Índice
A Microsoft estreou hoje (13) a nova fonte Aptos, que já pode ser usada em qualquer um dos programas do pacote Microsoft 365: Word, Outlook, PowerPoint e Excel têm o novo estilo tipográfico. A novidade surgiu após anos de planejamento e feedback, sendo baseada na tipografia suíça. Veja mais:
Qual foi a inspiração para a nova fonte Aptos?
A inspiração da Suíça surgiu com pesquisas de design gráfico com a tipografia do país do século 20. Por isso, a Helvetica também ajudou a encontrar o desenho para a Aptos. Em descrição para a Microsoft, há menção a uma “humanização de espaços digitais” com a nova fonte, que tenta aproveitar o estilo de blocos para tipografias, ao mesmo tempo em que deixa ela menos “séria”.
Mesmo com a seleção de cinco novas fontes para o Microsoft 365 em 2021, incluindo a nova, que tinha outro nome (Bierstadt), a empresa ainda estava sem firmar uma decisão: qual seria a nova fonte padrão para o Word e os demais programas? A fonte Calibri, já muito conhecida dentro de seus aplicativos, era uma opção já antiga (padrão desde o Office 2007) e surgia a necessidade de propor outra tipografia — nome dado à criação de caracteres e sua aparência final, exatamente como essa que você está vendo agora, a fonte Inter.
E ela surgiu com a chegada do formato Aptos, que possui formato mais rígido, tendendo a ser muito parecida com a Helvetica, que data de 1957 (imagem a seguir). Tanto essa fonte como a nova tipografia possuem uma característica em comum: não tem extensões, ou serifas, como são conhecidas as partes nas extremidades de fontes, como a Times New Roman (surgida em 1932), que você confere na comparação agora:
Como foi o concurso para definir a fonte padrão da Microsoft
A Aptos foi a vencedora do concurso que era composto por cinco fontes. Ela veio junto a outras, já anunciadas em 2021: Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite. Conhecendo esse novo conjunto tipográfico, os usuários tiveram a chance de escolher qual seria o novo padrão. Dessa forma, a empresa buscou entender qual era a visão dos seus clientes sobre as tipografias disponíveis, analisando qual era a mais apropriada para se tornar padrão.
Agora, a empresa dona do sistema Windows busca envolver mais seus clientes para eles investirem nos produtos como o Excel ou Word, por exemplo. Em relação às vantagens, o administrador de programas da empresa, Si Daniels, publicou no blog da Microsoft indicou que a Aptos será apenas uma das novidades que vão chegar para os consumidores dos produtos de software de edição.
Há uma nova experiência no design do campo de seleção de fontes, que vem junto a novos temas, cores, e fundos [para edição].
Si Daniels
Quem criou a fonte Aptos?
Antes, a Aptos era chamada de Bierstadt, mas a empresa de tecnologia decidiu fazer uma referência à cidade favorita na Califórnia do autor da fonte, Steve Matteson. Ele é um designer experiente da Microsoft, já tendo participado de outros projetos, como a Segoe UI (usada desde o Windows Vista) e no conjunto de fontes TrueType, que dá nome às tipografias principais dos programas da Microsoft.
[A cidade de] Aptos tem um clima costeiro único, onde há uma praia, e árvores pau-brasil. […] Todas essas experiências e sensações você pode ter por lá e, de um jeito parecido com a fonte, você tem essas diferentes vozes com que você pode falar sem distorcer a mensagem. Steve Matteson, para a CNBC
Em 2019, ele ainda trabalhava para outra empresa de design, a Monotype. Foi justamente nesse momento que Matteson conseguiu sugerir as propostas tipográficas para a Microsoft, que participaram do concurso. Em entrevista para a CNBC, o designer afirmou que nenhum dos nomes dos profissionais envolvidos com a escolha das outras fontes era conhecido pela Microsoft, o que impediu que houvesse influência pessoal na escolha.
Já para o Microsoft Design, o profissional falou que a substituta da Calibri tinha que ter mais calor. A ideia dele veio da maior presença da tecnologia nas nossas vidas. Explica:
É como se você escutasse uma voz de GPS contra uma voz humana. As pessoas prefeririam ouvir a voz de uma pessoa que um robô te falando para virar à esquerda.
Steve Matteson, para o Microsoft Design
Entre as cinco fontes do concurso, você concorda com a vencedora Aptos? Fala pra gente nos comentários do Showmetech!
Veja também:
Fonte: CNBC | The Verge | Blog da Microsoft | Medium da Microsoft
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (13/07/23)