O Uber causou discórdia em todas as cidades brasileiras em que começou a operar. O aplicativo, no entanto, tem aprovação maciça da população. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela empresa de tecnologia; 95% dos entrevistados o apoiam, sendo que desse total 78% acham que ele precisa ser regulamentado e 17% gostariam que continuasse operando nos modelos atuais. Apenas 4% são conta o funcionamento do Uber.
Em São Paulo, onde a prefeitura abriu uma consulta pública sobre o decreto de regulamentação da atividade de aplicativos de transporte individual, 75% dos entrevistados gostariam de regras para a empresa. No Rio de Janeiro, esse número chegou a 79%, em Belo Horizonte, 86%, e em Brasília, 83%.
Na primeira parte da pesquisa o conceito de intermediação de serviço de transporte individual privado por meio de aplicativo foi explicado sem mencionar o Uber ou outra empresa. A avaliação também foi positiva: 73% dos respondentes afirmaram que esse tipo de serviço de transporte melhora as cidades, enquanto 20% afirmam acreditar que não há impacto algum. A avaliação dos serviços da Uber também foi realizada e o serviço recebeu nota 9,2 do total de 10.
Foram ouvidas 1775 pessoas pelo Datafolha em novembro de 2015 nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.