Índice
O Google anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento de um assistente pessoal, chamado de Duet AI, que vai operar de forma parecida com o Copilot da Microsoft. Ou seja: o sistema de Inteligência Artificial (IA) estará presente em apps como Gmail, Drive, Slide, Docs e em outros programas de produtividade do Google. Confira:
Como o Duet AI funciona no Google Workspace?
Se você precisa que destaques feitos em um documento produzido por meio do Google Docs, por exemplo, virem slides no Apresentações, você pode “chamar” o Duet AI para fazer essa tarefa para você. Quer ganhar tempo com a produção de visualizações de dados com base em uma planilha? A IA de produtividade do maior buscador do mundo também pode ajudar.
Essas e outras aplicações foram anunciadas já no evento Google I/O, realizado em maio deste ano, enquanto o novo sistema generativo ainda estava disponível só no Workspace Labs. Durante a ocasião, foi realizada uma conferência para desenvolvedores de sistemas, onde a nova ferramenta AI foi apresentada: atividades que necessitam de criatividade, como redigir um e-mail, gerar imagens e até checagem de gramática e resumo de documentos são possíveis de serem realizadas com o assistente AI do Google.
Seguindo uma proposta semelhante ao Copilot, o assistente de IA também promete ajudar na busca de arquivos dentro do Google Drive e contribuir com reuniões virtuais, fazendo resumos sobre o que foi discutido em alguma chamada via Google Meet. Quanto ao layout, o Google atenta que o Duet pode aparecer como um menu separado ou então dentro do próprio corpo do texto em algum dos produtos do Google Workspace.
Quanto vai custar o Duet AI?
Contar com o Duet AI, por enquanto, vai exigir que os usuários paguem US$ 30 (cerca de R$ 146, em conversão direta, sem taxas). No entanto, segundo informações do veículo CNBC, o Google ainda planeja lançar a tabela de preços para equipes menores. Ainda, chama atenção que o preço anunciado para a IA do Google coincide com o valor anunciado para o Copilot.
Para ter acesso à nova ferramenta, o Google também oferece a opção de inscrição para entrar no programa de experimentação (preview program) do assistente AI, além de fornecer um tutorial para aplicar a IA em algum projeto. Fora os produtos que compõem o Workstation, o Google também está integrando o Duet AI em produtos como Cloud Code, Big Query e Colab Enterprise.
Assistentes pessoais para trabalho: confira outros produtos
A tentativa de criar soluções com IA para o trabalho produtivo conta com empresas fortes, como o Google e a Microsoft: ao longo do primeiro semestre deste ano, ambas estiveram com foco em oferecer diferentes produtos no segmento. Para buscas de respostas generativas, o Google Bard é a resposta para o ChatGPT e o Bing com IA.
Em relação à produtividade, diferente do Google, a Microsoft não tem uma data divulgada para lançar a sua ferramenta de IA nos aplicativos do Microsoft 365 — mesmo com várias empresas indicando que o Copilot é promissor. Independentemente do produto escolhido, é necessário ponderar como os dados trabalhados com cada ferramenta estão ajudando no trabalho. Em outras palavras: há um risco se o Duet, por exemplo, acabar inventando números de vendas, devido às alucinações criadas por IAs generativas.
Outros produtos de IA para produtividade, não ligados às grandes empresas de tecnologia, também estão aquecendo cada vez mais o nicho de soluções para trabalho. Inclusive aparecendo em aplicativos de ambas as empresas: a IA do app Astro, presente tanto no Gmail como em contas do Microsoft 365, é uma dessas novas ferramentas, que pode ajudar a otimizar o agendamento de mensagens, além de conseguir auxiliar no gerenciamento das mensagens mais importantes na sua caixa de entrada.
Duet AI ou Copilot: em que time você está? Conta pra gente aqui, no Showmetech!
Veja também:
Fonte: The Verge | Google Cloud | Bard | Marq
Revisado por Glauco Vital em 30/8/23.