Índice
Curitiba, Goiânia e Salvador começam a receber o 5G a partir desta terça-feira (16), segundo decisão do Gaispi, grupo que acompanha a implementação da tecnologia no Brasil. Todas as operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G poderão ativar as estações com a nova tecnologia nas três capitais, que se juntam a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Com a disponibilidade, moradores desses municípios com celulares compatíveis poderão ter acesso a conexões mais rápidas e outros benefícios. Vale ressaltar ainda que o 5G “puro” opera na mesma frequência utilizada pelas antenas parabólicas convencionais (Banda C). Com isso, quem possui o equipamento antigo em funcionamento precisa trocá-lo para evitar interferências no recebimento do sinal da TV aberta.
O que é o 5G?
Muitos devem conhecer a conexão de internet via smartphone ou tablet como o antigo 3G ou o atual 4G, tecnologias que permitem estes aparelhos a se conectar com a internet sem a necessidade de estar num ambiente com Wi-Fi, que utiliza rede de internet fixa. O 5G é a evolução dessa internet móvel, oferecendo ainda mais rapidez nas conexões e processos. Por exemplo, será possível baixar arquivos, assistir a vídeos e transmissões ao vivo, jogar jogos online e muitas outras coisas com uma conexão ainda mais estável e rápida.
Diferentes tipos de 5G
Apesar da chegada do 5G ao Brasil, há alguns detalhes a se informar sobre a novidade. Existem três tipos de 5G, entenda como cada uma delas funciona.
- 5G DSS: aplicada atualmente através da maioria das operadoras aqui no Brasil, essa tecnologia marca a transição do 4G para o 5G. Ela utiliza frequências do 4G a fim de que o usuário tenha uma experiência um pouco melhor;
- 5G NSA: a tecnologia 5G NSA (ou Non Standalone), diferente da anterior, já utiliza da frequência 5G, mas com um núcleo de rede 4G. Aqui a frequência de internet também é rápida, mas a latência não é tão baixa;
- 5G SA: e por fim, o 5G SA (ou Standalone) é oferecido através de frequência e núcleo de rede, ambos 5G. A internet dessa tecnologia é bastante rápida e também tem latência baixa. Além de jogos online e arquivos baixados muito mais rápido, usos industriais também são indicados.
Cobertura em Curitiba, Goiânia e Salvador
A seguir, confira os bairros que serão atendidos pelo sinal 5G de cada operadora nas cidades que ganham a cobertura da tecnologia nesta terça-feira.
5G em Curitiba
TIM
A TIM é a única operadora a oferecer cobertura 5G standalone em todos os 75 bairros da cidade de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia. “Somos líderes de mercado em Curitiba desde o início da nossa operação no Estado. Portanto, esse protagonismo no 5G é natural. Estamos saindo na frente e entregando cobertura em todos os bairros, para que os clientes conheçam todas as possibilidades da nova tecnologia”, destaca o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.
Vivo
A Vivo ainda não divulgou quais bairros de Curitiba receberão o sinal da rede 5G.
Claro
Neste primeiro momento, o sinal da rede 5G da Claro estará disponível nos seguintes bairros:
- Água Verde
- Batel
- Bigorrilho
- Centro
- Jardim Botânico
- Portão
Segundo a empresa, a ativação é apenas inicial, e seguirá em expansão até chegar a demais áreas da cidade.
5G em Goiânia
TIM
Ainda não há informações de quais bairros de Goiânia receberão o sinal da rede 5G da TIM neste momento inicial de implantação.
Vivo
Ainda não há informações de quais bairros de Goiânia receberão o sinal da rede 5G da Vivo neste momento inicial de implantação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no entanto, já informou que o sinal de 5G em Goiânia será ativado com 10% da cobertura atual do 4G.
