Como ocorre todos os anos a equipe editorial responsável pela edição do Dicionário Oxford se reuniu para eleger a a palavra que mais atraiu o interesse popular durante o ano. Para surpresa de muitos, o grande vencedor do ano de 2015 é um emoji.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelas redes sociais da editora de dicionários da instituição britânica. Entretanto, segundo a universidade, é a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica (emoji) que simboliza uma palavra ou frase. No caso, a imagem vencedora representa um “rosto com lágrimas de alegria” (Face with Tears of Joy).
Geralmente, as palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no “potencial duradouro” e na “significância cultural“.
De acordo com o dicionário, uma empresa especializada foi contratada para registrar a frequência global de uso de cada emoji em 2015, e o “rosto com lágrimas de alegria” representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos. A empresa também detectou um aumento na frequência deste emoji em relação ao ano anterior.
Por todos esses motivos, a Oxford elegeu o emoji como a “palavra que melhor refletiu o ethos, o clima e as preocupações de 2015“. A imagem era finalista ao lado de 8 palavras e termos, incluindo “refugiado“, “dark web“, “economia compartilhada” e “they” (no contexto neutro, para representar pessoas trans).
Nos últimos anos, termos ligados à cultura digital têm dominado a premiação simbólica da instituição, que afirma ser a primeira instituição ligada à educação de línguas a criar essa tradição anual. Em 2014, a palavra vencedora foi “vape” (termo ligado aos cigarros de vapor), já em 2013 a palavra “selfie” levou o prêmio, enquanto em 2012 a palavra vencedora foi “GIF“.