Índice
Os serviços do Google são possivelmente os mais utilizados em todo o mundo — nos computadores, smart TVs e principalmente nos smartphones. Apesar do serviço de e-mails do Google, o Gmail, vir naturalmente na maioria dos smartphones Android, é necessário baixar o Gmail no iPhone. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre como utilizá-lo, como baixá-lo, compará-lo com o aplicativo de e-mail da Apple, o Mail, e muito mais. Vem com a gente!
Como baixar o Gmail no iPhone
- Por conta do iPhone já possuir um aplicativo padrão para e-mails, é necessário baixar o Gmail no sistema. Começando, abra o aplicativo “App Store“;
- Clique na opção “Buscar“, no canto inferior direito, e no campo em que aparecer, pesquise por “Gmail“. Agora selecione a opção “Obter“. Se não aparecer e no lugar estiver um ícone de nuvem com seta, como na imagem, selecione-o. Depois que terminar de baixar, clique em “Abrir“;
- Assim que o aplicativo abrir, selecione o botão na parte inferior, “Fazer login” e insira o endereço do seu Gmail e a senha. Se aparecer alguma janela solicitando autorização para exibir notificações, sugerimos que permita, dessa maneira você não perde nenhum e-mail que chegar à sua caixa de entrada.
Prontinho! Agora o Gmail já está preparado para ser utilizado em seu aparelho.
Como mandar um e-mail pelo Gmail
Agora que você já tem o Gmail instalado no seu iPhone, aprenda a enviar e-mail pelo aplicativo!
- Aqui não tem muitos segredos: ao abrir o Gmail no iPhone, repare que no canto inferior direito há um botão escrito “Escrever” — selecione-o;
- Agora, há quatro espaços a serem preenchidos: o primeiro é o “Para“, pelo qual será inserido o endereço de e-mail do destinatário; “De“, exibindo o remetente — no caso, o seu próprio endereço de e-mail —; “Assunto“, espaço em que será colocado ao que se refere aquele e-mail; e, por fim, “Escrever e-mail“, que por si só já explica ser onde a mensagem deve ser redigida, de fato;
- Assim que terminar de redigir seu e-mail, clique na seta azul que está no canto superior direito para enviar o e-mail.
Esse é o processo simples e direto de enviar um e-mail pelo Gmail no iPhone, porém, há alguns detalhes que podem ser interessantes. Como o ícone de clipe, no canto superior direito, ele permite que sejam anexados arquivos no e-mail a ser enviado, como fotos, vídeos e demais documentos. Se for a primeira vez que acessa este recurso, permita que o iPhone acesse todas as fotos — essa ação compreende todas as mídias que são possíveis enviar por anexo. Já no lado direito da seta, nos três pontinhos, ainda há mais opções. Entenda-as:
- Programar envio: o próprio aplicativo sugerirá três períodos para que o e-mail seja enviado. Se nenhuma delas te servir, selecione “Escolher data e hora” e defina conforme o seu desejo;
- Modo confidencial: aciona um recurso que fará com que o e-mail expire após um determinado período, que varia entre um dia e 5 anos. É possível também incluir uma senha para que o e-mail seja aberto;
- Descartar: cancela tudo o que foi feito e trata aquele e-mail como descarte. Ainda aparecerá uma janela confirmando se você quer mesmo cancelar aquele e-mail.
Mail ou Gmail?
O aplicativo nativo do iPhone, o Mail, serve para enviar e receber e-mails tanto quanto o próprio Gmail. Entretanto, há algumas diferenças entre os aplicativos: tanto em performance quanto em recursos disponíveis, a começar pela performance — que também depende da sua velocidade de internet, se o seu aparelho é mais recente e outros fatores — em que o Mail pode ficar um pouco para trás.
Por exemplo, atualizar uma caixa de e-mails no Mail pode demorar alguns segundos a mais do que no Gmail. Alguns dos fatores citados podem justificar isso, mas o próprio desenvolvimento do aplicativo também pode influenciar. Agora, falando sobre recursos, são vários os que podem chamar mais a atenção de um usuário a que a outro.
Um exemplo fica por conta das mensagens não lidas no Mail que são destacadas por uma bolinha azul, evidenciando que aquele item ainda não foi aberto. Já no Gmail, estes e-mails ficam apenas com o remetente e o assunto destacados em negrito, o que pode dificultar a assimilação por parte de alguns usuários.
