Índice
Em um evento fechado para jornalistas nos EUA, a Microsoft confirmou os rumores de que traria uma IA (inteligência artificial) com o lançamento do novo Bing, o serviço de buscas da empresa. Famoso por ser concorrente direto do Google, o mecanismo de busca ganhou um incremento que não é a ChatGPT, mas a novidade também foi desenvolvida pela OpenAI.
Quem usa o navegador Edge terá acesso a dois novos recursos por meio de um simples atalho e respostas da internet para os comandos poderão ser visualizadas sem a necessidade de abrir um link. Mas a IA do Bing também conseguirá desenvolver roteiros de viagens, criar textos para redes sociais e diversas explicações sobre os assuntos que forem solicitados. Confira todos os detalhes.
As novidades do buscador Bing
Como era especulado há meses, a Microsoft finalmente anunciou sua parceria com a OpenAI que resultou no desenvolvimento de uma ferramenta que deixa as pesquisas mais simples e assertivas. A começar pelo modo Chat, com uma interface bastante semelhante ao da ChatGPT, será possível perguntar literalmente qualquer coisa para que uma resposta seja enviada em alguns segundos. Veja exemplos de uso:
Um fato interessante é que, como busca as informações em tempo real na internet, as respostas são enviadas diretamente de sites dos mais diversos assuntos. As fontes para a criação das respostas aparecerão como notas de rodapé, mas o usuário será redirecionado para a página inicial do site em questão em vez da página com o texto. Quem sabe isso seja alterado com o passar do tempo. Será possível enviar comandos com até 1000 caracteres e respostas destacadas serão enviadas em apenas alguns segundos.
Durante o evento de hoje, foi solicitado que a ferramenta do novo Bing fizesse uma comparação dos três principais pintores mexicanos mais influentes e comparar suas obras mais famosas. Também foi pedido que a nova IA do Bing criasse um roteiro para uma viagem de cinco dias para o México e em alguns momentos, a resposta, com todos os detalhes de cada dia da viagem, foi enviada.
A inteligência artificial desenvolvida para o Bing também conseguiu entregar a pergunta para um comando que perguntou se um sofá caberia em uma minivan. Como esta não é uma dúvida frequente, a ferramenta analisou os dados dos dois produtos na internet e chegou à uma resposta única.
Bing com ChatGPT melhorado
Muito se comentou na internet que a ChatGPT seria integrada ao Bing da Microsoft, mas na verdade, a IA presente no mecanismo de busca é uma versão atualizada da GPT 3.5, que levou o nome de Modelo Prometheus (uma referência ao criador da espécie humana conforme a cultura grega). Ela entrega resultados de pesquisas mais relevantes, para que os leitores fiquem menos tempo na página com diversos resultados.
A Microsoft também citou que seu mecanismo de busca será mais seguro e atualizações para que a exibição de informações seja aprimorada em menor tempo estão a caminho. Um botão para o envio de feedbacks estará disponível para que os usuários digam o que estão achando da nova funcionalidade.
Bing com AI também estará no Microsoft Edge
Por fim, foi anunciado que um atalho, que mais parece um plugin, estará disponível no mecanismo de busca da Microsoft para que a nova IA seja acessada em apenas alguns segundos. Isso evitará que uma pessoa precise acessar o bing.com para fazer o uso da inteligência artificial que entrega respostas completas.
O novo modo Chat do Edge, quando estiver sendo utilizado com o novo Bing, poderá criar resumos de toda uma página da internet. Também será possível fazer perguntas para a inteligência artificial para que o resumo fique ainda mais completo. Veja exemplo:
A última novidade leva o nome de Compose e funciona como um assistente de redação. Na prática, o usuário pode receber textos prontos para e-mails, postagens em redes sociais e muito mais. Basta que alguns comandos sejam enviados para que as respostas sejam recebidas alguns segundos depois. Dessa forma:
Quando as novidades estarão disponíveis?
A Microsoft anunciou que o Bing com IA estará disponível a partir do dia 07 de fevereiro de 2023 por meio do endereço bing.com e alguns usuários dos EUA já podem enviar alguns comandos para receber as respostas inteligentes. O cronograma de lançamento da nova versão do mecanismo de busca será liberado “nas próximas semanas”.
A segunda semana de fevereiro está movimentando o mercado de IA e hoje (07), o Google anunciou a Bard, sua concorrente para a ChatGPT. A gigante desenvolvedora do Chrome ainda não tem planos de liberar testes públicos, mas foi anunciada que o Google Bard se conectará com a internet, algo que até agora, a ideia da OpenAI ainda não faz. Mas o novo Bing deve preencher este espaço com muita qualidade.
Nos resta esperar para ver se as pessoas irão deixar de usar o buscador do Google para então optar pelo Bing da Microsoft, agora que o mesmo está aprimorado. Qual deles você seguirá usando em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
ChatGPT passa em exames de MBA, Direito e Medicina nos EUA
Com informações: Engadget l The Verge l Microsoft
Revisado por Glauco