Ainda não há uma data definida, mas o Brasil é considerado uma “prioridade” no lançamento da caixa de som/assistente pessoal do Google, o Google Home, segundo a gerente de marketing da empresa, Lauren Pachaly.
Segundo ela, “o coração do Home, o Google Assistente, já está funcionando plenamente em português e está tendo uma receptividade enorme. O número de buscas feitas por voz vem crescendo exponencialmente no país”.
A afirmação acima foi feita durante entrevista para anunciar as novas funcionalidades da ferramenta de busca do Google, que utilizam recursos de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial para melhorar suas respostas, mostrando carrosséis de imagens relacionadas e informações selecionadas de acordo com o contexto da busca feita pelo usuário.
O motor por trás das mudanças no Google é o conceito de “jornada do usuário”. Os engenheiros (boa parte deles sediado em um centro de desenvolvimento em Belo Horizonte) utilizaram a IA para tentar mostrar não apenas links com respostas, mas um caminho de pesquisa com tópicos relacionados, destaques com imagens e informações , além de “painéis de conhecimento”, mini-páginas dinâmicas com resumos à la Wikipedia do assunto buscado.
Você já deve ter esbarrado com os tais painéis de conhecimento, snippets e tópicos relacionados ao fazer buscas no Google. As mudanças já funcionam desde o ano passado nos EUA e estão sendo implementadas gradativamente em outros países.
“Um dos objetivos da mudança é trazer em tempo real informações contextualizadas para o usuário mobile, eliminando a necessidade dele clicar em mais um link para encontrar aquilo que procura”, diz Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina.
Segundo Berthier, mais de 200 sinais são avaliados pela ferramenta do Google para apresentar conteúdos relacionados ao usuário, dentre eles a geolocalização do usuário e buscas que ele fez recentemente. Dessa forma, quem busca por “vatapá” e, em seguida, por “moqueca”, vê um carrossel de imagens de pratos brasileiros no topo de sua página de buscas.
“O Google já foi uma empresa de busca, depois uma empresa de dispositivos móveis. Em breve seremos uma empresa de inteligência artificial”, afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.