Imagem de capa da matéria de recuperação de dados de cartão sd do nintendo switch

Como recuperar arquivos salvos do cartão SD do Nintendo Switch

Avatar de eduardo rebouças
Veja como recuperar arquivos salvos do cartão SD do Nintendo Switch nesta matéria.

Perder arquivos salvos, independentemente do conteúdo deles, é sempre chato. No caso de jogos salvos, que guardam as inúmeras horas do nosso progresso, a perda pode ser dolorosa. Nesta matéria, daremos algumas dicas para tentar evitar dores de cabeça na hora de recuperar arquivos salvos do cartão de memória do Nintendo Switch caso ele corrompa ou quebre.

De longe, a melhor maneira de proteger seus preciosos arquivos salvos no Nintendo Switch é a prevenção. Fazer backup deles é essencial, e o melhor modo de fazer isso é pelo backup na nuvem do Nintendo Switch Online. Com uma assinatura ativa, o próprio aparelho envia automaticamente seus arquivos salvos para a nuvem, garantindo que você nunca venha a perdê-los, pelo menos enquanto a assinatura estiver ativa.

A utilização do serviço é simples, e o explicamos na matéria como fazer backup dos seus arquivos de jogos salvos na nuvem Nintendo Switch Online. Lá você encontrará todas as informações que você precisa para proteger seus dados do modo mais conveniente que há, por meio do serviço fornecido pela própria Nintendo. Esse modo é de longe o mais garantido e vale muito a pena, afinal, o serviço Nintendo Switch Online inclui outras vantagens além do backup automático por um preço razoavelmente baixo.

Recuperar arquivos do cartão SD do Nintendo Switch

Caso seu cartão MicroSD quebre, simplesmente troque-o por um novo inserindo-o no Nintendo Switch. A partir daí, utilize as opções de recuperação conforme a matéria para recuperar os dados salvos na nuvem do Nintendo Switch Online. 

Navegue para a eshop para recuperar os jogos previamente comprados.
Selecione o ícone da eShop. (Imagem: Eduardo Rebouças/ Showmetech)

Para recuperar jogos baixados transferidos da memória interna do Switch para o cartão MicroSD, você vai precisar navegar para sua biblioteca de jogos da loja Nintendo eShop. Estando conectado à Internet, clique no ícone da sacolinha no menu principal e selecione o usuário desejado após fazer o login. 

Dentro das opções de conta você poderá baixar novamente qualquer jogo previamente adquirido na eshop.
Dentro das opções de conta você poderá baixar novamente qualquer jogo previamente adquirido na eShop. (Foto: Eduardo Rebouças/ Showmetech)

Na eShop, navegue para o lado direito superior da tela e selecione seu avatar para entrar no menu Informações da conta. Na opção Baixar novamente, você vai encontrar a lista de todos os jogos que comprou na sua conta. Escolha o jogo que quer baixar novamente clicando no retângulo com o desenho de uma nuvem ao lado de seu nome.   

Mas o que acontece se você não quiser assinar o Nintendo Switch Online? Há um modo de fazer backup local em seu computador dos arquivos salvos que você pode utilizar para recuperar qualquer dado salvo de jogo que você venha a perder. 

Comparado ao backup para a nuvem, esse método é um pouco mais trabalhoso e requer um computador. Do mesmo modo que o cartão MicroSD do seu híbrido portátil da Nintendo, há sempre a possibilidade dos dados do HD do seu computador também se perderem.

Para isso, você vai precisar de um leitor de cartões SD e conectá-lo ao PC. Insira nele o cartão MicroSD do Switch. Agora, no Windows, abra o Explorador de Arquivos e selecione o cartão dentre as unidades listadas no lado esquerdo da tela. Arraste todo o conteúdo do cartão para a área de trabalho. Não modifique de maneira alguma os dados copiados para não correr o risco de perdê-los.

Agora, sempre que desejar, seja por decorrência de um eventual defeito no cartão MicroSD, ou caso faça um upgrade para um cartão com maior capacidade, é só copiar os dados de seu PC para o cartão inserido no leitor de cartões SD.

Procure por "cmd" na caixa de busca do windows.
Procure por “cmd” na caixa de busca do Windows. (Imagem: Eduardo Rebouças/ Showmetech)

No caso de defeito do cartão MicroSD, como última tentativa, há também a possibilidade de tentar recuperar seus dados com o Windows, ou por meio de programas externos, utilizando um PC. Ao inserir seu cartão danificado no leitor conectado ao seu computador, na caixa de busca do Windows, digite “cmd”. Clique com o botão direito do mouse em “cmd” e escolha a opção de executá-lo como administrador.

Digite a linha de comando conforme mostrado.
Digite a linha de comando conforme mostrado. (Imagem: Eduardo Rebouças/ Showmetech)

Na caixa de comando que abrir, digite “chkdsk”, seguido (a letra do drive correspondente ao cartão MicroSD) e por último, /f. Por exemplo: “chkdsk :g /f”. Aperte enter em seguida. O utilitário irá escanear seu cartão SD por erros, além de tentar repará-los. Depois do processo terminar, ejete de modo seguro o MicroSD, coloque-o de volta no Nintendo Switch e confira se seus arquivos salvos voltaram ao normal.  

Na pior das hipóteses, esse processo não dará certo. É aí que entra o software especializado em recuperação de dados. Há uma quantidade enorme de opções, tanto gratuitas quanto pagas, que você pode utilizar para tentar recuperar seus arquivos salvos. Nenhum deles é garantido de funcionar já que há uma variedade de fatores que influenciam a perda de dados e, uma vez perdidos, às vezes não há como recuperar um cartão corrompido. 

Lembre-se: procure sempre utilizar um cartão MicroSD de marca conhecida, com qualidade comprovada, como Plexor ou SanDisk. Ao comprar o seu novo cartão, certifique-se que está comprando-o de uma loja confiável, já que muitos dos MicroSDs à venda pela Internet e em lojas menores costumam ser falsificados e pouco confiáveis. 

Por via das dúvidas, como comentamos no início, é sempre bom ser precavido quando o assunto é a prevenção de perda de dados salvos. Tenha sempre algum tipo de backup de seus arquivos salvos, seja pelo serviço de backup na nuvem do Nintendo Switch Online ou localmente. O velho ditado continua valendo: uma pessoa prevenida vale por duas!

Veja Também

REVIEW: Nintendo Switch OLED

Site oficial da Nintendo com mais informações sobre o Nintendo Switch Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados