Índice
O surto de coronavírus COVID-19 continua crescendo ao redor do mundo e, por isso, os governos têm apoiado o distanciamento social entre as pessoas. Até as empresas que podem oferecer o modelo de trabalho remoto aos funcionários já adotaram o home office, já que a tecnologia permite que a distância seja aproximada por meio da internet.
Infelizmente, o isolamento pode criar algumas situações para aqueles que estão afastados de todos, como a sensação de solidão e, em alguns casos, até a depressão. Mas há uma boa solução para não se sentir solitário durante a quarentena. As chamadas em videoconferência possibilitam que as pessoas façam encontros com amigos e família, reuniões de trabalho e até assistam aulas à distância.
Além do uso convencional, essas ferramentas possibilitam chamadas em vídeo para realizar consultas, terapia e, quem sabe, até uma festa com os seus amigos.
Atualmente, existem diversos aplicativos e serviços que oferecem o recurso de ligação em vídeo. Felizmente, alguns deles não precisam nem de download e os usuários podem fazer as videoconferências diretamente do navegador, sem apps.
1 – Skype
O Skype é o software de videochamadas mais conhecido do mercado. O aplicativo foi lançado em 2003, sendo adquirido pela Microsoft em 2011, e desde então melhorou muito as opções disponíveis. Contudo, a maioria das pessoas desconhece que o serviço pode ser usado diretamente no navegador, assim o consumidor não precisa fazer nenhum download para começar uma chamadas em vídeo.
O Skype online está disponível desde 2015 e oferece chamadas de voz, vídeo, ligações locais e compartilhamento de arquivos. Para acessar o Skype Web é bem simples, basta acessar o site oficial e usar o seu e-mail e senha cadastrada em uma conta Microsoft, como o Outlook (antigo Hotmail). É claro, se você quiser usar a versão mais estável pode fazer o download para PC, Android e iOS.
2 – Hangouts Meet
O Hangouts Meet é focado no setor profissional, usado em reuniões de trabalho com até 250 pessoas na versão mais parruda — a versão básica oferece reuniões de até 100 pessoas. Quando chegar um convite de reunião para o usuário, é exibida uma notificação no calendário Google para marcar o compromisso na agenda. O usuários também podem receber um link de convite que faz redirecionamento para a videochamada.
Devido ao surto de coronavírus COVID-19, o Google liberou a versão mais parruda de forma gratuita para os seus consumidores, contudo, apenas até o dia 1 de julho de 2020.
O interessante é que os usuários podem criar uma sala de reunião facilmente, após a criação é só enviar o link de convite. Além da versão web, o serviço conta com opções para Android e iOS.
3 – Zoom Meetings
Assim como o Hangouts Meet, o Zoom Meetings é uma ferramenta focada em videochamadas para profissionais do mercado. A maior parte dos planos são focados em empresas, mas há uma versão gratuita para os usuários individuais. Com o serviço, é possível fazer reuniões com até 500 pessoas e até 10 mil pessoas para seminários online — nesse caso, os usuários podem apenas visualizar, como em uma palestra.
O aplicativo também usa a estratégia de enviar links de convite e os convidados não precisam, necessariamente, estar cadastrados no site. Um dos grandes diferenciais é a possibilidade de gravar e armazenar videoconferências ilimitadamente. Diferente de outras opções que são focadas nos profissionais, o Zoom não exige e-mail empresarial.
O plano sem custo disponibiliza salas de videoconferência para até 100 pessoas, com o limite de 40 minutos por reunião. Os outros planos chegam a custar até R$ 1.799. Além da versão sem apps, o Zoom Meetings está disponível para Android, iOS e PC.
4 – Houseparty
O Houseparty é um app de videochamadas relativamente novo. A sua popularidade começou a crescer nos últimos meses, mas com o aumento dos casos de coronavírus COVID-19, o serviço está se tornando um sucesso.
O diferencial mais interessante e que está cativando os consumidores é a possibilidade de jogar com os amigos dentro do próprio aplicativo. Como o nome já faz referência (Festa em Casa, Houseparty em inglês), as festas em videochamada podem reunir até 8 pessoas, seja amigo ou família – a maior parte das opções disponíveis oferecem conversas de no máximo 4 usuários ao mesmo tempo.
Os usuários interessados podem fazer download do aplicativo para Android, iOS ou baixar a extensão para navegador e usar o serviço sem apps. Diferente de outras opções disponíveis, o Houseparty não oferece o recurso de compartilhamento de arquivos.
5 – WhatsApp
O WhatsApp também oferece uma excelente opção de videochamadas para os consumidores. Atualmente, o recurso está disponível apenas para os aplicativos de smartphones – o WhatsApp Web apenas espelha no PC as informações do smartphone.
O aplicativo de mensagens do Facebook é um dos mais utilizados no Brasil. Por isso, a maior parte das pessoas não vai nem precisar fazer o download para aproveitar as videoconferências. A funcionalidade permite chamadas de vídeo de até quatro pessoas e há a possibilidade de alterar para chamadas de áudio facilmente. Os usuários podem usar outros aplicativos ao mesmo tempo, porém, o vídeo cortará e só o áudio continuará funcionando.
Se você ainda não tem o WhatsApp, faça o download para Android ou iOS e comece a fazer videochamadas com seus amigos e familiares.
6 – Facebook Messenger
O Facebook Messenger é uma ótima opção para quem deseja fazer videochamadas sem complicação e com muitas pessoas. Atualmente, a ferramenta permite videoconferências gratuitas com até 50 pessoas, porém, se o número passar de seis, só será exibido o vídeo daquele que estiver falando na hora.
Se você não usar o Messenger para Android ou iOS, é possível usar a versão para web facilmente. Basta clicar no ícone de vídeo e sua chamada vai começar.
7 – Instagram
Ao lado do Facebook e Twitter, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas ao redor do mundo e, é claro, ela também oferece videochamadas para os seus usuários. Assim como o WhatsApp, o serviço está disponível somente em smartphones Android e iOS, até o momento não existe uma opção web.
Para usar o serviço, basta entrar na aba de “Directs” (mensagens diretas) e clicar no ícone de câmera.
Além das chamadas em vídeo, recentemente a rede social anunciou o novo recurso de “co-watching” para suprir a demanda causada durante a epidemia do coronavírus COVID-19. O recurso permite que os usuários façam videochamadas e vejam os conteúdos do Instagram ao mesmo tempo. A novidade está chegando gradativamente para os consumidores.
Para usar o novo recurso, basta realizar uma videoconferência com os amigos e clicar em “Mídia” no canto direito inferior da tela. Então, será aberta a timeline de conteúdos para compartilhar o “momento Instagram” com aqueles que você ama.
Bônus – Microsoft Teams
Recentemente, o Microsoft Teams completou três anos desde o seu lançamento e, também para suprir a demanda que surgiu após o surto de coronavírus COVID-19, foram lançadas ótimas atualizações. O Teams, assim como o Zoom, é uma plataforma focada no mercado da educação e no mundo corporativo.
Além de permitir chamadas de voz e vídeo com mais de 250 usuários, o Teams é uma plataforma completa no quesito colaboração. O software permite armazenar e compartilhar arquivos entre os usuários. A Microsoft ainda integrou o sistema com o serviço Office 365, assim, os usuários podem criar documentos no próprio Teams.
É claro, a ferramenta oferece diversas opções pagas, porém, o plano gratuito conta com videoconferências. O Microsoft Teams está disponível para Android, iOS e PC.