiente, confira mais uma possível solução.

Desativar o compartilhamento de tela

Se for o caso, desative o compartilhamento de tela. Imagem: lucas gomes, smt
Se for o caso, desative o compartilhamento de tela. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Desativar o compartilhamento de tela no Mac é um procedimento mais simples do que ativá-lo e é uma das soluções mais rápidas para corrigir o problema de “Sua tela está sendo observada.” Você pode fazer isso em apenas dois passos:

  • Vá até Compartilhamento (pode ser encontrado em Apple, Preferências do Sistema, e Compartilhamento).
  • Desmarque a opção Compartilhamento de tela.

Dessa forma, você interromperá o compartilhamento de sua tela de forma rápida e eficaz.

Problema persiste

Se nenhum dos métodos mencionados anteriormente solucionou o problema que você está enfrentando no seu Mac, existem algumas etapas adicionais que você pode tentar para resolver a questão. Primeiramente, considerar a atualização do macOS é uma medida sensata, pois as atualizações frequentemente corrigem bugs e vulnerabilidades. Verifique se você está executando a versão mais recente do sistema operacional.

Outra precaução importante é realizar uma verificação completa do sistema operacional com um software antivírus confiável. Isso ajudará a identificar a presença de malware ou outros programas maliciosos que possam estar causando o problema. Certifique-se de manter seu antivírus atualizado para obter os melhores resultados.

Não esqueça de deixar o seu antivírus sempre atualizado! Imagem: created tech
Não esqueça de deixar o seu antivírus sempre atualizado! Imagem: Created Tech

Em situações mais complexas ou persistentes, é aconselhável buscar a assistência de um profissional de TI ou entrar em contato com a equipe de suporte ao cliente da Apple. Eles têm a expertise necessária para lidar com problemas mais desafiadores e podem oferecer orientação personalizada para a sua situação.

Por fim, é sempre uma boa prática verificar se algum aplicativo está gravando a tela do Mac em segundo plano. Às vezes, você pode ter usado um aplicativo de gravação de tela no passado e esquecido de desativá-lo. Verifique suas configurações e encerre qualquer aplicativo que possa estar gravando a tela sem o seu conhecimento. Isso pode ser a causa da mensagem “Sua tela está sendo observada” que você está enfrentando.

E você, o que achou das nossas dicas? Conseguiu arrumar o problema no seu aparelho? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Como não cair em golpes do Pix. Veja as dicas.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/09/23)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados