Índice
Os novos smartphones Fusion+ e Fusion chegam à família Motorola One nesta quinta-feira (16). Os modelos têm como objetivo entregar uma “sinergia otimizada de especificações”, de acordo com a empresa.
Ainda segundo a Motorola, essa sinergia presente nos novos smartphones inclui um sistema versátil para fotos (por meio das quatro câmeras traseiras e da câmera frontal), uma performance poderosa — com direito a gerenciamento inteligente de energia e Inteligência Artificial (IA) integrada ao processador Qualcomm Snapdragon — e uma bateria que aguenta até dois dias de duração.
“Os Motorola One Fusion+ e Fusion trazem uma real fusão de elementos: sistema avançado de câmeras, bateria potente e processador de alto desempenho”
Thiago Masuchette, Head de Produtos da Motorola Brasil
Design e Tela
O Motorola One Fusion+ traz uma tela de 6,5 polegadas Full HD e Total Vision. Isso significa que a tela se estende de borda a borda, ocupando toda a parte frontal do aparelho. A tela também conta com certificação HDR10, que garante cores vívidas com brilho e contraste melhorados na hora ver fotos, séries e filmes.
Esse design Total Vision é possível porque a câmera frontal do Fusion+ conta com uma tecnologia pop-up, que faz com que ela fique “escondida” dentro do aparelho e seja acionada pelo usuário. Por ficar dentro do smartphone, a câmera não precisa de um notch no display, o que permite que a tela ocupe todo o espaço.
Outra novidade relacionada ao Fusion+ é que o smartphone faz parte do YouTube Signature Devices. Isso garante que o aparelho entrega a melhor experiência na plataforma ao combinar sua tela à tecnologia de desempenho de vídeo. Assim, o Motorola One Fusion+ oferece vídeos em HDR em 360º (completamente imersivo) e tempo rápido de carregamento, mesmo para vídeos em 4K.
O Motorola One Fusion também traz uma tela de 6,5 polegadas, porém na resolução HD+ e Max Vision, por possuir um notch na parte superior — no centro do display — que abriga a câmera frontal.
Os dois novos smartphones da família Motorola One possuem um botão dedicado para Google Assistente, que fica na parte superior direita.
O botão dedicado é um recurso útil porque basta apertá-lo para pedir à assistente virtual, por exemplo, para buscar restaurantes, playlists mais tocadas ou até mesmo dizer qual é o tipo de flor que você está vendo. Vai da sua necessidade (e curiosidade) e não precisa dizer “OK Google” para ativar a assistente virtual.
Na parte de baixo dos smartphones ficam a entrada para fones de ouvido, entrada USB-C e os alto-falantes. No caso do Motorola One Fusion+, os alto-falantes são quatro vezes mais potentes em relação a modelos anteriores da família Motorola One, de acordo com Thiago Masuchette, Head de Produtos da Motorola Brasil.
Já na parte de trás, em ambos os novos smartphones, fica o sistema de quatro câmeras e o sensor de digitais—- com o logo da Motorola — para desbloquear a tela.
Câmeras
Os novos modelos Fusion+ e Fusion da família Motorola One são equipados com um sistema de quatro câmeras traseiras(também chamado de Quad Câmera) e uma frontal. O objetivo desse sistema, segundo o Head de Produtos da empresa, é “oferecer ao consumidor uma completa imersão no mundo da fotografia”.
O que muda entre os dois novos modelos da família Motorola One são as resoluções dos sensores e o fato de a câmera frontal do Fusion+ ser pop-up, enquanto a do Fusion é abrigada num notch no display. Confira abaixo os sistemas de câmeras de cada modelo:
Motorola One Fusion+:
- Lente principal (64MP);
- Lente Ultra-grande angular (8MP);
- Lente Macro (5MP);
- Sensor de profundidade (2MP);
- Câmera frontal (16MP).
Motorola One Fusion:
- Lente principal (48MP);
- Lente Ultra-grande angular (8MP);
- Lente Macro (5MP);
- Sensor de Profundidade (2MP);
- Câmera frontal (8MP).
