Quem nunca teve aquele desejo infantil de ser astronauta? Mas isso é coisa de gente grande, tanto que foi um dos pontos de conflitos durante a Guerra Fria, quando EUA e URSS competiram até em tecnologias espaciais. Você não é um astronauta (acho) e nem eu, porém a Google deu um jeitinho de nos fazer sentirmos um. Não precisa colocar uma roupa espacial ou se preparar psicologicamente. Só clique aqui e vamos!
Você está na Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório que abriga outros laboratórios, alguns com nacionalidades próprias. Em uma baixa altura orbital de cerca de 350 km, com 15 módulos e enormes placas para captar a energia do Sol, o ISS tem o tamanho de um campo de futebol americano e pode ser visto a olho nu na Terra. A ISS já foi visitada por 227 astronautas, de 18 países, sendo Marcos Pontes (brasileiro) o único latino-americano. Hoje, digamos, você será mais um brasileiro a dar uma visitada na estação.
A iniciativa do Google é a partir do Street View. Depois de nos levarem a montanhas, teatros e até ao Grand Canyon, eles decidiram ir além. O astronauta francês Thomas Pesquet foi o responsável pela captura das imagens. Ele ficou seis meses na Estação Espacial Internacional e voltou à Terra em junho.
Do observatório ao banheiro
Começando pela Cúpula, o observatório, é possível visitar 17 ambientes em 360º. Em um aglomerado de fios, dezenas de notebooks nas paredes, caixas de suplementos encontradas até presas no teto e uma bola de basquete, existe notas explicativas para nós. Assim, é possível saber onde os russos dormem, ver um banheiro no espaço, descobrir uma esteira rosa para exercícios e uma porção de curiosidades que você não imaginava quando criança. Saber mais sobre como os astronautas vivem no espaço com certeza é uma das partes mais interessantes da expedição.
A ISS tem o importante objetivo de trazer mais conhecimento ao curioso ser humano, como comenta o astronauta Pesquet:
“Podemos coletar dados sobre os oceanos, a atmosfera e a superfície terrestre. Podemos fazer experimentos e estudos que não seríamos capazes de fazer da Terra, como monitorar como o corpo humano reage à microgravidade, resolver os mistérios do sistema imunológico, estudar ciclones para alertar populações e governos quando uma tempestade está se aproximando, ou monitorar o lixo marinho — uma quantidade cada vez maior de resíduos encontrados em nossos oceanos.”
Sendo assim, a Estação Espacial Internacional é considerada um marco na ciência e a possibilidade de poder explorar tão facilmente através do Google Street View é um reconhecimento de sua importância.
Então, você realmente deixou de lado aquele sonho de ser astronauta?
Fonte: UOL Notícias