Uma coisa que vem sido falada bastante ultimamente é sobre privacidade de dados na internet. O Google quer proteger seus usuários e pretende ser mais claro quanto ao uso de seus dados, melhorando a privacidade de apps na Play Store. Esse processo está previsto para que seja realizado e concluído em até um ano.
Vimos recentemente que a Apple mudou sua política sobre a coleta de dados de seus usuários, solicitando permissão para que certos aplicativos acesses suas informações. Seguindo essa tendência, o Google também vem se preocupando com a segurança dos usuários de Android e quer implementar também uma política para a segurança nos dados de privacidade.
Eles pretendem o fazer da forma mais simples e clara para o consumir, a fim de que, ao utilizarem seus serviços, fiquem mais tranquilos ao saberem os dados que de fato aqueles aplicativos querem e/ou precisem acessar para sua funcionalidade.
Além da coleta de dados que poderá ocorrer, após você ter ciência de quantos e quais são, o Google Play Store ainda requererá dos desenvolvedores para que seus aplicativos possuam informações como: práticas de segurança, como criptografia; a necessidade de seguir a Política Familiar, informar se o aplicativo necessita daquele informação para funcionar ou se o usuário pode escolher entre compartilhar essas informações solicitadas ou não; conferência da segurança do aplicativo através de verificação certificada e perguntar se o usuário vai querer que suas informações sejam excluídas, se o aplicativo for desinstalado.
Além disso, o Google também solicitará que os desenvolvedores de aplicativos digam qual o tipo de dados estão sendo coletados e mantidos, como exatidão de localização, contatos do usuário, dados pessoais e etc, assim como ele também quer saber como os desenvolvedores estão usando esses dados em seus respectivos aplicativos.
Quando de fato ocorrerá a privacidade de apps na Play Store?
Existe um calendário que indica os passos que este processo tomará, até sua conclusão e definitiva implementação:
- Segundo trimestre de 2021: pré-anúncio (período em que estamos atualmente);
- Terceiro trimestre de 2021: disponibilização da Política de Segurança;
- Quaro trimestre de 2021: os desenvolvedores poderão começar a declarar as devidas informações para o Google Play;
- Primeiro trimestre de 2022: usuários de Android poderão começar a ver essa seção específica na Google Play Store;
- Segundo trimestre de 2022: última oportunidade para que os aplicativos novos e existentes declarem as informações necessárias.
Essas datas estão sujeitas à alteração, conforme indicado pelo Google.
A intenção do Google é, enquanto e após implementar este novo recurso, que continue a aprimorar sua política de segurança, principalmente no que se refere à rigidez em relação aos desenvolvedores, solicitando as especificidades dos dados coletados, assim como a facilidade dos usuários entenderem quais informações de fato estão sendo usadas e por quais aplicativos.
O que achou sobre a nova política de privacidade de apps na Play Store? Conta pra gente nos comentários!
Entenda como funciona essa medida, como exemplo, no iPhone através do bloqueador de rastreio de apps.