Agora, um dos motivos que mais fazem com que o Gmail seja bastante usado no iPhone, é a sua integração com os outros serviços do próprio Google, como o Google Agenda, Google Drive, e até mesmo as redes sociais, como o YouTube. Sem falar que, culturalmente, no Brasil é mais comum que alguém crie e utilize um e-mail do Google, independente do smartphone que usar.
Como vincular o Gmail no iPhone
Outra dúvida comum é sobre como vincular o seu e-mail do Gmail ao iPhone. Aqui vamos fazer um tipo de “mescla” do Mail com o Gmail — inclusive, essa ação fará com que os itens que cheguem no Gmail sejam vistos no próprio Mail do iPhone. Veja como se faz.
- Abra o aplicativo Ajustes, desça um pouco e selecione “Mail“;
- Na próxima tela clique em “Contas“;
- Aqui, você possivelmente verá que já tem uma conta vinculada, a do iCloud, e agora vamos inserir a do Gmail. Selecione “Adicionar Conta“;
- Agora escolha “Google” — lembre-se que este tutorial se refere a como vincular sua conta do Gmail ao iPhone, caso queira vincular algum outro e-mail, de acordo com os listados na imagem abaixo, basta selecioná-lo e prosseguir com todas as etapas vistas aqui;
- Insira seu login e senha, e pronto! Agora seu Gmail já está vinculado ao iPhone.
Estes mesmos passos servem para orientar um usuário que possui uma ou mais contas do Gmail e quer vinculá-las ao iPhone. Basta seguir estes tópicos para adicionar uma nova conta do Gmail.
Nota: No 4º passo é quando é definido qual plataforma será vinculada ao seu iPhone. Como trata-se de um tutorial sobre o Gmail, orientamos que o item escolhido seja o Google, porém, se você tem um endereço de e-mail de outra(s) plataforma(s), basta selecioná-la na tela exibida correspondente e prosseguir com as orientações que forem exibidas.
Demais recursos e configurações
Não se atendo somente à função de enviar e receber e-mails, o Gmail também traz uma gama de recursos que podem te ajudar — seja na própria área da comunicação como em organização pessoal, profissional e entre outras. Confira algumas ferramentas disponíveis no Gmail:
Reunião
Assim que abrir o aplicativo, no canto inferior direito, há um ícone de filmadora que representa a ferramenta “Reunião“. Ao acessá-la, você consegue organizar uma nova reunião e compartilhar o link desta com os devidos participantes — ou até mesmo participar de alguma reunião ao inserir o respectivo código. Lembrando que a reunião pode acontecer não somente pelo aplicativo de smartphone, mas também pelo computador.
Marcadores
No canto superior direito da tela principal, há três linhas. Ao clicar lá, será aberta uma aba com diversas opções. Desça um pouco e, em Marcadores, selecione “Criar novo“. Dessa maneira você consegue criar uma espécie de pasta, pela qual é possível separar e-mails de acordo com a sua necessidade. Os Marcadores são exibidos em cores diferentes, para facilitar a localização dos itens.
Diferentes caixas
Ainda nessa aba de opções, há uma sessão em que são exibidas as pastas “Principais“, “Social” e “Promoções“. Semelhante aos marcadores, essas pastas funcionam de forma automatizada, ou seja, a própria inteligência artificial do Gmail separa alguns e-mails de acordo com o conteúdo de cada um, às vezes enviando justamente para essas pastas mencionadas.
Notificações
Ao acessar o caminho opções > Configurações > Notificações por e-mail, você encontra diversas maneiras de receber as notificações do seu e-mail. Se você recebe muitos e-mails diariamente, deixar selecionado “Somente prioridade alta” ou “Nenhuma” possivelmente serão algumas boas alternativas. Agora, se você não se importa e até prefere ser notificado de todos as mensagens, basta marcar “Todos os novos e-mails“. Até mesmo o som em que a notificação é enviada, pode ser alterado.
Esse tutorial te ajudou a entender melhor como funciona o Gmail? Conta pra gente nos comentários! Mas se você ainda não tem o Gmail, baixe-o gratuitamente agora pela App Store.
Veja também