Windows copilot

Como será a nova inteligência artificial (AI) do Windows 11

Avatar de jefferson tafarel
Windows Copilot e tecnologias para programadores vão estar presentes no Microsoft Build: o evento vai lançar essas e outras novidades em AI no Windows 11

Segurança e usabilidade profissional serão prioridades na nova inteligência artificial (IA) do Windows 11. No anúncio do evento dedicado a desenvolvedores de software, Microsoft Build, serão mostrados novos recursos para melhorar a administração de tecnologias de informação.

A Microsoft adianta que as novidades vão contribuir tanto na acessibilidade como na privacidade das informações dos usuários. Ainda, o evento desta semana vai servir para que desenvolvedores fiquem por dentro das melhorias no Windows Copilot, e conheçam mais sobre as novas ferramentas para avançar em produtos com IA. Por aqui, no Showmetech, você vai conhecer os lançamentos em artificial intelligence (AI), entendendo o que há de melhor em cada um dos novos produtos e serviços. Acompanhe:

Como AI vai estar presente no Microsoft Build?

Microsoft build t alt |  giorgio sardio no palco do evento build, com logo do evento exibido em ambos os lados dele.
O evento desta semana, Microsoft Build, mostra como a empresa vai melhorar o Windows. Giorgio Sadio, diretor de experiência de desenvolvedores da empresa, já foi palestrante no evento (Imagem: Microsoft/Divulgação).

Aos desenvolvedores, a Microsoft quer oferecer produtos com tecnologias que tenham mais a ver com as tendências do momento — que, para o chefe do sistema operacional da empresa, Panos Panay, são as soluções em IA. O novo Windows Copilot promete tornar o Windows 11 uma plataforma mais ágil na assistência aos usuários, enquanto o buscador Bing vai contar com chat no próprio sistema operacional, sendo ainda mais integrado às outras aplicações da plataforma.

“IA vai reinventar como você faz tudo no Windows, literalmente falando”

Panos Panay, em conferência de imprensa no Consumer Eletronic Show (CES) da AMD em 2023

Juntam-se a essas novidades a tecnologia o Hybrid AI loop — que vai permitir uma integração entre dispositivos de várias marcas, como AMD, Intel, NVIDIA e Qualcomm em IA — e o Dev Home, dedicado a programadores e engenheiros de software. Quer ver ao vivo essas e outras tecnologias? A Microsoft avisa que ainda é possível se inscrever para conferir sessões específicas por temas no Microsoft Build desta semana. A seguir, você confere uma prévia de cada lançamento que a empresa vai exibir na ocasião:

Windows Copilot

Windows copilot t alt | sistema sendo usado para criar proposta de orçamento
O novo Windows Copilot vai estar ainda mais integrado, com funcionalidade de assistência bastante úteis, desde resumo de texto a capturas de tela aprimoradas (Imagem: Microsoft/Divulgação).

Antes presente apenas no Microsoft 365, agora as melhorias dentro do sistema vão deixar o usuário mais confortável para operar com poucas aplicações. Ou seja, o Windows Copilot terá mais plug-ins, tendo também o Bing Chat integrado, facilmente acessível ao usuário. Para chegar com essa comodidade, ele vai aparecer como um ícone no centro da barra de tarefas. Abaixo, um exemplo de como o botão do programa vai aparecer, ficando logo ao lado do campo de pesquisas. Na imagem seguinte, vemos a aba lateral que programa terá no sistema.

Windows copilot t alt | barra de tarefas do windows, com ícone do copilot, logo ao lado da barra 'search'
O Windows Copilot vai estar integrado, estando acessível já na barra de tarefas, no centro do conjunto de ferramentas (Imagem: Microsoft/Divulgação).
Windows copilot 11 t alt tela lateral t alt |  tela inicial do windows com aba lateral aberta, onde está o copilot (à dir. ).
O Windows Copilot virá na barra de ferramentas e terá uma aba lateral à dir., como você vê na imagem (Imagem: Microsoft/Divulgação).

A ideia é que o Copilot funcione como assistente pessoal integrado, funcionando em diferentes programas, vindo no lugar da Cortana, presente no Windows 10 como “assistente pessoal de produtividade“. Com ele, vai ser possível copiar e colar, além de capturar telas com mais agilidade e personalizar o Windows de outras formas.

As soluções em IA do sistema integrado também vão poder reescrever, resumir e explicar o conteúdo que você produz em aplicações do Windows 11. Abaixo, vemos o Windows Copilot na prática, adaptando um conteúdo enviado no chat e resumindo um arquivo em PDF. Em seguida, o vídeo no canal Microsoft Developer no YouTube, onde o novo programa AI é apresentado.

Windows copilot t alt | mostrando uso do copilot em chat no windows
Na animação, é possível ver o Windows Copilot ajudando a criar uma organização a partir de uma informação prévia (Imagem: Microsoft/Divulgação).
Windows copilot t alt | gif explicando como o copilot resume arquivos, com cursor arrastando um documento para o programa resumir (à dir. E em aproximação)
O Windows Copilot resume arquivos, com um simples arraste do documento ao chat do programa. Em seguida, ele já oferece opções de leitura do arquivo, incluindo a função ‘resumir’ (Summarize) (Imagem: Microsoft/Divulgação).

