A situação da Sony no mercado de smartphones é realmente dramática, a companhia passa por um ciclo constante de prejuízos em relação as vendas dos aparelhos da linha Xperia.
Com o volume de vendas atual a Sony não tem porque permanecer no mercado de smartphones, porém continuará lançando novos modelos apenas pelo interesse de estar na dianteira quando o 5G estiver realmente no mercado.
Prejuízo sem fim
Vamos traduzir os problemas da Sony com sua linha Xperia com dados da própria companhia: o relatório fiscal mais recente revela que foram vendidas apenas 14 milhões de unidades em 2017, cerca de 500.000 unidades a menos do que inicialmente previsto. No primeiro trimestre de 2018 a Sony enviou para o mercado apenas 2,7 milhões de unidades, um valor tão baixo não era registrado desde 2010.
Até o fim de 2018, a Sony planeja vender apenas 10 milhões de smartphones, isso representa 4 milhões de unidades a menos do que foi registrado no ano passado. Esses números comparados com os 39 milhões de unidades vendidas em 2013 e 2014 retratam claramente o declínio.
5G é o que interessa!
Ao invés de vender sua divisão de smartphones a Sony vem promovendo há um bom tempo reduções em cima de reduções, cortes para reduzir os prejuízos que a linha Xperia representa hoje. Essa estratégia está totalmente ligada com o interesse da Sony pelo novo padrão de conexões móveis
Esse interesse foi destacado por Hiroki Totoki, diretor financeiro da Sony:
“Eu gostaria de dizer algumas coisas sobre a importância da tecnologia 5G no contexto de nossa estratégia para o negócio de smartphones daqui para frente. Ao permitir comunicação de alta velocidade, baixa latência e conectividade simultânea, o 5G, que deve ser comercializada em um futuro próximo, é uma tecnologia que nós vemos um imenso potencial, uma vez que pode conectar todos os dispositivos portáteis à nuvem.
Para utilizar plenamente essa tecnologia de ponta, precisamos manter internamente nossa capacidade fundamental de pesquisa e a capacidade de criar aplicativos relacionados. Continuando a trabalhar no 5G em nossos negócios de smartphones, pretendemos desenvolver a tecnologia 5G como uma competência que pode ser usada em todo o Grupo Sony.”
Como a Sony focará em 5G podemos afirmar que os smartphones de entrada ficarão para trás, provavelmente os Xperia nos próximos anos ficarão resumidos a modelos topo de linha. O mais recente é o Xperia XZ2 Premium, equipado com tela 4K e câmera dupla.
Fonte(s): Phone Arena
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.