Segundo a Motorola, o sistema de câmeras do Fusion+ permite a captação de imagens ultrarrealistas de altíssima resolução, além de selfies com fundo desfocado e close-ups com grande detalhamento.
A lente principal é equipada com tecnologia Quad Pixel e Night Vision, que combina quatro pixels para formar um pixel gigante, proporcionando quatro vezes mais sensibilidade à luz em ambientes de baixa luminosidade. Isso garante que cada foto saia nítida e brilhante em qualquer tipo de ambiente, segundo a fabricante.
O Motorola One Fusion+ também conta com uma lente ultra-wide de 118º, que permite enquadrar quatro vezes mais cena, e uma lente macro, que deixa o objeto fotografado cinco vezes mais próximo em comparação a uma lente normal. O sensor de profundidade garante o efeito de “fundo desfocado”, que destaca quem (ou o que) estiver no primeiro plano da foto.
A câmera frontal pop-up do Fusion+ captura o melhor ângulo em qualquer luz, segundo a Motorola, graças às tecnologias Quad Pixel e Night Vision. Após ser acionada, a câmera leva menos de um segundo para aparecer e estar pronta para uso, de acordo com a empresa.
O Head de Produtos, Thiago Masuchette, explicou que a câmera frontal funciona num sistema que possui proteção contra sujeiras e quedas. “Se a sujeira entrar, fica represada só na parte da câmera, ou seja, não espalha para os outros componentes internos do aparelho”, disse. Já o sistema antiqueda funciona assim: se o smartphone cair enquanto a câmera frontal estiver ativada, o sistema identifica que o aparelho está caindo e recolhe a câmera automaticamente.
O sistema Quad Câmera do Motorola One Fusion não fica muito atrás. A lente principal de 48MP também conta com tecnologia Quad Pixel, que a Motorola informou que garante fotos mais nítidas e brilhantes de qualquer perspectiva e tipo de luminosidade.
O modelo também conta com uma lente ultra-wide de 118º, capaz de enquadrar quatro vezes mais cena, e uma lente macro que capta os mínimos detalhes de um objeto. O sistema do Motorola One Fusion também traz um sensor de profundidade, que oferece o fundo desfocado para as fotos.
Hardware e performance
Os dois novos modelos da família Motorola One são equipados com o que a fabricante chamou de uma “super bateria” de 5.000mAh, que aguenta até dois dias de duração. No caso do Fusion+, a bateria também conta com a tecnologia Turbo Power da Motorola, “que garante horas de uso com alguns minutos de carga”, explicou o Head de Produtos.
O Motorola One Fusion+ traz o processador Qualcomm Snapdragon 730, que traz desempenho de alta performance e recursos avançados de IA que funcionam em conjunto com os 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno do aparelho. Segundo a empresa, o processador garante um desempenho 20% mais rápido, em comparação com modelos anteriores da família Motorola One.
O processador do Fusion+ também oferece mais potência para processamento gráfico, o que é útil para vídeos e, principalmente, jogos. A Motorola explicou que a plataforma mobile do processador foi desenvolvida para aumentar a eficiência das tarefas mais sofisticadas do dispositivo.
Outro detalhe em relação ao Snapdragon 730 é a sua fabricação em processo de 8 nm, que reduz suas dimensões e garante mais eficiência no gerenciamento de energia, informou a Motorola. O processador também atua no desempenho do sistema de câmeras, oferecendo recursos de IA que sugerem a ativação do modo Night Vision ao identificar que o usuário está fotografando num ambiente de baixa luminosidade.
Já o Motorola One Fusion traz o processador Qualcomm Snapdragon 710, que é um pouco mais modesto, e também conta com 4GB de memória RAM. O armazenamento interno, porém, é a metade do Fusion+: 64GB. O componente foi projetado para otimizar a experiência com IA, garantindo um desempenho ultrarrápido e eficiente, segundo a Motorola.
Na prática, esse processador permite que o usuário desempenhe múltiplas tarefas no smartphone e alterne entre aplicativos sem esforço ou problemas.
Um detalhe importante em relação ao hardware dos novos smartphones é que eles não contam com NFC, sigla em inglês para “Near Field Communication” (“Comunicação por campo de proximidade”, em tradução livre). Essa é a tecnologia de troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, muito utilizada para pagamentos por aproximação.
