Índice
O Machenike K600G é um teclado mecânico compacto, bonito e com integração de suítes de teclas switch red. Possui teclado numérico para quem precisa fazer contas, vem em uma caixa bem bonita, com manual e keycaps extras. Ele é a evolução do modelo K600 e trás novidades bem interessantes. Confira o nosso review!
Dentro da caixa encontramos o teclado, o cabo de alimentação do tipo C para USB-A que funciona como extensor, o adaptador 2.4Ghz, adesivos e as pinças para remover as keycaps.
Design
Dá pra resumir o tamanho do Machenike K600G em uma palavra: compacto. Ele tem 100 teclas no corpo de um teclado de 87 teclas. O aproveitamento de espaço foi muito bem feito aqui e, mesmo sendo pequeno, ele conta com o teclado numérico (amém, eu uso muito números). Ao todo ele tem 383 x 142 x 45 mm (LxAxP).
Baseado no padrão internacional, ele conta com os botões Home, End, Page Up e Page Down. Comparado a um teclado comum, ele é meio pesado, com cerca de 1000 gramas, mas é quase 10% mais leve do que outros modelos de teclados mecânicos (reconhecidos por serem mais pesados). Vale lembrar que o K600G pesa o mesmo que outros teclados mecânicos, mas conta com bateria, recurso que não está presente em vários modelos que pesam o mesmo, ou até mais.
Gosto é subjetivo e o que agrada um, pode não agradar o outro. Eu gostei bastante do teclado, desde as cores até o formato, com um design simétrico e elegante. Ao mesmo tempo que é discreto, ele não passa despercebido. A equipe da Machenike foi muito bem-sucedida ao desenhar esse produto, até na parte de baixo, onde ninguém vê, ele é bonito.
Por falar na parte de baixo, há quatro borrachas para fixá-lo na mesa e evitar o deslizamento, além de dois pés que regulam a altura. É a primeira vez que vejo um teclado que oferece 3 níveis: 5°, 8° e 11°. Ele tem pés duplos para que o usuário escolha qual melhor ângulo. Na parte de trás temos a entrada do tipo USB-C e o botão que altera para conexão sem fio ou via cabo.
A entrada USB-C funciona tanto para transmissão de dados quanto para recarregar a bateria do teclado que tem 4.000 mAh (o dobro do modelo anterior). E, segundo a fabricante, sua transmissão de dados ocorre com baixa latência, mas a velocidade exata não foi relatada.
Você pode escolher comprar o Machenike K600G com switch yellow ou o switch brown, ambos têm sensibilidade de 60 g, vêm com teclas anti-ghosting (quando conectado com fio, e em 6 teclas quando usado sem fio) e são indicados para games. O switch red também é indicado para trabalho e tem distância de deslocamento de 2,0 mm, enquanto o switch blue tem 2,4 mm de distância de deslocamento.
A unidade enviada para os nossos testes usa o switch yellow Gateron G PRO 2.0. Entre os recursos dessa série de switchs da Gateron temos melhorias em vários sentidos: redução de ruídos, switchs pré-lubrificados e com melhor transmissão de iluminação e liso. Eu, particularmente, gostei de ter vindo com esse tipo de switch, pois de modo geral, eles são uma opção ótima para quem gosta de switches lineares. Ele oferece sensação de pressão suave, silenciosa e sem sensação de clique. Indicados para quem trabalha digitando muito, mas também é ótimo para jogos.
As teclas são feitas de plásticos ABS (acrilonitrila butadieno estireno) que é o mais usado em teclados por produzir um som mais suave e ser mais barato.
Por fim, dá para customizar com switchs de 3 ou 5 pinos, de acordo com o que o usuário preferir.
Conectividade
Foi-se o tempo em que um teclado era só… um teclado. Hoje eles oferecem vários recursos, há modelos com entrada USB para conectar pendrives, outros têm até telas ou funcionam como computadores. O Machenike K600G não é isso tudo, mas oferece uma série de utilidades. Uma de suas funções mais interessantes é a conectividade, a Machenike foi bem generosa e oferece ao usuário várias formas de conectar ao teclado, e cabe a nós escolher qual nos convém mais. O K600G pode se conectar sem fio via Bluetooth em até 3 dispositivos, via dongle sem fio, ou através de cabo USB-C.
