Olá! Meu nome é Marcelo Perez, e sou o mais novo autor aqui do Showmetech. Fanático por games, não largo meu Nexus S por nada, e sou desenvolvedor mobile há alguns anos. Aos poucos vamos nos conhecendo, mas um dos meus assuntos favoritos é o assunto principal deste post: tendências do mercado mobile.
A empresa Appcelerator recentemente liberou um relatório de uma pesquisa sobre desenvolvimento mobile que fez com seus clientes: desenvolvedores multi-plataforma. Apesar de ter sido feita apenas com uma amostra limitada do mercado, a pesquisa é bem extensa e detalhada. Aqui estão os pontos que consideramos mais interessantes.
- Windows Phone e Blackberry sofrem para conseguir atenção dos desenvolvedores
Com iOS e Android com posições bem sólidas no mercado, WP e BB disputam o terceiro lugar na atenção dos desenvolvedores de aplicações. Quando perguntados qual o maior desafio que o Windows Phone teria para se estabelecer, as respostas foram: estão atrasados para alcançar Google/Apple, e os desenvolvedores não têm tempo de desenvolver para as 3 plataformas.
- iOS ainda reina supremo
Tanto no ramo de celulares quanto no de tablets, o maior interesse das empresas é de desenvolver para iOS. A plataforma Android está em segundo lugar, e as outras não têm uma popularidade tão significativa, como podemos ver na figura abaixo. Esse fato aliado à fragmentação (discutida logo mais) torna o caminho de popularização de uma plataforma como o Windows Phone bem difícil.
- Fragmentação para todo lado
A pesquisa apenas mostrou mais uma vez que um dos grandes problemas do desenvolvimento mobile hoje em dia é a fragmentação. Cada uma das plataformas tem uma linguagem e uma API diferente, ou seja, uma aplicação desenvolvida para uma plataforma não é compatível em outra. Além disso, existe a fragmentação hardware e software (para uma mesma plataforma, a aplicação tem que se encaixar em hardwares e versões de software diferentes). Assim, o desenvolvimento multi-plataforma se torna muito custoso. Em geral não se consegue desenvolver para todas, é preciso escolher, e é nessa escolha que as plataformas menos populares se prejudicam.
- Tendência do momento: Cloud Services
84% dos entrevistados disseram que utlizam pelo menos um serviço na nuvem (ou seja, se conectam a serviços como por exemplo Facebook, adMob, Paypal, etc). O interesse em adicionar novos serviços também é grande.
Para mais informações ou ler o relatório completo da pesquisa, clique no link da fonte. Até a próxima!
Fonte: Appcelerator
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.