O ChatGPT é um protótipo de robô virtual, uma espécie de chatbot, desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa e implementação de Inteligência Artificial (IA) sem fins lucrativos que visa o benefício da sociedade com o uso das IA. O ChatGPT consegue entender a linguagem humana e tem como sua principal função gerar respostas semelhantes às de um humano de verdade para as mais diversas perguntas. A nova ferramenta ganhou destaque devido ao nível de precisão nas respostas que se comparam a textos escritos por mentes reais.
Polêmica nas escolas
Essa nova tecnologia impressionou a todos, mas também causou certa preocupação em alguns especialistas, principalmente nos educadores, já que essa ferramenta pode ser usada para gerar respostas automáticas em trabalhos e atividades escolares e acadêmicas. Devido ao nível de precisão nas respostas, seria uma tarefa difícil para os professores identificarem se o texto foi escrito por um aluno ou por um robô.
A repercussão do caso foi tão grande que algumas escolas de Nova York e de Seattle já chegaram a proibir o uso da IA tanto para alunos quanto para professores como uma forma de evitar plágio. Por outro lado, há professores que acreditam na nova tecnologia e afirmam que ela não precisa ser considerada um “apocalipse acadêmico” e que devemos aprender a melhor maneira de usá-la ao invés de simplesmente proibi-la. Muitos acreditam no potencial de ajudar alunos a escreverem redações, gerar ideias, feedbacks a respeito da escrita e até mesmo gerar bons esboços, como é o caso de Cherie Shields, professor de inglês no ensino médio em Sandy Oregon, confira:
Depois de ler as melhorias sugeridas, os alunos podem escrever outra redação à mão, sem assistência do computador, e implementar parte da linguagem e da estrutura das frases aprendidas com o bot. Como o bot escreve e reescreve tão rapidamente, os alunos podem ver várias maneiras diferentes de melhorar a escrita.
Cherie Shields, professor de inglês no ensino médio em Sandy Oregon
O que o CEO da OpenAI pensa sobre a polêmica?
Sam Altman, CEO da empresa responsável pela nova IA disse em entrevista que irá encontrar uma forma de ajudar as escolas a descobrir o plágio feito pela Inteligência Artificial, mas que, segundo ele, precisamos nos adaptar aos textos gerados artificialmente assim como fizemos com as calculadoras.
Ele acredita que, hoje, a IA já pode ser usada como uma forma de tutor pessoal para os alunos em casa e afirma que ele mesmo testou e aprendeu diversas coisas sozinho dentro casa de uma forma muito mais atraente do que outras coisas que ele havia estudado no passado. “Prefiro que o ChatGPT me ensine sobre algo do que ler um livro” afirmou.
Por fim, Altman acredita que o mundo precisa se adaptar a essa e a novas IA que irão surgir e que essa tecnologia, com o tempo, será aprimorada para evitar problemas indesejados e que a longo prazo elas terão um impacto muito mais positivo do que negativo para os usuários.
É um mundo em evolução. Todos nós vamos nos adaptar e acho que ficaremos melhor com isso. Não vamos querer voltar atrás.
Altman, CEO da OpenAI em entrevista
Confira o vídeo completo da entrevista de Altman, o CEO da empresa:
Como usar o ChatGPT
Se você ficou curioso a respeito dessa nova IA e não faz ideia de como encontrá-la e como usá-la, fique tranquilo, pois aqui está o passo a passo e alguns testes que fizemos para vocês.
1. Para começar a usar a nova IA e criar respostas instantâneas sobre os mais diversos assuntos, basta acessar o site oficial do ChatGPT;
2. Conectar na plataforma com sua conta do Google;
3. Assim que ele começar, procure o campo de pergunta;
4. Faça um pedido, pergunta ou instrução (em português ou inglês);
5. Aperte o botão “enviar”;
6. E pronto! Agora, basta aguardar a resposta que virá em alguns instantes.
Nós também testamos a nova IA e o resultado foi impressionante, confira:
O ChatGPT vai muito além de elaborar respostas, ele também pode, por exemplo, criar currículos, iniciar roteiros de filmes, criar letras de músicas, escrever matérias, poemas e muito mais! Confira a thread com alguns dos testes que nós da Showmetech trouxemos para vocês:
E aí, o que você achou dessa nova Inteligência Artificial? Não esqueça de comentar, compartilhar com seus amigos e de seguir nosso site para receber mais novidades como essa.
Veja também:
Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?