O programa será ágil para indicar soluções para situações cotidianas, como planejar viagens, verificando informações de outros locais. Outra vantagem é a adição do ChatGPT dentro do programa, que terá plug-ins para melhorar ainda mais a experiência de uso. Aliás, os desenvolvedores podem implementar extensões para o Copilot, tanto para o Bing como para a IA generativa da OpenAI. Tudo isso vai estar disponível a partir de junho, segundo a Microsoft.

Dev Home

Nova inteligência artificial t alt | tela do dev home no windows 11, trazendo gráficos e outras informações, em fundo preto
A nova inteligência artificial presente no lançamento desta quarta-feira vem com o Dev Home (Imagem: Microsoft/Divulgação).

Os usuários do programa de edição de código do Windows, Visual Code Studio, também vão ser contemplados com atualizações. Deixando os sistemas mais convidativos aos desenvolvedores de software, a Microsoft oferece no Dev Home uma usabilidade com configurações simples, ao mesmo tempo em que entrega uma área de trabalho (dashboard) expansiva. Nela, os programadores vão poder colocar diversas tarefas de uma vez, unificando o trabalho de desenvolvedor no sistema.

A conexão com o GitHub, inclusive, vai ficar melhorada no novo programa, dando a possibilidade de se integrar também com ambientes de edição de código, como o caso do Google Colab. Ao instalar o app, você pode colocar o comando “winget configure <WinGet configuration file>”, para facilitar o uso inicial do programa. Como o Dev Home tem código aberto, a Microsoft também convida os desenvolvedores a conhecerem a página no GitHub do programa para que o produto siga melhorando.

Além dessa facilidade, o Dev Drive será uma solução nova integrada ao app. Usando esse recurso, os programadores vão poder deixar arquivos e bases de dados que são necessárias para o desenvolvimento de programas. Nesse sentido, essa memória na nuvem para programadores vai poder ser instalada assim que o programa for aberto, já no primeiro uso. Se você sentir vontade de experimentar, basta ir Microsoft Store e baixar a versão inicial do Dev Home.

Hybrid AI Loop

Windows 11 t alt | sistema onnx
Haverá uma integração a partir do ONNX, no Windows 11, em vários sistemas, de diferentes marcas (Imagem: Microsoft/Divulgação).

Na edição de 2022 do Microsoft Build, o Hybrid AI Loop foi apresentado como um recurso que permitia uma integração otimizada para serviços na nuvem da empresa de software. Neste ano, a proposta é mostrar como ele vai operar com o ONNX Runtime, deixando diferentes usuários de outros sistemas utilizarem os serviços AI do Windows, em vários dispositivos.

As integrações de serviços na nuvem também vão ser possíveis ao usar Azure EP, que facilita o trabalho conjunto de programadores. Com algumas linhas de código, é possível deixar um ponto de registro mais simples para usar servidores na nuvem. Dessa forma, códigos de programação podem ser compartilhados em equipe com mais praticidade.

Quais as novidades em privacidade que o Windows 11 vai ter?

Microsoft build t alt | pessoa mexendo em um computador que mostra uma tela de opções à frente do dedo do usuário.
O evento Microsoft Build vai mostrar como o Windows 11 vai elevar as capacidades de segurança e de autenticidade de usuários (Imagem: Microsoft/Divulgação).

O Windows 11 será melhorado quanto a segurança em diversos itens, como quanto o uso de Virtual Private Network (VPN; sigla para rede privada virtual, em tradução livre). O ícone de rede vai mostrar de forma acessível se a pessoa está conectada a uma rede segura, tendo uma maior segurança em relação ao uso da VPN. Caso o computador se conecte a uma rede do tipo, o Windows vai mostrar um escudo ao lado do sinal de internet.

Nova inteligência artificial t alt | tela do windows, mostrando sinal de wifi, com escudo do lado, no canto inferior direito da imagem
Ao se conectar em uma VPN, o Windows mostra um escudo no ícone de Wi-Fi (Imagem: Microsoft/Divulgação).

Além dessa inovação, vai haver um investimento mais pesado no combate a pragas virtuais, como malwares, ataques de hardware e proteções de credenciais fortalecidas. Isso tudo vai ser garantido com o uso do Microsoft Pluton, estando disponível também em sistemas com tecnologia da AMD.

O evento desta semana vai mostrar também a proteção de tokens em logins nos sistemas da Microsoft. As melhorias na criptografia vão restringir a capacidade de ataques de se passarem por usuários comuns. Somado a esse avanço, a ocasião mostra o novo QR code para criar um Universal Print (registro universal, em tradução livre). Ao fazer uso do código, a identificação das pessoas vai ser garantida pelo envio de e-mails confirmando a identificação de pessoas.

Qual foi a novidade que mais te chamou atenção? Conta pra gente nos comentários do Showmetech!

Veja também:

Fonte: Microsoft Build | The Verge

Revisado por Glauco Vital em 23/5/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados