Whatsapp é uma ferramenta de espionagem, afirma pavel durov

WhatsApp é uma ferramenta de vigilância, afirma CEO do Telegram

Avatar de otávio queiroz
Pavel Durov,CEO do Telegram, acredita que mensageiro da Meta é utilizado por governos, agências policiais e hackers na coleta de informações sigilosas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, voltou a fazer duras críticas ao WhatsApp esta semana. Em postagens disponibilizadas em suas redes sociais, Durov afirmou que o mensageiro da Meta não passa de “uma ferramenta de vigilância” devido às brechas existentes no app. Ainda segundo ele, as pessoas devem evitar o app, fazendo o uso de qualquer outro aplicativo de mensagens para evitar que o celular seja hackeado.

Pavel durov, ceo do telegram
Para Pavel Durov, WhatsApp é uma ferramenta de espionagem adotada por governos e órgãos policiais ao redor do mundo (Reprodução/Internet)

Durov utilizou de uma declaração recente do próprio WhatsApp para tecer as acusações graves ao mensageiro. Na ocasião, a companhia de Mark Zuckerberg reportou dois incidentes de segurança que permitiam executar códigos maliciosos remotamente. Dessa forma, hackers poderiam invadir os dispositivos das vítimas com um simples vídeo enviado, por exemplo.

“Não estou pressionando as pessoas a mudarem para o Telegram. Ele não precisa de promoção adicional. Você pode usar qualquer aplicativo de mensagens que quiser, mas fique longe do WhatsApp – é uma ferramenta de vigilância há 13 anos”

Pavel Durov – CEO do Telegram

Mesmo com as brechas sendo solucionadas pelo time do messenger, isso não foi suficiente para Durov deixar o assunto passar desapercebido. O fundador do Telegram resgatou diversos outros incidentes do tipo. “Um problema de segurança exatamente como este foi descoberto em 2018, depois outro em 2019 e outro em 2020. E sim, antes de 2016, o WhatsApp não tinha criptografia”, afirma ele, dando a entender que o mensageiro verde não consegue dar segurança aos seus usuários.

Ele ainda complementa as informações disponibilizadas em suas redes sociais dizendo que, com tantos casos de vulnerabilidades detectados, as pessoas estão cada vez mais expostas à cibercriminosos:

Todo ano surge algum algum problema no WhatsApp que coloca em risco os dispositivos dos seus usuários. Não é muito difícil que hackers consigam ter acesso completo a tudo nos celulares dessas pessoas”

Pavel Durov – CEO do Telegram

Durov ainda acredita que todas essas ocorrências são, na verdade, “ferramentas de vigilância” que permitem que governos, agências policiais e hackers superem a criptografia e outras medidas de segurança do aplicativo para benefício próprio. “Tais questões dificilmente são incidentais – são backdoors plantados. Se um backdoor for descoberto e precisar ser removido, outro será adicionado“, acusa ele.

CEO do Telegram relembrou caso Jeff Bezos

Jeff bezos
Jeff Bezos teve o seu celular invadido em 2020 após receber vídeo contaminado com malware (Reprodução/Internet)

Em meio às suas críticas, Durov relembrou o caso de incidente envolvendo o cofundador da Amazon, Jeff Bezos, que teve o seu celular hackeado no ano de 2020. Na época, o dispositivo do executivo foi invadido após ele ter recebido um vídeo através do app de mensagens. Para Durov, “não importa se você é a pessoa mais rica do mundo; se tem o WhatsApp instalado no seu telefone, todos os seus dados estão acessíveis”.

Para finalizar, Pavel Durov afirmou que a publicação não pretende retirar utilizadores do app da Meta e levá-los para o Telegram. Que quer apenas mostrar que o serviço é uma ferramenta de vigilância há 13 anos e é por isso que deve ser retirado de todos os smartphones.

Mas, afinal, o WhatsApp é seguro?

App do whatsapp
WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta a seus usuários (Reprodução/Internet)

O tom de denúncia dado por Pavel Durov pode fazer utilizadores do WhatsApp se perguntarem se estão, de fato, protegidos ou não. Afinal de contas, a segurança e a privacidade são alguns dos atributos mais levados em conta na hora de escolher aplicativos que serão baixados no smartphone. O que podemos afirmar é que o app oferece, de fato, uma criptografia de ponta a ponta. Isto significa que, ao trocar mensagens, só você e os remetentes poderão acessar os conteúdos enviados.

O WhatsApp não pode visualizar o conteúdo de mensagens nem ouvir chamadas no app, porque a criptografia e a descriptografia de mensagens enviadas ocorrem inteiramente no aparelho do usuário. Antes de uma mensagem sair do celular, ela é protegida com um cadeado de criptografia e somente o destinatário tem as chaves para abri-la.

WhatsApp

No entanto, todos os apps estão suscetíveis à falhas que podem comprometer a segurança. E o problema ainda é maior em plataformas que possuam um alto número de utilizadores, já que a base grande de usuários atrai ainda mais criminosos que buscam ter acesso a informações críticas, como dados pessoais e bancários.

Mas como o Showmetech está sempre pensando em como melhorar a sua vida no ambiente digital, nós preparamos uma matéria que te ajuda a recuperar a conta do WhatsApp e a aumentar a sua segurança ao utilizar o mensageiro. Com o nosso tutorial e diversas orientações você aprenderá a fugir dos mais diversos perigos da internet.

Veja também:

Ficou preocupado com as declarações de Pavel Durov? O Showmetech tem um comparativo que te ajuda a decidir qual app entre os principais é o mais seguro. Confira!

Fontes: Telegram de Durov, The Independent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados