Índice
Mesmo tendo sido lançado em 2017 aqui no Brasil, o monitor curvo Samsung CF791 entrega tecnologias Premium que hoje são mais acessíveis ao público. Ele é um dos monitores grandes de tela curva do portfólio da Samsung que aposta em elegância, recursos para gamers – ou não – e painel em Pontos Quânticos, característica registrada da empresa. Já imaginou ter um monitor curvado de 34 polegadas com um tamanho similar à uma TV, e ter imagens parecidas de cinema tanto para filmes quanto para games? Essa é a proposta do modelo.
O Showmetech recebeu o monitor curvo Samsung CF791 para testes e, após 3 semanas de uso intenso, filmes e bastante jogatina, você confere neste review se este modelo da Samsung possui as características que você procura.
Design
À primeira vista, o monitor curvo da Samsung passa uma sensação de estar diante de um produto premium – e está, na verdade. Suas bordas bem finas com acabamento em cinza escovado deixam o design meio futurista, porém nada chamativo. A sua base arredondada já vem pré-encaixada à tela, facilitando em muito a instalação do gigante curvado na sua mesa ou parede (sim ele também traz suporte para parede dentro da caixa). Mesmo sendo pesado e com tela horizontalmente bem longa, não é preciso mais do que uma pessoa para colocá-lo na posição.
Um pedestal único e um trilho ajudam na hora de colocar o monitor curvo Samsung CF791 na melhor altura de visão possível. Tanto os cabos quanto sua traseira toda são na cor branca, o que passa uma sensação de sobriedade sobre o produto.
O botão único na sua traseira, em formato joystick, ajuda muito na hora de deixá-lo na configuração de imagem e som ideal para cada usuário. No início é um pouco difícil para acessar cada menu, mas depois de poucas utilizações você pega o jeito e torna tudo bem mais simples.
Tela e imagem
O monitor curvo Samsung CF791 tem uma tela ultrawide de 34 polegadas e resolução WQHD (3440 x 1440 pixels). A principal diferença se comparado diretamente com outros monitores, é a sua proporção de imagem de 21:9 (padrão de filmes de cinema) e a tecnologia de Pontos Quânticos. No final das contas, quer dizer você terá cores mais vibrantes, realistas (quase como uma imagem real) e mais nítidas do que os monitores convencionais de LCD ou LED.
A experiência de se assistir qualquer conteúdo no monitor curvo pode ser um pouco abaixo do esperado se o usuário não estiver centralizado no meio da tela. Um dos pontos fracos do monitor é ter um ângulo de visão bem baixo para categoria. A Samsung diz nas configurações que o modelo conta com um ângulo de até 178º, mas a verdade é que com uma leve virada de pescoço a imagem perde saturação.
Mas, além da superimagem, o monitor conta com outras tecnologias bem interessantes, como a taxa de atualização de quadros de 100Hz (ficando quase perto dos ideais 144 Hz ou 240 Hz dos aficionados por games), que entrega um desempenho muito bom com montion blur (imagens fantasma) bem baixo, quase imperceptível.
Os 4ms de tempo de reposta também são bem-vindo para um monitor tão grande, e o FreeSync, que sincroniza o que é gerado pela GPU com o que é mostrado na tela do monitor, é essencial para os gamers mais hardcore.
Os aspectos da tela curvada, como o brilho de 300 nits e contraste de 3000:1, entregam uma imersão gigantesca tanto para games ou para filmes. Além da imagem em altíssima qualidade e profundidade de pixel, o som também possui uma sensação surround muito boa por terem alto-falantes bem separados nas extremidades da tela.
O monitor curvo Samsung CF791 tenta entregar um maior conforto visual ao trazer a curvatura semelhante ao olho humano. Apesar da qualidade das imagens e desempenho de cinema, com a tela curvada de 34 polegadas fica impossível não virar a cabeça toda hora mesmo jogando ou trabalhando. Não é um ponto tão negativo, mas até acostumar, pode ser que incomode em longos períodos de utilização.
Conectividade e extras
As conexões atendem muito bem todos os modos de utilização. Ao todo, são 2 portas HDMI, 1 porta Display Port, 2 portas USB 3.0 e uma porta P2 para saída de som.
O monitor curvo Samsung CF791 conta ainda com modo de filtragem de luz azul (ideal para leituras em ambientes escuros), além do já tradicional sistema Upscalling, que aprimora as imagens em resoluções Full HD ou inferior, deixando-as bastante similar à resolução 4K.
Outra função muito bem-vinda por ter uma tela gigante é a função de Multijanelas, que permite ter mais de uma janela sendo exibida. Ela é compatível com funções PBP e PIP.
No modo PBP você pode receber até 2 sinais distintos e dividir a tela do monitor em 2 imagens separadas. Já o modo PIP, você deixa o sinal principal na tela maior e em segundo plano tomando apenas um pequeno quadrado lateral. Por exemplo, você traz o sinal de televisão ou do YouTube vindo por uma HDMI.
Som
Já que ele ocupa quase a sua mesa toda, a Samsung fez bonito ao trazer potentes alto-falantes dentro monitor curvo CF791. Com isso, você pode deixar de lado as antigas caixinhas de som da sua mesa, além de abandonar mais alguns cabos.
Os filmes ficam ótimos e com uma imersão muito boa para um monitor. Claro, ele não é perfeito. Nos volumes mais altos, há perda de qualidade, mas a distorção não é tão marcante. Para gamers, o recomendado continua sendo usar um bom headset. Agora, se você estiver vendo filme com a galera, os 7W de potência em cada alto-falante serão suficientes.
Conclusão
Com todos os pontos fortes e fracos do monitor curvo Samsung CF791, digamos que o investimento depende muito de quem está olhando para ele. Se você é um gamer hardcore ou trabalha com muitas janelas em dois ou mais monitores, as 34 polegadas curvadas do monitor justifica o investimento de cerca de R$ 5 mil. Desde o seu lançamento, o produto teve uma redução de preço razoável e hoje se mostra estar mais em conta do que quando foi anunciado.
Agora, se você for um usuário mais casual, que deseja um monitor apenas para fins mais simples, como navegar na internet, jogar jogos mais básicos e editar vídeos sem tanto grau de exigência gráfica, há outras opções mais em conta com configurações boas, até mesmo da própria Samsung, no mercado.
Especificações técnicas monitor curvo Samsung CF791
Tamanho e resolução | 34″ Curvo / Quad HD (3440 ×1440 pixels) |
Tipo de tela | VA LCD com pontos quânticos |
HDR | Não é compatível |
Tempo de resposta | 4 ms |
Ângulo de visão | 178 graus |
Brilho e Contraste | 300 nits / 3.000:1 |
Conexões | 2 HDMI, 1 Display Port, 2 USB 3.0 |
Som | 2 alto-falante de 7 Watts |
Peso | 7,6 Kg |
Preço | R$ 4.999,00 |