Índice
Até o presente momento, o único formato de arquivos comprimidos suportado pelo Windows 11 era o .zip, e esse somente veio a ser um formato utilizável nativamente pelo sistema operacional (OS) mais presente em computadores mundo afora, em 2000, com o malfadado Windows ME. Mas, muito provavelmente, você só chegou a saber disso um ano depois, com o lançamento do muito superior Windows XP, né?
Finalmente! Está chegando a hora de dar adeus ao WinRAR!
Depois de décadas sem quaisquer atualizações quanto a isso, arquivos .rar, .7z, .tar, entre alguns outros formatos menos conhecidos. A grande vantagem do formato e seus colegas, dentre vários, como a melhor qualidade de compressão, que otimiza o espaço que seus arquivos ocupam, está a facilidade de separá-los em vários pedaços menores.
Isso é algo que o único formato de compressão com suporte no Windows, o .zip, carece, a não ser que isso seja feito manualmente, e somente no caso de pastas com muitos arquivos diferentes, mas não para arquivos únicos. Ou seja, uma tremenda dor de cabeça que será curada por essa novidade que em breve será implementada.
Essas são vantagens que o .rar já oferece há anos, décadas, mas que tornavam usuários dependentes de uma instalação de programas como 7zip e mais comumente, o WinRAR, famigerado por oferecer uma demo com todas as funcionalidades do programa completo, por 40 dias, que no fim acabava sendo por tempo indeterminado. Todos nós muito provavelmente temos o WinRAR instalados em nossas máquinas, mas achar alguém que pagou para ativar o aplicativo, aí fica difícil. Afinal, não há razão para pagar por ele.
E quando isso será possível?
Por meio do The Verge, ficamos sabendo que a Microsoft está trabalhando na implementação do suporte a arquivos .rar e de alguns outros formatos a uma versão de testes do Windows, mas não disse se seria ou não algo exclusivo ao programa Windows Insider antes de ser lançado para o público geral de usuários do SO.
Diga-se de passagem que esse suporte ao .rar e seus companheiros amassadores de megabytes está sendo feito graças a um projeto de código aberto chamado libarchive, do Github. É esperado que a lista de formatos baterá com a que se encontra no portal dos programadores independentes, e parece que eles passarão a ser os principais responsáveis por formatos de arquivos comprimidos no Windows.
Inclusive, isso também incluirá o já suportado .zip que, segundo a equipe, receberá melhorias substanciais principalmente em sua eficiência de diminuir o tamanho de arquivos comprimidos no formato, um de seus piores fatores quando comparado com o .rar, além, é claro, dos outros tipos de arquivo citados. Haverá também um aumento na velocidade de descompressão da ferramenta nativa do Windows, que quando colocada ao lado de programas de terceiros, acabam perdendo a corrida.
Para alguns, vai ser doloroso se desvencilhar de velhos costumes
Mesmo quando chegar a atualização que dará esse suporte ao .rar e aos outros, ainda será possível continuar usando programas como o WinRAR ou o 7zip, claro, afinal, eles possuem muitos recursos que foram sendo aprimorados nessas últimas duas décadas de existência. Tanto tempo de aperfeiçoamento os tornou de fato bem mais flexíveis e convenientes que o próprio Windows e muitos usuários já devem estar bem acostumados a eles em suas rotinas de trabalho ou de armazenamento geral. Lembrando que até o WinZip existe ainda, quando deveria ter sido extinto 20 anos atrás!
Mas sejamos francos: é sempre bom depender do menor número de ferramentas externas que for possível, e se esse suporte desenvolvido pelo pessoal do Github der certo, um obstáculo será tirado do caminho de muitos usuários do Windows 11; não só aqueles com conhecimento de uso de arquivos .rar, mas também os menos experientes, acostumados a simplesmente clicar duas vezes sobre arquivos no seu dia-a-dia. A conveniência de se ter um só lugar para resolver os afazeres atrelados a esse tipo de arquivo não tem preço!
Agora, só falta chegar a atualização para dar “tchau-tchau” e dizer “foi bom te conhecer” ao desinstalar o WinRAR. Vai ser épico.
Para essa e outras despedidas chorosas em prol da conveniência tecnológica, sintonizem na Showmetech!
Os melhores serviços de VPN para Windows
Fonte: Ars Technica, Github, The Verge
Revisado por Glauco Vital em 24/5/23.