Para pareá-lo via Bluetooth você precisa apertar FN + teclas 1, 2 ou 3, e procurar no Windows por B100W, é como ele aparecerá para você. Se você quiser se conectar via adaptador USB ou com fio, você também pode. Você pode até conectá-lo via adaptador USB no seu computador e via Bluetooth no seu celular, por exemplo.
O Bluetooth é do tipo 5.0, o que em teoria gera menos latência e funciona em até 10 metros. Além disso, também é possível conectá-lo em até 4 dispositivos ao mesmo tempo: 3 via Bluetooth e 1 via adaptador USB. Windows, MacOS, iOS, iPadOS e Android são compatíveis, ou seja, você pode conectar em praticamente qualquer tipo de aparelho.
Recursos do Machenike K600G
Eu sou apaixonado por produtos que nos informam a bateria via Windows, e o K600G é um deles. A gente não precisa ficar adivinhando qual nível da bateria ou abrindo o software exclusivo da marca, como acontece com outros produtos. Basta olhar no sistema operacional do seu dispositivo e pronto.
O Machenike K600G conta também com 21 efeitos de iluminação RGB em 16.8 milhões de cores super vibrantes, que podem ser controlados via aplicativo.
Como controlar a iluminação:
- Teclas FN + INS: alterna entre os efeitos de luz;
- Teclas FN + → (seta pra direita): Aumenta a velocidade do efeito de luz;
- Teclas FN + ←(seta pra esquerda): Diminui a velocidade do efeito de luz;
- Teclas FN + ↑ (seta pra cima): aumenta o brilho da iluminação;
- Teclas FN + ↓ (seta pra baixo): diminui o brilho da iluminação.
E resetar o K600G é muito fácil: basta segurar as teclas FN + ESC. O Bluetooth, informações de pareamento e efeitos de luz serão restaurados para o padrão de fábrica.
Sobre a bateria, durante o tempo que usei (menos de uma semana) não foi necessário colocá-lo para carregar. Com as luzes desligadas, a fabricante informa que é possível usá-lo por 200 horas, são quase 10 dias!
Preço
Teclados mecânicos são, além de pesados e às vezes barulhentos, muito caros. O Machenike K600G consegue ter um bom custo-benefício quando consideramos tudo que oferece. Está sendo vendido no AliExpress por USD 86.46, cerca de R$ 495,00. Mas o preço sem desconto é USD 93.46, cerca de R$ 516,00. Não é tão barato quanto outros modelos do mercado, mas também não é tão caro.
Mesmo com produtos de boa qualidade e design atrativo, principalmente para gamers, a Machenike ainda não é uma marca popular no Brasil. O portfólio da companhia, que tem quase 10 anos, agrega uma grande linha de produtos que vão de periféricos como mouses, teclados, headsets, controles de video-game, monitores e até notebooks. Na loja da Machenike no AliExpress você encontra també diversos desses produtos para comprar.
Conclusão
O K600G é um ótimo teclado, cheio de recursos úteis, design ergonômico, construído com materiais de qualidade e tem excelente bateria. Apesar de caro para um teclado convencional, quando comparamos com modelos mecânicos, o preço dele é bem atraente. Oferece três formas de conexão com dispositivos, o que é muito útil, e dá pra conectar até quatro aparelhos ao mesmo tempo. Poderia ter um aplicativo para controlar os efeitos de iluminação, mas tudo bem, pelas teclas conseguimos contornar.
Especificações técnicas do Machenike K600G
Modelo | K600G-B100W |
Teclas | 100 teclas |
Cor | Alpha/Charlie |
Modo de conexão | Type-C ou Bluetooth 5.0 |
Switch | Yellow switch / Brown switch |
Luzes | Sim, luz branca ou 17 efeitos de luz |
Anti-ghosting | Via fio: todas as teclas |
Botões multimídia | Sim |
Tamanho | 383x142x45mm |
Bateria | 4000mah |
Peso | 830 gramas |
Cabo USB | 1.5 metros |
Veja também:
REVIEW: Odyssey G6 é muito mais que um monitor gamer.
Revisão do texto feita por: Iris Xavier.
Teclado mecânico Machenike K600G
Teclado mecânico Machenike K600G-
Design100/100 Excelente
-
Funções e recursos95/100 Excelente
-
Custo-benefício90/100 Incrível
-
Digitação90/100 Incrível
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
tem ideia se tem alguma maneira de alterar os Profiles setados no software da Machenike através de algum atalho?