Índice
JK Rowling lançou o primeiro livro da série Harry Potter há quase 20 anos, e o último há 10 anos. Ainda assim, seu mundo mágico continua conquistando o planeta, e volta a empolgar de verdade os fãs “adormecidos”. Aproveitando a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a BBC lança um documentário sobre a saga do bruxinho para responder à pergunta: afinal, o que torna essa história de fantasia um sucesso tão grande?
Abaixo, você confere cinco das principais razões pontuadas pelo vídeo da emissora britânica. Aos poucos, é possível entender – mesmo que você não tenha lido um livro sequer – porque a franquia literária e cinematográfica alcançou uma proporção enorme. E também porque, como consequência disso, a autora se tornou a mulher mais rica do Reino Unido.
Personagens crescem junto com os fãs
Harry Potter foi a primeira grande saga do cinema com um time de crianças protagonistas. Nos oito filmes principais – um por livro e dois para o último – Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint cresceram fisicamente e amadureceram tanto quanto os fãs. O mesmo acontece nos livros: a cada nova história, a autora introduz novos dramas da juventude que atraem a atenção de qualquer jovem com mais ou menos a mesma idade.
Harry, Rony e Hermione são estranhos no ninho
O trio principal tem mil e uma qualidades, mas, no fundo, são todos estranhos no ninho em Hogwarts. Rony é zoado pela cor dos cabelos e por ser um Weasley, e Hermione sofre por não ter os pais bruxos. Harry é famoso desde sempre, mas tem inimigos que nunca pediu, e passa aperto para entender o seu papel no mundo mágico. Quem já sofreu bullying na escola se identifica facilmente com um dos três, e certamente pensa no que poderia fazer se também pudesse conjurar feitiços nos corredores.
Todo mundo já foi para escola um dia
De “Curtindo as Férias Adoidado”, “Clube dos Cinco” ao mais recente “As Vantagens de Ser Invisível”, filmes ambientados na escola fazem sucesso. Essa não é a única variável, mas é normal que adolescentes se identifiquem com algo presente no seu dia a dia: aulas (cabuladas ou não), professores, dever de casa, crushes e eventos esportivos. Coloque magia e um hipogrifo no meio e não tem como dar errado.
Fora a magia, o mundo é bem real
Harry Potter é uma história de fantasia que não se furta de problemas reais. O enredo evolui a cada livro e filme, e aos poucos lida com situações mundanas como imigração, política e, principalmente, morte. Todo o plano de fundo do personagem principal é cercado de gente morta, e até alunos e professores são assassinados por Voldemort no decorrer das aventuras. Isso sem falar nos cenários, que por vezes são em cidades conhecidas cheias de trouxas que não veem mágica a um palmo do nariz.
Harry Potter é JK Rowling
Harry Potter poderia ter todos esses elementos juntos e não seria um sucesso não fosse a caneta e a mente de JK Rowling. A autora tirou da própria cabeça um universo rico em detalhes que tornam tudo interessante mesmo quando as histórias terminam. Lendas, monstros e lugares mágicos permanecem vivos e podem ser expandidos como em Animais Fantásticos. Enquanto “Jo” estiver a cargo de escrever, o mundo que ela criou não terá limites.
Concorda com a lista? Acha que há outros motivos para o sucesso de Harry Potter? Confira mais no documentário da BBC, com direito a entrevista com o elenco de Animais Fantásticos e Onde Habitam, e com Daniel Radcliffe (em inglês).
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.