Muitos esperam ansiosamente o retorno da Nokia. A empresa, que era praticamente sinônimo de smartphone com o Windows Phone, ficou temporariamente impedida de vender aparelhos após a venda da marca Lumia para a Microsoft. Pois bem, agora a Nokia está prestes a voltar ao mercado, e detalhes sobre o primeiro modelo já começaram a aparecer.
Trata-se do Nokia D1C, que já havia aparecido em benchmarks no começo do ano, mas agora é oficial. Meses atrás, sabia-se somente que se tratava de um smartphone com Android que não mirava no segmento avançado. De fato, as especificações do D1C fazem dele um modelo que transita entre os segmentos básico e intermediário:
Nokia D1C:
- Processador: Qualcomm Snapdragon 430 (MSM8937) Octa-core de 1,4 GHz
- Memória RAM: 3 GB;
- GPU: Adreno 505;
- Armazenamento: 32 GB com suporte a cartão micro SD;
- Tela: Full HD (1920 x 1080);
- Câmera principal: 13 megapixels;
- Câmera frontal: 8 megapixels;
- Sistema: Android 7.0 Nougat;
Outros detalhes incluem conectividade 4G LTE, possivelmente suportando dois chips simultaneamente, GPS, Bluetooth, enfim, o pacote completo. Vale dizer que, apesar dos oito núcleos, o Snapdragon 430 pertence à família mais básica de processadores da Qualcomm. Ou seja, nada de núcleos customizados ou GPU de última geração, ainda que as especificações sejam bem interessante.
Rumores recentes apontam também para dois possíveis modelos avançados. Estes ainda não possuem nome, mas trarão o chip Snapdragon 820, telas Quad HD – um de 5,2 polegadas e outro de 5,5 polegadas – e uma câmera traseira de 22 megapixels capaz de gravar vídeos em 4K. Espera-se que a Nokia anuncie esses dois modelos como principais e o D1C como opção mais acessível.
Quando isso irá acontecer é um mistério, ainda que muitos especulem que ocorra ainda em 2016. De qualquer forma, provavelmente não demorará muito. Afinal, a Nokia deve estar ansiosa para voltar o mercado de smartphones.
Fonte: GSMArena