Os organizadores falavam em 3000 pessoas. O número exato é difícil de confirmar, mas o fato é que a fila para a inauguração da primeira loja física da Xiaomi no Brasil dava a volta no Shopping Ibirapuera uma hora antes da abertura.
A dupla de Xiaominions que estava no primeiro lugar da fila afirmou ter acampado na porta do shopping por 45 horas para poder comprar seus Mi 9 (128GB + 6GB de RAM) com o belo desconto da inauguração – o aparelho estava sendo vendido a R$ 2.799, enquanto o preço de tabela é de R$ 3.999. Apenas 100 unidades com o preço promocional estavam disponíveis para os primeiros clientes.
Além do Mi 9, 200 unidades do Redmi Note 7 (64GB + 4GB de RAM) foram vendidas por R$ 1.299 (preço de tabela: R$ 1.699).
Xiaomi abre as portas no Brasil
Com um jeitão bem parecido com as lojas americanas, da disposição dos celulares à madeira das mesas, a Mi Store traz um grande diferencial que é sua grande variedade de produtos. Você encontra celulares, caixas de som, fones de ouvido e acessórios comuns em outras lojas conceito de marcas como Samsung e LG, mas Mi Store inclui também bicicletas e patinetes elétricos, guarda-chuvas e até escovas de dente.
A maioria dos produtos chega a um preço bem atraente, mas acima do praticado em marketplaces como o Mercado Livre. O destaque é para a linha de automação doméstica que conta com lâmpadas e luminárias controladas pelo smartphone e um kit para automação de portas, janelas e eletrodomésticos, o Mi Smart Sensor. O Mitu, kit para montar um tanque robô compatível com peças LEGO, estava em demonstração mas não disponível para venda. O robô aspirador Mi Home Robot Vacuum também foi demonstrado e deve ser encomendado na loja por R$ 3.000 com entrega na casa do cliente.
Diversificar para crescer
Essa quantidade inusitada de produtos de áreas diferentes faz parte da estratégia da empresa, que cresceu muito rapidamente no mercado de celulares e enfrentou uma crise com a entrada de novos concorrentes. Nascida em 2010, a Xiaomi chegou ao topo da lista do mercado chinês em 4 anos, batendo Apple e Samsung, com smartphones bons e baratos. Com a entrada de concorrentes de peso como ZTE e Huawei, viu suas vendas caírem e sofreu com uma crise que a fez interromper sua expansão internacional, saindo de mercados como o brasileiro.
A estratégia desenvolvida para dar a volta por cima foi investir em startups de IoT (Internet das Coisas) e desenvolver eletrodomésticos inteligentes para criar o que chama de Ecossistema Xiaomi, uma rede com sistemas de áudio, televisores, brinquedos, luminárias, pulserinhas fitness, cafeteiras, aspiradores – todos controlados por um smartphone Xiaomi.
A Mi Store é um ótimo lugar para conhecer e experimentar esses produtos. Com preços variando de R$ 24 (cubo antiestresse) a R$ 9 mil (Bicicleta dobrável elétrica), dificilmente você sairá sem levar alguma coisa. A empresa promete trazer mais de 100 produtos diferentes nos próximos meses. Os únicos que ficarão de fora são sua linha de TVs e notebooks.
Produtos e Preços
SMARTPHONES
- Redmi Go – R$ 799,99
- Redmi 7 – R$ 1.499,99 (3 GB + 32 GB)
- Redmi 7 – R$ 1.699,99 (3 GB + 64 GB)
- Redmi Note 6 Pro – R$ 1.699,99 (4 GB + 64 GB)
- Redmi Note 7 – R$ 1.299 (4 GB + 64 GB)
- Mi 8 Lite – R$ 2.499,99 (4 GB + 64 GB)
- Mi 8 Lite – R$ 2.999,99 (6 GB + 128 GB)
- Pocophone F1 – R$ 2.999,99 (6 GB + 128)
- Mi 9 – R$ 2.799 (6 GB + 128 GB)
OUTROS ITENS
- Bicicleta elétrica dobrável – R$ 8.999
- Amazfit Pace – R$ 1299,99
- Amazfit Bip – R$ 699,99
- Mi Band 3 – R$ 199,99
- Balança corporal – R$ 359,99
- Mi Box S – R$ 649,99
- Repetidor de Wi-Fi – R$ 69,99
- Câmera de ação Mi Action 4K – R$ 1.199,99
- Patinete elétrico M365 – R$3999,99
- Guarda-chuva inteligente – R$199,99
- Escova de dente inteligente -R$ 329,99
- Powerbank 10.000 mAh – R$ 149,99
- Mouse sem fio – R$119,99
- Fone de ouvido type-C – R$ 169,99
- Mochila Casual Daypack – R$ 65
- Mochila Business Backpack – R$ 199
- Cubo antiestresse – R$ 24
- Óculos bloqueador de raio azul – R$ 199