Índice
Na última terça-feira (12) o TikTok lançou o Effect House, um aplicativo voltado para criação e desenvolvimento de filtros de realidade aumentada que, caso sigam as normas estabelecidas pela empresa, serão disponibilizados para o público. Venha aprender como você pode lançar o seu próprio filtro!
Conheça o aplicativo Effect House
O programa começou seu desenvolvimento em agosto de 2021 e teve mais de 450 criadores participando do seu Beta fechado para convidados — agora aberto ao público — para testarem, participarem no mundo de criação de vídeos da plataforma e também ajudarem a melhorar o produto oferecido pela empresa.
Com a preocupação sobre a saúde mental dos usuários de redes sociais sendo cada vez mais um foco de atenção entre responsáveis legais de crianças e adolescentes, especialistas e também políticos ao redor do mundo, o TikTok colocou em prática uma política para aprovação dos filtros. Segundo a empresa:
As diretrizes postas em prática tem como foco ajudar todos no TikTok a se sentirem bem-vindos e empoderados para criar, exatamente como são
Tradução livre do texto de lançamento do Effect House divulgado pelo TikTok.
Indo mais a fundo no que dizem essas diretrizes, serão proibidos filtros que promovam colorismo, estereótipos negativos sobre grupos minoritários, que façam alterações estéticas em pessoas similares a cirurgias plásticas, como preenchimento labial, ou que encorajem um exame cuidadoso da aparência alheia. Além destes filtros citados, a plataforma alerta que alguns filtros podem não aparecer na lista de efeitos disponíveis, como os relacionados ao consumo de álcool, por conta da diversidade de públicos do TikTok.
Segundo o TikTok, todos os efeitos criados serão submetidos à análise de uma equipe interna para garantir que estão de acordo com as normas impostas e então ser lançados ao público. Novos filtros também terão a opção de ser reportados como inadequados e, se após a realização de nova análise por funcionários da empresa, seja confirmado a violação das políticas, serão removidos da plataforma, bem como os vídeos que utilizavam os filtros reportados.
Como instalar o Effect House
O primeiro passo para a criação de filtros é instalar o programa em seu computador. Para isso, você precisará de um computador da Apple (Mac), já que atualmente esta é a única plataforma suportada pelo Effect House. Os requisitos são:
- MacOS 10.14 ou superior;
- Processador Intel Core i3 2.5Ghz, AMD FX 4300 2.6Ghz ou Apple M1 com 4 GB RAM;
- Placa de vídeo Intel HD Graphics 4000, Nvidia GeForce 710 ou AMD Radeon HD 6450;
- Resolução de tela mínima de 1280×768;
- Drivers da placa de vídeo atualizados.
- Vá para a página de download do programa e escolha o instalador de acordo com o tipo processador (Intel ou Apple), como mostrado na imagem abaixo.
- Após o fim do download, abra o instalador e arraste o ícone do programa para a pasta Applications como mostrado na imagem abaixo. Após alguns segundos, o programa estará instalado na sua máquina e poderá ser encontrado no Finder.
- Ao abrir o programa pela primeira vez, o sistema operacional mostrará uma mensagem perguntando se você tem certeza que deseja abrir este programa. Clique em “Abrir” e então o Effect House abrirá uma tela pedindo para você fazer login na sua conta do TikTok.
Como criar um filtro de realidade aumentada
- Ao clicar em “Log in to TikTok“, você será redirecionado para uma página no seu navegador para fazer login ou entrar com sua conta do TikTok. Após o login ser feito com sucesso, será exibida uma mensagem para concordar com os Termos de Serviço e políticas do aplicativo, como mostrado abaixo.
- Ao concordar com os termos, uma nova mensagem para prosseguir para a sua conta será exibida e então clique em “Continuar” e uma nova aba será aberta, com uma mensagem pedindo permissão para abrir um link. Clique na opção de escolher a aplicação.
- Ao selecionar para escolher aplicativo, a opção de abrir o link é exibida. Clique nesta opção e então o Effect House estará logado em sua conta e abrirá a tela inicial.
- O Effect House oferece alguns templates em sua tela inicial. Ao clicar em uma das opções, o programa oferece alguns objetos e assets já pré-configurados, mas também é possível criar um projeto do zero ao clicar em “Create project“.
- Quando o usuário incluir novas funcionalidades em seu filtro e quiser testar como ele funcionaria na plataforma real, ele pode clicar em “Preview in TikTok“, que gera um QR code para ser escaneado através da funcionalidade de scan de QR code da aba “Descobrir” do aplicativo de celular.
- Quando quiser que o filtro seja avaliado pelo TikTok para o seu lançamento ao público, o usuário deve clicar em “Submit“. Esta ação levará à tela para submeter informações sobre o filtro, como uma thumbnail dele, nome, o que fazer para ativar o filtro e uma validação de tamanho máximo do filtro. Quando o usuário clica em “Continue“, ele é redirecionado para uma página no navegador.
- Nesta página, o usuário deve terminar de dar informações sobre o filtro, como uma descrição breve sobre ele, categorias em que se encaixa e tags em que se encontra. Por fim, pedem também para que seja enviado um vídeo demonstrativo de até 15s do efeito sendo utilizado.
No período em que testei o aplicativo, achei ele bastante complicado de ser utilizado por um usuário curioso pela novidade. A sugestão para aqueles que queiram se aventurar a criar seu próprio filtro é que leiam atentamente aos guias disponibilizados pela plataforma de como fazer os mais diversos tipos de filtro no Effect House. Infelizmente os guias ainda não foram traduzidos para o português, sendo então mais uma barreira para um usuário que não saiba ler em inglês.
Veja também:
Caso você se interesse em ler outras matérias sobre o TikTok, veja a nossa matéria sobre como baixar um vídeo do TikTok ou então sobre estas dicas de como viralizar um vídeo na plataforma.
Mas dá certo?