O aplicativo móvel do Instagram, tanto no iOS como no Android, está trazendo uma atualização que, entre diversas outras mudanças, integra a função de Mensagem Direta (as populares “DMs” ou “Direct”) da rede social ao Messenger, do Facebook. A novidade ainda não apareceu para toda a base, mas o site The Verge relata que vários de seus editores já tiveram a alteração implementada em seus respectivos apps.
A atualização do Instagram traz um pop up de alerta para a alteração, confirmando a mudança que, aparentemente, é mandatória: após você fazer o update do aplicativo, o ícone das mensagens diretas é automaticamente substituído pelo símbolo do Facebook Messenger. Outras alterações também incluem um novo esquema de cores, apresentando-se de forma mais vibrante para o usuário. O The Verge informa, porém, que ainda não é possível enviar mensagens a usuários do Facebook por meio do Instagram, o que indica que a mudança vem sendo gradual.
Em testes realizados pelo Showmetech, a atualização ainda não foi disponibilizada em nossos aplicativos instalados. Pesquisamos via iOS e Android, porém a apresentação do Instagram em nossos aparelhos seguem o mesmo padrão dos últimos anos.
A notícia não é exatamente nova, considerando que, no passado, o CEO e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, havia confirmado à imprensa norte-americana que tinha planos de unificar as três plataformas da qual é dono: em 2012, o Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão (R$ 5,42 bilhões na cotação atualizada) e, em 2014, adquiriu o WhatsApp por US$ 19 bilhões (R$ 103,02 bilhões). O executivo também assegurou, na época, que os três pilares trariam criptografia de ponta a ponta — atualmente, apenas o Instagram não conta com esse recurso de segurança.
O Facebook ainda não informou quando essa integração entre o Instagram e o Messenger será finalizada, mas segundo o histórico do Facebook, não deve demorar muito: a empresa tende a ser rápida para implementar atualizações majoritárias por toda a sua base de usuários: segundo o site alemão de métricas de mercado Statista, o Facebook conta hoje com 1,69 bilhão de usuários, seguido do Instagram com 854,5 milhões. Já o WhatsApp supera a marca de 2 bilhões de usuários globais. Acredita-se que a eventual integração dos três sistemas seja uma forma do Facebook competir de igual para igual com o iMessage, o serviço de mensagens instantâneas da Apple para usuários do iPhone.
Falando no WhatsApp, ainda não há informações de quando ele será integrado às duas outras redes. O Facebook não comentou a recente atualização.