Software
Tanto o Motorola One Fusion+ quanto o Fusion seguem o compromisso da empresa em proporcionar ao consumidor a versão mais pura do Android, sem camadas de software desnecessárias e sem aplicativos duplicados.
Ambos trazem o Android 10 embarcado como sistema operacional, com garantia de atualização para o Android 11 quando esta for lançada. O Head de Produtos da empresa também informou que os aparelhos contam com recursos de pacotes de privacidade do Android até 2022.
Os novos smartphones da família Motorola One ainda contam com o “Minha UX”, que inclui todas as “Experiências Moto” e uma série de customizações da aparência do Android (ícones, teclado, layouts etc). O recurso também permite que os usuários explorem configurações personalizadas e controles avançados para músicas, vídeos e jogos.
Ainda é possível que os usuários criem seus próprios temas no “Minha UX”, escolhendo fontes, cores e formas de ícones, além de animações de sensor de impressão digital. Segundo Thiago Masuchette, a Motorola desenvolveu esse recurso para funcionar como um atalho, com o objetivo de facilitar o acesso do usuário a essa customização que já integra o “Modo de desenvolvedor” do Android 10.
Preços e disponibilidade
O Motorola One Fusion+ chega ao Brasil nas cores branco prisma e azul índigo por R$2.499. Já o Motorola One Fusion chega nas cores verde esmeralda e azul safira por R$1.799.
Os dois smartphones estão disponíveis para compra nos canais da Motorola, tanto na loja online quanto em unidades físicas, e nos varejistas parceiros da empresa.
Outros lançamentos da Motorola
A Motorola já realizou uma série de lançamentos no mercado brasileiro este ano. Em março, a empresa lançou o Moto G8 e o Moto G8 Power. Em junho, a empresa lançou o Moto G8 Power Lite, com bateria de longa duração. E no começo de julho, a empresa lançou o Motorola Edge e Edge+ — que o Showmetech testou com exclusividade —, que marcam seu retorno ao mercado de smartphones premium
Os modelos da nova geração do Moto G vieram com foco na câmera e na bateria potente, “embalado” num design premium com preço mais acessível.
Já o Motorola Edge+, primeiro flagship da empresa em quatro anos, chegou para competir com os smartphones Galaxy S20, da Samsung, e iPhone 11, da Apple. O Edge, modelo intermediário premium, possui preço menor e especificações mais simples.
Tanto o Motorola Edge+ quanto Edge possuem especificações com alta qualidade de câmeras e processador, telas curvadas com bordas infinitas, baterias de longa duração e conectividade 5G (apenas no modelo Edge).
O Showmetech publicou reviews dos modelos Moto G8 e G8 Power e do Motorola Edge+.
Especificações técnicas dos Motorola One Fusion+ e Fusion
Modelo | Motorola One Fusion+ |
Tela | 6,5″ Total Vision Full HD HDR10 |
Câmeras traseiras | 64MP – Principal 8MP – Grande angular (ultra-wide) 5MP – Macro 2MP – Sensor de profundidade |
Câmera frontal | 16MP |
Memória RAM | 4GB |
Armazenamento interno | 128GB |
Áudio | Som estéreo (dois alto-falantes) |
Entrada USB-C | Sim |
Bateria | 5.000mAh Turbo Power |
Sistema | Android 10 (com atualização garantida para Android 11) |
Cores | Branco prisma e azul índigo |
Preço | R$2.499 |
Modelo | Motorola One Fusion |
Tela | 6,5″ Max Vision HD+ |
Câmeras traseiras | 48MP – Principal 8MP – Grande angular (ultra-wide) 5MP – Macro 2MP – Sensor de profundidade |
Câmera frontal | 8MP |
Memória RAM | 4GB |
Armazenamento interno | 64GB |
Áudio | Som estéreo (dois alto-falantes) |
Entrada USB-C | Sim |
Bateria | 5.000mAh |
Sistema | Android 10 (com atualização garantida para Android 11) |
Cores | Verde esmeralda e azul safira |
Preço | R$1.799 |
Fontes: Motorola Brasil