Claro
Em Goiânia, a Claro irá irradiar em quatro das sete regiões da capital inicialmente: Centro, Norte, Sul e Oeste, englobando parte dos seguintes setores:
- Setor Sul
- Setor Jardim Goiás
- Setor Bueno
- Setor Nova Vila
- Setor Pedro Ludovico
- Setor Oeste
- Setor Bela Vista
- Setor Marista
- Residencial Recanto dos Buritis
- Nova Suíça
- Setor Sudoeste
5G em Salvador
TIM
A internet 5G da TIM será ativada em Salvador nesta terça-feira (16), logo depois da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Anatel. Inicialmente, 77 bairros da capital baiana terão a cobertura da rede da TIM. São eles:
- Acupe De Brotas
- Alto Das Pombas
- Alto Do Coqueirinho
- Amaralina
- Arenoso
- Armação
- Arraial Do Retiro
- Barbalho
- Barra
- Barreiras
- Barris
- Boca Do Rio
- Brotas
- Cabula
- Cabula Vi
- Caixa D’Água
- Caminho Das Árvores
- Campinas De Brotas
- Campo Grande
- Canabrava
- Candeal
- Canela
- Centro
- Centro Administrativo Da Bahia
- Chame-Chame
- Cidade Nova
- Cosme De Farias
- Costa Azul
- Curuzu
- Daniel Lisboa
- Dois De Julho
- Doron
- Engenho Velho Da Federação
- Engenho Velho De Brotas
- Engomadeira
- Federação
- Garcia
- Graça
- Horto Florestal
- Iapi
- Imbui
- Itaigara
- Jaguaribe
- Jardim Nova Esperança
- Jardim Placaford
- Luis Anselmo
- Macaubas
- Matatu
- Narandiba
- Nazaré
- Nordeste
- Nova Brasília
- Ondina
- Parque Bela Vista
- Patamares
- Pau Miúdo
- Pelourinho
- Pero Vaz
- Piata
- Pituaçu
- Pituba
- Politeama
- Rio Vermelho
- Saboeiro
- Santa Cruz
- Santa Mônica
- Santo Antonio
- São Gonçalo Do Retiro
- São Marcos
- Saúde
- Sete De Abril
- Stiep
- Sussuarana
- Tancredo Neves
- Tororó
- Vila Laura
- Vitória
Vivo
Ainda não há informações de quais bairros de Salvador receberão o sinal da rede 5G da Vivo neste momento inicial de implantação.
Claro
- Barra
- Caminho das Árvores
- Campo Grande
- Candeal
- Canela
- Chame-Chame
- Federação
- Graça
- Horto Florestal
- Itaigara
- Jardim Apipema
- Ondina
- Parque Bela Vista
- Pituba
- Politeama
Outras cidades e prorrogação
O Gaispi também decidiu recomendar ao Conselho Diretor da Anatel a ampliação por mais 60 dias do prazo para que o sinal comece a ser liberado em outras 15 capitais. A proposta, que ainda será apreciada pelos conselheiros da agência reguladora, leva em conta informações fornecidas pela Entidade Administradora da Faixa (EAF – Siga Antenado), segundo a qual, Florianópolis (SC); Palmas (TO); Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) deverão estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.
Inicialmente, a tecnologia deveria estar disponível em todas as capitais até o fim de setembro, mas, segundo a Anatel, pode ser necessário dilatar o prazo para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa de 3,5 GHz e resolver eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS).
Na prática, se o Conselho Diretor da Anatel aprovar a sugestão do Gaispi, até 28 de outubro, a faixa de 3,5 GHz deverá estar disponível, livre de interferências, em Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luís e Teresina. Com isso, as empresas teriam até 27 de novembro para ativar o serviço.
Ainda de acordo com a Anatel, as próximas cidades a receber o sinal 5G são: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES). A expectativa é que essas capitais recebam a novidade ainda neste mês de agosto.
Veja também:
Quer usufruir do 5G? Confira se o seu celular é compatível com a nova tecnologia.
Fonte: Agência Brasil.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.