A Apple não comercializa mais os iPods nano e shuffle. O fim deles foi percebido nesta quinta-feira (27), quando os modelos não foram mais encontrados à venda. Atualizados pela última vez em 2012 e 2010 respectivamente, os modelos, de certa forma, anacrônicos, já eram difíceis de serem localizados no site da Maçã.
Enquanto o iPod nano tinha uma tela de 2 polegadas e tanto na vertical e um sistema não iOS, o iPod shuffle, com apenas 2GB de armazenamento e sem tela, não faziam mais sentido na linha da Apple. Os aparelhos que encaram forte concorrência do principal produto da empresa, o iPhone, foram ficando cada vez mais obsoletos.
Estes produtos se juntam agora ao iPod Classic que, em 2014, foi descontinuado pela Apple. A informação de que as linhas de iPod encolheriam ainda mais foi dada ao Business Insider pela própria empresa, que disse que tanto o shuffle quanto o nano agora são obsoletos e portanto foram descontinuados.
iPod touch sobrevive – mas por quanto tempo?
Por fim, o último remanescente da era iPod é o touch que agora está disponível em dois modelos: 32GB e 128GB. Antes, o produto também tinha as opções de 16 GB e 64GB. Com isso, a Apple vai dando seus passos para abandonar de vez uma das linhas mais famosas dos anos 2000.
Mais uma vez, com a popularização do iPhone, não faz sentido um aparelho que faz praticamente tudo o que o smartphone da empresa faz, só que sem fazer ligações. Com tela ligeiramente inferior, sem o Touch ID e processador abaixo do atual, é uma questão de tempo até a Apple dar adeus também ao iPod touch.
Assim como muitos sonhadores, ainda espero o dia que a Apple vai lançar um iPod Classic “Edition” para comemorar este aparelho tão revolucionário na indústria da música. Enquanto isso, parece que veremos apenas o iPhone prosperar e, para os saudosistas do termo “Pod” não ficarem tão tristes, o HomePod chega no fim do ano.
Quem aqui vai comprar?