Índice
A Black Friday está se aproximando e, se você não comprar algum gadget para você, talvez você compre para outra pessoa. Porém, com tantas novidades tecnológicas aparecendo a todo momento, podemos acabar negligenciando um aspecto muito importante que um dispositivo tecnológico precisa possuir:os problemas de privacidade. E para garantir que você compre com segurança, a Mozilla reuniu uma lista útil de gadgets populares com avaliações sobre o quão problemáticos eles são em relação à preservar a privacidade de informações eles são.
Gadgets sem problemas de privacidade
No topo dessa seção da lista temos o Nintendo Switch, Xbox Series X/S, Apple Watch Series 6, iPad e Apple Air Pods. Nessa categoria não temos nenhuma surpresa pois ambos os consoles da Nintendo e da Microsoft compartilham poucos dados e informações pessoais do usuário. Surpreendentemente, mesmo utilizando tantos dados de seus usuários, tanto o Apple Watch Series 6 quanto os diferentes modelos de iPad possuem configurações bem rígidas para manter as informações de seus usuários seguras.
Gadgets com poucos problemas de privacidade
Aqui encontramos produtos como o novo PlayStation 5, Samsung Galaxy Watch3, Amazon Fire TV e Google Nest Hub. Estes gadgets compartilham alguns dados pessoais dos usuários para fornecer uma experiência mais apropriada como sugestões de conteúdos personalizados. Felizmente estes dispositivos oferecem configurações de privacidade que o usuário pode ajustar da forma que ele melhor desejar, escolhendo o tipo de informação que ele deseja que seja compartilhada.
Gadgets com muitos problemas de privacidade
Aqui vemos produtos como o os tablets da linha Galaxy da Samsung, Kobo eReaders, Google Nest Cams, Google Nest Mini, Mi Band 5 e Amazon Echo Dot. De forma impressionante, os tablets da família Galaxy da Samsung se destacam como os gadgets que mais compartilham os dados do usuário e são suscetíveis a vazamentos de informações pessoais. Também estão nesta categoria o Google Nest Mini e o Mi Band 5, que colhem uma quantidade considerável de dados do usuário e, infelizmente não oferecem muitos mecanismos para garantir a privacidade dessas informações.
Gadgets com privacidade não-incluída
Por último, mas não menos importante, temos os gadgets que não possuem qualquer tipo de proteção para a privacidade dos dados do usuário como o Amazon Halo, Oculus Quest 2, NVIDIA Shield TV e o Huawei Smart Watch ES. Neste caso, o usuário precisa ser informado claramente pelo fabricante que seus dados não estarão protegidos quando estiver utilizando algum desses dispositivos. No caso do Oculus Quest 2, talvez não faça muita diferença essa falta de privacidade uma vez que se trata de um headset VR, porém com smartwatches como o Amazon Halo e o Huawei Smart Watch ES é preocupante imaginar que os seus dados estão completamente desprotegidos.
Vale lembrar que esse ranking feito pela Mozilla é uma classificação informal baseada no potencial de abuso ou exposição de seus dados, e não significa que um gadget seja perfeitamente seguro ou privado. Se você estiver comprando um desses dispositivos, é melhor dar uma boa olhada nas configurações e preferências e desabilitar qualquer coisa que possa parecer “invasiva”. Você sempre pode ativar os recursos novamente, mas depois de colocar seus dados lá fora, é difícil recuperá-los.
Se você ficou curioso, você pode conferir a lista completa com o ranking de privacidade nos gadgets elaborada pela Mozilla.