O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje vamos falar sobre uma reestruturação da ASUS que conta com o suposto encerramento da linha de smartphones Zenfone; trouxemos também um pouco do trabalho de Keegan McNamara, um profissional que construiu um PC de madeira e agora toca seu próprio negócio; e comentaremos sobre Franky Zapata, o inventor do flyboard, que construiu outro veículo voador que qualquer pessoa pode pilotar.
Esse é o Showmetech TRIO, o seu trio semanal de notícias.
Assista o vídeo no canal do Showmetech:
Fim do Zenfone?
Conforme relatado pela publicação Technews Taiwan, a ASUS está passando por um processo de reestruturação interna que resultou na redução de certos departamentos. A fonte afirma que a divisão do Zenfone, smartphone bastante conhecido pela sua versatilidade, foi uma das áreas afetadas por essa reestruturação e foi encerrada. Como resultado, os funcionários que estavam anteriormente na equipe da divisão Zenfone foram realocados para a equipe responsável pelo ROG Phone — o smartphone gamer da ASUS — e outras áreas.
Segundo o relatório divulgado, há uma declaração adicional de que o Zenfone 10 marcará o encerramento da série. O relatório também menciona outros eventos relacionados ao Zenfone. Recentemente a ASUS suspendeu temporariamente a opção de desbloqueio de bootloader para os proprietários do Smartphone. Bootloader é um programa de inicialização que age como um intermediário entre o sistema operacional e o hardware de um dispositivo. A empresa explicou que não está descartando a possibilidade de desbloqueio, mas, neste momento, a ferramenta não está disponível.
Há algumas semanas, usuários também notaram que a empresa havia retirado versões mais antigas dos firmwares em seu site. Os moderadores da comunidade responderam informando que a ASUS não está mais disponibilizando versões anteriores de firmware ou pacotes de downgrade, visando incentivar os usuários a permanecerem atualizados com as versões mais recentes. Embora esses eventos não indiquem uma confirmação direta sobre o encerramento da divisão Zenfone, eles trazem indícios dessa possibilidade.
Se essas informações forem confirmadas, a eliminação da linha representará um impacto significativo no ecossistema de smartphones. Embora possamos antecipar o lançamento de mais dispositivos da marca ROG, a ausência da linha Zenfone deixará uma lacuna, especialmente para os entusiastas de smartphones que apreciam a experiência Android mais pura.
Computador feito de madeira
Uma tendência em diversas áreas é trazer algum conceito vintage em contraste ao que vivemos atualmente, e é isso que Keegan McNamara fez. Ele construiu um computador único e personalizado chamado “Mythic I“. Feito de madeira, o computador possui um design curvo e artesanal, com uma tela de 8 polegadas, teclado mecânico personalizado e partes internas selecionadas para necessidades específicas. McNamara criou o Mythic I para mostrar que os computadores podem ter designs mais únicos e artísticos, em oposição aos retângulos metálicos que conhecemos há décadas.
O processo de construção envolveu meses de pesquisa de materiais, esculpir a madeira à mão e selecionar cuidadosamente os componentes internos, como processador, memória RAM e armazenamento. O objetivo era criar um computador funcional que fosse também uma obra de arte, destacando a conexão entre artesanato e tecnologia. Ele foi projetado principalmente para tarefas de escrita e produtividade, evitando outros aspectos como jogos ou navegação na web.
Para McNamara, o Mythic I não é apenas um computador; é uma declaração de que o design de computadores pode ser mais humano e emocional. Ele é considerado um “luthier de computadores“, inspirado pelos construtores de instrumentos musicais personalizados. O rapaz fundou a Mythic Computer, uma empresa, digamos, “de um homem só”, que é dedicada a criar computadores feitos à mão para pessoas que apreciam a qualidade artesanal.
Embora sua abordagem possa parecer fora do comum em um mundo de produtos de tecnologia em massa, McNamara acredita que há espaço para usuários que priorizam o artesanato, a individualidade e a estética duradoura. Ele busca demonstrar que os computadores não precisam ser iguais, mas podem ser expressões únicas da personalidade e das necessidades de cada usuário.
Airscooter, o novo veículo voador
Franky Zapata, o inventor francês famoso por cruzar o Canal da Mancha em um hoverboard, uma espécie de “prancha voadora”, apresentou um novo feito curioso. Sua empresa, a Zapata, revelou durante a conferência Viva Technology, em Paris, um protótipo de veículo de decolagem e pouso vertical, mais conhecido pela sigla VTOL, com propulsão híbrida-elétrica, com formato oval.
Esse novo dispositivo, reconhecido por enquanto como “airscooter“, foi desenvolvido para acompanhar as inovações anteriores de Zapata, como a icônica prancha a jato e até mesmo uma espreguiçadeira voadora. O evento em Paris serviu como palco para a introdução desse protótipo que representa mais um passo no contínuo esforço de Franky Zapata em expandir os limites da mobilidade aérea pessoal e criativa.
Essa “aeronave pessoal” aparentemente está de acordo com as regras da Autoridade Federal de Aviação, permitindo seu voo nos Estados Unidos sem a necessidade de licença de piloto, sendo classificada como uma “aeronave ultraleve“. Equipada com um sistema de controle fly-by-wire, que substitui os sistemas mecânicos tradicionais por sinais eletrônicos, e uma série de sensores de segurança avançados, a operação do airscooter foi projetada para ser tão simples quanto pilotar um drone. A data para seu lançamento no mercado ainda não foi revelada.
Com um conjunto de 12 hélices, a aeronave vem equipada com oito motores elétricos e quatro motores a gasolina, permitindo alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h em altitudes que variam entre 3.000 e 4.000 metros. Optar por uma configuração híbrida com motores a gasolina certamente deixa o airscooter em uma categoria menos sustentável quando comparado à crescente gama de VTOLs totalmente elétricos, ou eVTOLs, que estão sendo atualmente desenvolvidos em várias partes do mundo.
E você, o que achou das novidades da semana? Conta pra gente aqui nos comentários!
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- Vazamento do Legion Go;
- Rússia não consegue pousar na Lua;
- Um planeta no núcleo da Terra?
Fonte: Android Authority, The Verge e The Next Web
Revisado por Glauco Vital em 28/8/23.
A fabricante ASUS emitiu uma Nota Pública DESMENTINDO esta notícia. A Linha de Smartphones ZEN vai continuar e com melhorias.