Índice
O Stable Diffusion ficou conhecido na internet por gerar imagens por meio de comando de textos, da mesma forma que o DALL-E e Imagen (do Google) fazem. Mas até então, o funcionamento acontecia apenas na nuvem. A Qualcomm acaba de anunciar que a ferramenta de inteligência artificial agora pode funcionar em um smartphone com Android pela primeira vez, ação idealizada por meio dos esforços de pesquisa de IA que a empresa possui.
A novidade foi anunciada durante a passagem da empresa pela MWC 2023 e promete inovar no uso da ferramenta. Um vídeo mostrando todo o processo também foi postado pela empresa. Confira todas as informações agora mesmo.
O que é o Stable Diffusion?
Stable Diffusion é um gerador de imagens com IA. Com ele, qualquer pessoa que tenha um computador e uma placa de vídeo relativamente boa (no momento, funciona apenas com placas da NVIDIA) consegue criar praticamente qualquer pintura digital que conseguir imaginar. Retrato da Beyoncé pintado pelo Van Gogh? É possível. Vista de uma cidade cyberpunk no estilo do artista japonês Hokusai, do século XVIII? Dá pra fazer.
Sim, a ferramenta consegue imitar praticamente qualquer estilo visual, desde cartunistas famosos a daguerreotipistas do século XIX (isso existiu mesmo, pode dar um Google para checar). E também dá para incluir frases descritivas e imagens para referência na hora de configurar a demanda na ferramenta.
O Stable Diffusion saiu da mente de Emad Mostaque, fundador e CEO da startup Stability AI, cuja missão é criar projetos de IA com código aberto. Foi sob esse pretexto que a nova ferramenta chegou ao público, no final de agosto do ano passado. Mas essa não é a primeira empreitada do empresário, que beira os 40 anos.
Em 2019, Mostaque — natural de Bangladesh — fundou a Symmitree. O objetivo desta startup, criada 14 anos após ele se formar na Universidade de Oxford, na Inglaterra (onde mora atualmente), era reduzir o custo da tecnologia para pessoas em situação de pobreza. Um projeto bonito, mas que não foi pra frente, descontinuado no ano seguinte à sua criação. E aí, no final de 2020, veio a Stability AI.
Qualcomm consegue gerar imagens no Android por meio de avanços em pesquisa
A Qualcomm, conhecida por desenvolver processadores para smartphones Android, também tem uma subdivisão apenas para pesquisa de novas tecnologias de IA e foi por meio destes avanços que foi possível trazer o Stable Diffusion para o Android. Todo o processo foi finalizado em menos de 15 segundos, assista:
A empresa ressalta que esta é apenas a primeira amostra de uma nova era de uso da IA no Android e é esperado que os profissionais que trabalham com inteligência artificial consigam desenvolver novos usos por meio da Qualcomm AI Stack.
Estamos avançando na pesquisa de aprendizado de máquina em todo o espectro de tópicos, incluindo tecnologia fundamental, inovação de plataforma e casos de uso aplicados. Nossa abordagem holística de sistemas para IA full-stack está acelerando o pipeline da pesquisa à comercialização e, junto com o 5G, estamos habilitando a borda inteligente conectada
Jilei Hou, VP de Engenharia, Qualcomm AI Research
O que vem em seguida?
A Qualcomm espera que profissionais façam bom uso da Qualcomm AI Stack, a solução de inteligência artificial que permite o uso de dispositivos inteligentes com acesso e compatibilidade mais amplos a software de IA. É uma ferramenta especial que pode ser utilizada por diversas fabricantes e profissionais do mercado de tecnologia para que cada vez mais ferramentas sejam desenvolvidas.
A Qualcomm AI Stack ja pode ser acessada por todos os interessados para que o desenvolvimento de novas tecnologias seja feito sem problemas. O slogan da ferramenta é “IA para todos” e segundo a empresa, o aplicativo permite o desenvolvimento de tecnologias para smartphones, dispositivos vestíveis, Dispositivos IoT e máquinas IoT industriais (IIoT), robôs, Chassi Digital Snapdragon, Windows no Snapdragon e computação em nuvem.
Você acredita que outras ferramentas podem chegar ao Android de forma nativa? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Foco no 5G Advanced: Qualcomm lança 1º Modem-RF Advanced do mundo
Revisado por Glauco